A aquisição de uma escavadeira hidráulica pode representar um investimento significativo para empresas do setor de construção, mineração e terraplenagem. Contudo, devido ao alto custo desse tipo de maquinário, muitas vezes o financiamento se torna uma opção viável para viabilizar a compra.
Desse modo, falaremos sobre alternativas para financiar a compra de uma escavadeira hidráulica, abordando linhas de crédito e até outras opções. O financiamento tradicional por meio de instituições bancárias é uma das formas mais comuns de adquirir uma escavadeira hidráulica. Nesse caso, a empresa toma um empréstimo para adquirir o maquinário e realiza o pagamento em parcelas mensais.
Saliente-se que, a empresa faz a solicitação de um crédito junto ao banco, apresentando um plano de negócios ou demonstrações financeiras, sendo que, o banco pode exigir uma entrada inicial (geralmente entre 10% e 30% do valor total) e definir um prazo de pagamento que pode variar de 12 a 60 meses com as parcelas mensais incluem o valor do financiamento acrescido dos juros.
Por oportuno, além dos bancos convencionais, algumas instituições financeiras especializadas em crédito para equipamentos pesados oferecem linhas de crédito específicas para a compra de escavadeiras hidráulicas, que necessitam de maquinário para realizar operações de grande porte.
Outra opção, é o consórcio sendo uma forma de compra planejada em que um grupo de pessoas ou empresas se reúne para formar uma poupança coletiva, que será utilizada para adquirir equipamentos, como escavadeiras hidráulicas, com sorteios ou lances, e o comprador adquire o equipamento quando é contemplado.
Alternativamente, alguns fabricantes de escavadeiras hidráulicas oferecem também linhas de crédito próprias para facilitar a compra do equipamento, onde esses financiamentos podem ser uma boa opção, pois muitas vezes oferecem condições especiais e taxas mais baixas para quem compra diretamente.
Por fim, adquirir uma escavadeira hidráulica pode ser uma necessidade estratégica para muitas empresas, mas o alto custo desse equipamento demanda soluções de financiamento adequadas, sendo que, as opções de financiamento são diversas, desde bancos tradicionais até consórcios e programas específicos de fabricantes e do BNDES, sendo importante avaliar a capacidade de pagamento da empresa, as condições oferecidas e o tempo necessário para quitar o financiamento, a fim de garantir que o financiamento seja vantajoso e não comprometa a saúde financeira do negócio.
Diego Arruda Ferreira é Consultor Comercial e Especialista na Aquisição de Máquinas Pesadas