Com o ritmo cada vez mais acelerado de vacinação contra a Covid-19 no país, mais da metade da população apta a receber o imunizante, ou seja, pessoas acima dos 18 anos, já tomaram a primeira dose. Segundo o Ministério da Saúde, 81,9 milhões de pessoas integram esse grupo, o que corresponde a 51,8% dos brasileiros.
Em relação ao público que está completamente imunizado, 29,4 milhões de pessoas concluíram o esquema vacinal, ao receberem as duas doses, ou a aplicação única, de fármacos inoculados contra a Covid-19. O número representa 18,6% do público adulto. Nessa estatística da D2, o Ministério da Saúde contabiliza a vacina da Janssen, cuja recomendação é de administração única.
Os dados foram atualizados pelo Ministério da Saúde na madrugada desta sexta-feira (9/7), com informações coletadas na noite quinta-feira (8/7) junto às secretarias estaduais de Saúde.
Segundo o Ministério da Saúde, a população vacinável é formada por todos os brasileiros que têm idade a partir de 18 anos. Esse público conta com cerca de 158 milhões de pessoas.
Vale ressaltar que a eficácia completa dos imunizantes só é atingida após a administração das duas doses – no caso de vacinas que assim exigem.
O Ministério da Saúde anunciou que já distribuiu 147,1 milhões de fármacos aos estados e ao Distrito Federal.
No momento, o Brasil utiliza quatro imunizantes na campanha de vacinação contra a Covid-19: Pfizer, Coronavac, AstraZeneca e Janssen – esta última, de dose única.