14 de Novembro de 2019,

Opinião

A | A

Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h:00 | Atualizado:

Caiubi Kuhn

Dinossauros de Mato Grosso

caiubi-khun.jpg

 

Alguns leitores ao ler o título devem ter pensando que eu abordaria neste artigo sobre nossos dinossauros da política, mas não. Vamos falar dos legítimos dinossauros do nosso Estado, aqueles que viveram há mais de 65 milhões em uma era geológica chamada de Era Mesozoica. Falarei mais especificamente neste artigo sobre acontecimentos que ocorreram entre 84 e 65 milhões de anos atrás. 

Mas como era terra neste tempo? 

Há 84 milhões de anos, em Mato Grosso, existiam, por exemplo, vulcões ativos nos municípios de Chapada dos Guimarães e Poxoréo. Neste tempo o Pantanal não existia e a Cordilheira dos Andes estava apenas começando a se formar. O supercontinente Pangeia estava se fragmentando, a África e a América do Sul estavam começando a se afastar e o Oceano Atlântico tinha apenas algumas dezenas ou centenas de quilômetros. Pelos fatos citados acima, é possível ver que naquela época nosso planeta era muito diferente.  

As rochas sedimentares que se formaram neste período guardam dentro delas diversos fósseis dos famosos dinossauros, um desses por sinal foi descrito com base em fósseis encontrados no Município de Chapada dos Guimarães, o nome deste animal é Pycnonemosaurus Nevesi, este podemos dizer que é um legitimo dinossauro Mato-grossense, que foi descoberto e descrito pelo paleontólogo Alexander Kellner do Museu Nacional do Rio de Janeiro. A paleontologia - para quem não sabe - é a ciência que estuda os animais do passado, enquanto a geologia estuda a história do nosso planeta através das rochas existentes. 

Os fósseis de dinossauros de Mato Grosso se encontram em acervos em diversas instituições pelo mundo. Mas para quem quiser conhecer um pouco mais sobre esses animais que já viveram em Mato Grosso, não precisam ir longe. Aqui mesmo, na nossa capital, existe uma réplica do Pycnonemosaurus Nevesi de 2,20 metros de altura e 7 metros de comprimento que pode ser vista no Museu de Pré-História Casa Dom Aquino. No museu, além desta réplica, o público pode observar outros fósseis de dinossauros além de diversos outros animais já extintos que viveram aqui na Terra em outros tempos que foram descobertos pela equipe do Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais. Então se você tem dúvidas sobre a existência destes animais do passado ou se apenas quer conhecer um pouco mais sobre eles, vá lá e olhe com seus próprios olhos. Conheça os legítimos dinossauros de Mato Grosso. 

Caiubi Kuhn

Professor do Instituto de Engenharia da Universidade Federal de Mato Grosso

Conselheiro-Suplente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA);

Diretor de Benefícios e Relações Sindicais do Sindicato dos Geólogos do Estado de Mato Grosso (SINGEMAT);

Diretor de Políticas Educacionais da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).

E-mail:caiubigeologia@hotmail.com

 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS