Mundo Quarta-Feira, 19 de Março de 2025, 17h:00 | Atualizado:

Quarta-Feira, 19 de Março de 2025, 17h:00 | Atualizado:

BOLSONARISTAS

STF tem data para julgar denúncia contra militares golpistas

 

METRÓPOLES

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

STF.jpg

 

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Fedeal (STF) julgará nos dias 8 e 9 de abril se aceita a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o “Núcleo 3” de uma suposta trama golpista contra a posse de Lula (PT) em 2023. Esse grupo é composto por 12 pessoas, entre militares e ex-assessores do governo de Jair Bolsonaro (PL), a exemplo dos kids pretos, que teriam tramado as mortes de Luiz Inácio Lula da Silva, Geraldo Alckmin e Alexandre de Moraes – segundo a denúncia.

O presidente do colegiado, ministro Cristiano Zanin, marcou sessões nos dias 8 e 9, com início às 9h30 para o primeiro dia e às 14h, para o segundo.

Núcleos e marcações

Esse é o segundo núcleo a ser agendado para julgamento de denúncia oferecida pela PGR.

O primeiro a ter data marcada foi o “Núcleo 1”, com oito envolvidos – incluindo Bolsonaro e quatro ex-ministros.

A análise da denúncia referente ao chamado núcleo “central” ocorrerá em 25 e 26 de março.

Os ministros que compõem a Primeira Turma do STF vão decidir se os denunciados pela PGR se tornarão réus, passando a responder, portanto, a uma ação penal.

O trâmite com o núcleo 3 será semelhante. Fazem parte deste último grupo os seguintes denunciados:

Bernardo Romão Correa Netto;

Cleverson Ney Magalhães;

Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira;

Fabrício Moreira de Bastos;

Hélio Ferreira Lima;

Márcio Nunes de Resende Júnior;

Nilton Diniz Rodrigues;

Rafael Martins de Oliveira;

Rodrigo Bezerra de Azevedo;

Ronald Ferreira de Araújo Júnior;

Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros;

Wladimir Matos Soares.

Divisão em núcleos

Ao oferecer a denúncia contra 34 suspeitos de envolvimento na trama golpista, a PGR optou por dividir o caso em quatro núcleos, com o intuito de otimizar a tramitação do processo no Supremo. Em relação ao “Núcleo 3”, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirma que o grupo teria se formado e atuado sob liderança de Jair Bolsonaro (PL).

A denúncia relata que os 12 integrantes desse núcleo teriam planejado e executado ações táticas com o intuito de promover o golpe de Estado. Um dos atos, por exemplo, teria sido a elaboração de uma carta e de uma campanha pública para pressionar o comando das Forças Armadas a aderir ao plano golpista.

Os 34 denunciados por Gonet são acusados pelos seguintes crimes: golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União.





Postar um novo comentário





Comentários (1)

  • Carlos Nunes

    Quinta-Feira, 20 de Março de 2025, 06h58
  • Pois é, GOPI? Que GOPI? Nosso Ministro da Defesa, tio MÚCIO, já afirmou, reafirmou, que não houve Golpe nenhum. Um Ministro da Defesa entende aufa do assunto, senão não seria Ministro da Defesa, uai. Essa turma julgadora vai condenar TODO MUNDO, pra manter a Narrativa Criativa do Golpe. Se falarem, agora, que não houve Golpe nenhum, ficam desmoralizados. Portanto, dá pra prever 99,9% o resultado desse julgamento. Condenação Geral. Como no Brasil é assim mesmo, provavelmente no futuro essa condenação será considerada uma aberração jurídica. E vão indagar: quem deixou tio XANDÃO transformar o Supremo, de maior Corte Constitucional do país, RESPEITADÍSSIMA, em sua Vara Criminal? Pra perseguir e condenar pessoas que nem Foro Privilegiado tem. Esse GOPI só teve 1 morto: o pobre coitado do CLERISTON DA CUNHA, trabalhador da raça negra, impedido de ter tratamento médico quando mais precisava, pelo tio XANDÃO. Foi o maior atentado contra a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Esse crime não pode ficar Impune. O cadáver do CLEZÃO exige Justiça. Não se faz isso nem com animais. O CLEZÃO era da raça negra...houve RACISMO nisso? Centenas de pessoas foram tornadas rés EM LOTES COMO ANIMAIS...Isso acontecia muito no Brasil Colonial, quando um navio negreiro chegava, as pessoas eram despachadas EM LOTES COMO ANIMAIS. Por que as pessoas foram tornadas rés EM LOTES COMO ANIMAIS?
    2
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet