Apontado como um dos principais nomes da quadrilha que roubou mais de R$ 14 milhões de um avião em Caxias do Sul (RS), o criminoso conhecido como “Vin Diesel” foi preso nesta segunda-feira (7/7), em Osasco (SP). A ação foi coordenada pela Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar de São Paulo e do Comando de Operações Especiais (COE). Os criminosos pertencem à facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC).
O homem estava foragido desde maio, quando a PF deflagrou a segunda fase da Operação Elísios para capturar suspeitos ligados ao roubo no Aeródromo Hugo Cantergiani.
Na ocasião, nove criminosos fantasiados de policiais federais invadiram a pista, renderam funcionários e roubaram o conteúdo de uma aeronave sob forte aparato armado.
“Vin Diesel” fazia parte do núcleo operacional da quadrilha e era responsável pela logística das ações. Além do roubo milionário em Caxias do Sul, é investigado por envolvimento em outros crimes semelhantes em estados do Sul e Sudeste.
A prisão ocorreu após trabalho de inteligência e vigilância. O suspeito não reagiu. Ele será transferido para um presídio federal e deve responder por roubo qualificado, organização criminosa e uso de arma de fogo de uso restrito.
A Operação Elísios já resultou em mais de 20 prisões e no bloqueio de bens da quadrilha em quatro estados. A Polícia Federal continua tentando localizar outros envolvidos, inclusive os responsáveis por lavar o dinheiro roubado.