Uma nota de repúdio viralizou nas redes sociais ao denunciar o ataque homofóbico sofrido pelo jovem Lucas Rafael Cardoso de Souza, de 21 anos. Ele foi agredido por vários homens em Diamantino (208 km a médio-norte) e, por causa das lesões, está internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Segundo o boletim de ocorrência, Lucas foi agredido no meio da rua, no último sábado (19), por volta das 21 horas. Ele foi deixado desacordado e ensanguentado pelos agressores.
Ele foi levado para o Pronto Atendimento de Diamantino, porém, teve traumatismos superficiais múltiplos na cabeça e precisou ser transferido para uma UTI em Cuiabá.
Na nota de repúdio, a Comunidade LGBTQ de Diamantino afirma que Lucas sofreu um ataque homofóbico, ou seja, ele foi agredido por causa da sua orientação sexual.
"A livre orientação sexual e identidade de gênero das pessoas é um direito e deve ser respeitado", diz trecho da nota.
"Pedimos providências urgentes de todos os órgãos competentes para que seja revertida em nossa cidade casos de violência homofóbica e de todas as demais formas de violência. Queremos morar em uma cidade segura que respeite as diferenças", cobra a carta.
Dia Nacional do Orgulho Gay
Nesta sexta-feira (25) se comemora o Dia Nacional do Orgulho Gay, data escolhida para luta contra a homofobia e a discriminação sofrida pela comunidade LGBTQIA+.
A data foi escolhida justamente por ter ficado marcada pela intolerância e a violência contra gays, lésbicas e trans. Em 25 de março de 1969 um bar LGBTQIA+ em Nova York, o Stonewall sofreu uma nova batida policial. Os frequentadores resolveram reagir e realizaram uma mobilização que durou dois dias e foi o embrião para a realização da primeira Parada do Orgulho LGBTQIA+ do mundo, em 1970.
Renata
Sábado, 26 de Março de 2022, 10h47Rafa
Sábado, 26 de Março de 2022, 09h57Juscelino
Sexta-Feira, 25 de Março de 2022, 23h21Mimimi dos caralhos
Sexta-Feira, 25 de Março de 2022, 18h12aquiles
Sexta-Feira, 25 de Março de 2022, 15h30