Opinião Quinta-Feira, 27 de Março de 2014, 15h:18 | Atualizado:

Quinta-Feira, 27 de Março de 2014, 15h:18 | Atualizado:

Wilson Santos

Cuiabano no meio da Guerra Fria

 

Wilson Santos

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

wilson.jpg

 

O cuiabano Eurico Gaspar Dutra fez carreira perfeita no Exército chegando ao posto de Marechal, foi Ministro da Guerra por nove anos(1936 - 1945), eleito presidente do Brasil pelo voto direto em 1946 e governou nosso país por cinco anos, justamente no período pós-Guerra, momento em que iniciou a polarização do mundo entre americanos e soviéticos.

Ao terminar seus estudos secundários no Liceu Cuiabano, Dutra tentou entrar no exército em Campo Grande, onde foi comunicado que era cardíaco e morreria em seis meses. Acabou sendo aceito na Escola Preparatória do Exército em Rio Pardo-RS, onde foi colega de Getúlio Vargas, Mascarenhas de Moraes e Bertoldo Klinger. 

A postura de Dutra sempre foi legalista, nunca se expôs em movimentos revolucionários, evitou participar das revoltas tenentistas de 1922, 1924 e da revolução de 1930. No governo Varguista participou ativamente no combate aos paulistas durante a Revolução Constitucionalista de 32; comandou o enfrentamento à Intentona Comunista e como Ministro da Guerra montou a FEB(Força Expedicionária Brasileira).

Com a vitória dos aliados na segunda Guerra Mundial o panorama político no Brasil não sustentava mais a ditadura, além de que Getúlio não gozava mais de apoio popular e nem militar, Dutra e o brigadeiro Eduardo Gomes unem se, e lideram a derrubada do Estado Novo. Em 1946 Gaspar Dutra(PSD/PTB) disputa a eleição presidencial contra Eduardo Gomes(UDN) e se elege para o quinquênio 1946/51. 

Em sua presidência, as duas potências emergidas da segunda Guerra, EUA e URSS, dividem o mundo em duas partes e exercem com todas suas forcas econômicas, políticas e militares, pressão sobre os demais países, a fim de trazê-los para sua órbita de influência. Nesse novo ambiente mundial, o Brasil ficou na área de hegemonia dos americanos, que exerceram essa liderança em toda sua extensão. 

Cedendo à pressão dos EUA, no plano político, o Presidente Dutra cassa o partido Comunista Brasileiro(PCB) junto com seus parlamentares e rompe com a URSS; no plano econômico, faz uma grande abertura para o capital internacional, leia se: americanos. 

Dentre as principais realizações do Governo Gaspar Dutra, citamos a promulgação da Constituição de 1946; a conclusão da Cia. Siderúrgica Nacional em Volta Redonda; a construção do Maracanã; a pavimentação da rodovia Rio - SP; a abertura da rodovia Rio - Bahia; a instalação da CHESF(Cia. Hidrelétrica do rio São Francisco) e apoio para a implantação da televisão; e em Cuiabá, sua terra natal, construiu o prédio do 9º BEC (à época Escola para menores aprendizes), o estádio ‘Dutrinha’, entre outras obras. 

O ex-presidente Gaspar Dutra ainda tentou retornar à Presidência em 1964, quando da queda de João Goulart, mas perdeu a indicação para Castelo Branco. Eurico Gaspar Dutra morreu aos 91 anos no Rio de Janeiro.

WILSON SANTOS é historiador e ex-prefeito de Cuiabá





Postar um novo comentário





Comentários (1)

  • Jo?o Ferreira

    Quinta-Feira, 27 de Março de 2014, 18h19
  • Artigo fácil de entendimento, Gaspar Dutra fez muito pelo Brasil e por Cuiabá, gosto desse tipo de artigo, porque não fala mal de ninguém e ainda nos ajuda a conhecer melhor a historia de Mato Grosso
    0
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet