Mundo Quarta-Feira, 21 de Março de 2018, 15h:48 | Atualizado:

Quarta-Feira, 21 de Março de 2018, 15h:48 | Atualizado:

RIXA

Gilmar e Barroso voltam a discutir no STF

 

G1

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

gilmar-barroso.jpg

 

A sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) desta quarta-feira (21) foi suspensa duas horas depois de iniciada devido a uma troca de acusações entre os ministros Luiz Roberto Barroso e Gilmar Mendes.

Barroso reagiu a uma fala de Gilmar Mendes, que criticava decisões do STF, sobretudo a que proibiu as empresas de doarem para campanhas eleitorais – a Corte discutia na sessão a proibição de doações ocultas.

Em determinado momento, Gilmar Mendes fez referência a decisão de 2016, na qual a Primeira Turma revogou a prisão preventiva de cinco médicos e funcionários de uma clínica de aborto. O voto que conduziu a decisão foi de Barroso.

“Claro que continua a haver graves problemas. [...] É preciso que a gente denuncie isso! Que a gente anteveja esse tipo de manobra. Porque não se pode fazer isso com o Supremo Tribunal Federal. ‘Ah, agora, eu vou dar uma de esperto e vou conseguir a decisão do aborto, de preferência na turma com três ministros. E aí a gente faz um 2 a 1”, disse.

Depois disso, Barroso se insurgiu contra o pronunciamento do colega.

"Me deixa de fora desse seu mal sentimento, você é uma pessoa horrível, uma mistura do mal com atraso e pitadas de psicopatia. Isso não tem nada a ver com o que está sendo julgado. É um absurdo vossa excelência vir aqui fazer um comício cheio de ofensas, grosserias. Vossa excelência não consegue articular um argumento, fica procurando, já ofendeu a presidente, já ofendeu o ministro Fux, agora chegou a mim. A vida para vossa excelência é ofender as pessoas, não tem nenhuma ideia, nenhuma, nenhuma, só ofende as pessoas", declarou Barroso durante a sessão, transmitida ao vivo pela TV Justiça.

Após a fala de Barroso, a presidente do STF, Cármen Lúcia, anunciou que suspenderia a sessão, mas Gilmar Mendes rebateu o colega.

“Presidente, eu estou com a palavra e continuo, presidente. Continuo com a palavra, presidente, eu continuo com a palavra. Presidente, eu vou recomendar ao ministro Barroso que feche seu escritório, feche seu escritório de advocacia”, disse Gilmar Mendes.

Em seguida, a sessão foi suspensa por Cármen Lúcia, e os ministros deixaram o plenário.

Episódios anteriores

Não é a primeira vez que Barroso e Mendes trocam acusações durante uma sessão do plenário do Supremo Tribunal Federal.

Em outubro do ano passado, eles se enfrentaram depois que Gilmar Mendes fez críticas à forma como o Rio de Janeiro – estado de origem de Barroso e em grave crise fiscal – vinha utilizando dinheiro de terceiros depositados na Justiça para pagar dívidas que tinha com pessoas e empresas.

Em dezembro, eles divergiram novamente durante um debate sobre o trabalho do Ministério Público e do Judiciário no combate à corrupção, especialmente no âmbito da Operação Lava Jato.

Em fevereiro deste ano, os dois trocaram ofensas por meio do blog de Andreia Sadi. Gilmar Mendes disse que Barroso "fala pelos cotovelos" e teria de "suspender a própria língua". Barroso respondeu por meio de nota, afirmando, sem citar o nome de Gilmar Mendes: "Não frequento palácios, não troco mensagens amistosas com réus e não vivo para ofender as pessoas".





Postar um novo comentário





Comentários (10)

  • Raimundo

    Quinta-Feira, 22 de Março de 2018, 08h42
  • Não sei como as entidades de magistrados não pedem a aposentadoria compulsória deste homem no CNJ por quebra de decoro ou comportamento incompatível com o cargo, algo assim. Certamente porque realmente os representa.
    1
    0



  • Luciana

    Quinta-Feira, 22 de Março de 2018, 08h25
  • Ministro Barroso você me representa.
    0
    0



  • Naomi

    Quinta-Feira, 22 de Março de 2018, 06h46
  • Gilmar é o unico que mostra a hipocrisia desses metidos a deuses. O resto da frase é escritorio advocacia... para parar de lucara com as delaçoes premiadas. Pura verdade. Ele e muitos estao fazendo isso. É crime??? Pode???? Jesus!!!
    0
    1



  • Luiz

    Quarta-Feira, 21 de Março de 2018, 22h59
  • Estes são os notáveis que tem o juízo para julgar os brasileiros simples mortais, mas não tem ao menor o carácter de respeitar a mas alta corte do nosso país. Mas este é o retrato do analfabetismo jurídico e político que apoderou dos poderes constituídos só temos que assistir UFC NO PLENÁRIO DO SUPLEMO ESTAO RASGADO A CONSTITUIÇÃO. Só temos a lamentar mas assa aberração desses senhores.
    1
    0



  • MT

    Quarta-Feira, 21 de Março de 2018, 22h40
  • Barroso perdeu a oportunidade de enfiar a mão ba fussa desse sujeito....
    4
    0



  • Crente

    Quarta-Feira, 21 de Março de 2018, 21h58
  • Deus não demora, capricha!! Vai prestar contas a Deus dos atos e omissões!
    3
    0



  • Savio

    Quarta-Feira, 21 de Março de 2018, 20h37
  • Gilllmar, você é uma pessoa horrível, uma mistura do mal com atraso e pitadas de psicopatia.
    5
    0



  • fpg

    Quarta-Feira, 21 de Março de 2018, 19h07
  • Barroso! Disse tudo que este Gilmar tinha que ouvir. Gilmar Mendes é uma das vergonhas de MT.
    9
    5



  • jocadomas

    Quarta-Feira, 21 de Março de 2018, 17h42
  • esse pau no cu do mendes envergonha a familia dele aqui no MT, vsf,
    10
    6



  • LILIANE

    Quarta-Feira, 21 de Março de 2018, 17h08
  • SOU SEU FÃ MINISTRO Luiz Roberto Barroso, APLAUSOS !
    19
    9











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet