Uma mulher foi flagrada caminhando por uma espécie de parapeito entre a janela e a varanda de um apartamento um edifício na Zona Norte do Recife. O vídeo, enviado pelo WhatsApp, mostra que ela limpa a vidraça da varanda do 4º andar e não aparenta usar equipamento de segurança (veja vídeo acima).
O responsável pelas imagens, que pediu para não ser identificado, contou para a TV Globo que estava no estacionamento do Clube Alemão, no bairro do Parnamirim, por volta das 10h40 da segunda-feira (30), quando percebeu a mulher caminhando. Ele disse, ainda, que resolveu filmar por achar o ato dela arriscado.
No vídeo, não dá para ter certeza se há ou não tela no trecho pelo qual a mulher caminha, embora aparente ter na varanda.
Técnico em segurança do trabalho do Sesi, Iran Góes afirmou que a limpeza deveria ter sido feita por profissionais especializados e que a mulher correu riscos. "A simples existência de uma tela no local não significa que ela é segura para aquilo", alertou, ressaltando que a rede de proteção, caso exista, poderia não ter capacidade segurar a funcionária.
Além disso, a norma do Ministério do Trabalho, segundo Góes, prevê que apenas pessoas capacitadas façam a limpeza quando a altura for acima de 2 metros. "Os equipamentos necessários são o cinto de segurança, uma linha de vida e um trava-quedas", enumerou.