Polícia Terça-Feira, 18 de Fevereiro de 2025, 12h:50 | Atualizado:

Terça-Feira, 18 de Fevereiro de 2025, 12h:50 | Atualizado:

NEGLIGÊNCIA

Após morte da mãe, advogado denuncia aparelhos desligados em UTI móvel

Paciente precisou ser transferida de um hospital para outro

ALEXANDRA LOPES
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

 Maranata

 


 


 

O advogado Rafael Panzarini, filho de uma idosa de 71 anos, acusou uma equipe da ambulância de UTI móvel da empresa Maranata Med de negligência, após a morte de sua mãe, em 31 de janeiro deste ano, em Cuiabá. Em entrevista ao FOLHAMAX nesta terça-feira (18), Panzarini relatou que a mãe passou mal e foi inicialmente levada ao Hospital São Judas Tadeu (particular).

Contudo, o estado de saúde se agravou, o que levou a família a contratar uma ambulância particular para transportá-la até o Hospital H Bento, que também é particular. Ao chegarem na nova unidade, uma médica constatou que os equipamentos de suporte e medicação estavam desligados no momento em que a ambulância estacionou. O desligamento foi autorizado pelo médico responsável pelo transporte, João Paulo Garcia de Carvalho.

"Minha mãe passou mal e a levei ao São Judas. Ela precisava de UTI, mas lá não havia disponibilidade. Ligações foram feitas para o H. Bento, e, após a sugestão de uma enfermeira, contatei a Maranata, que poderia fazer o transporte rapidamente. Ela estava sob medicação que a mantinha viva. No São Judas, improvisaram uma UTI no box de emergência. A ambulância chegou e fez o transporte por volta da uma de 1h manhã do dia 31. Quando minha cunhada a levou para a UTI no terceiro andar [do H. Bento] enquanto eu preenchia a ficha, a médica me disse: 'tentei reanimá-la várias vezes", declarou Panzarini.

O prontuário foi disponibilizado à família na última sexta-feira (14). No documento, consta que a idosa apresentava mal-estar e dispneia há um dia e procurou atendimento no Pronto Atendimento do Hospital São Judas Tadeu. Ela foi submetida a injeções em decorrência de uma provável embolia pulmonar aguda (EAP) e passou por quatro paradas cardíacas. Após estabilização, foi possível transportá-la para a UTI.

O documento também afirma que a ambulância chegou com todas as linhas instaladas, mas em mau estado de conservação. A idosa teve um agravamento no estado e passou por cinco ciclos de manobras de reanimação, mas não resistiu.

Panzarini encaminhou à redação um documento com a evolução do paciente feito pela enfermagem. Conforme relatado, a paciente foi transferida do P.A do Hospital São Judas Tadeu com medicações em alta vazão conectadas, porém todas sem bomba. Segundo a equipe de transporte, essas medicações foram desconectadas dentro da ambulância antes de subir até a UTI. O documento aponta que a paciente chegou cianótica na unidade, com extremidades frias, pupilas médio-fixas e sem pulso. Foram iniciadas imediatamente manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP). Após cinco ciclos sem retorno da circulação espontânea, foi declarado o óbito às 2h22 pela médica plantonista.

O advogado informou que pretende registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil. "O médico da ambulância deixou a doutora fazendo a reanimação e foi embora. Com o prontuário em mãos, farei o registro e denunciarei ao CRM. Com certeza, entrarei com uma ação contra a Maranata e o médico", finalizou.

FOLHAMAX entrou em contato com João Paulo Garcia para obter uma manifestação sobre o caso, mas ele não se pronunciou até a publicação da matéria.





Postar um novo comentário





Comentários (1)

  • Sociedade

    Terça-Feira, 18 de Fevereiro de 2025, 15h13
  • CIRCULA UM VIDEO NAS REDES SOCIAIS, ONDE VÁRIOS ALUNOS DE MEDICINA SÃO INDAGADOS COM PERGUNTAS QUE QUALQUER ESTUDANTE DA DÉCADA DE 90 DO ENSINO MÉDIO SABERIA RESPONDER, TAIS COMO: QUAL O HORMÔNIO QUE REGULA O SONO, QUAL ÓRGÃO ÉCONSIDERADOO SEGUNDO CORAÇÃO, QUAL O NOME DA DOENÇA DE INFLAMAÇÃO DO FÍGADO( TODO PÉ FÔFO SABE), QUAL O ÓRGÃO QUE FILTRA OS SANGUE......TODOS OS ALUNOS DO PRIMEIRO AO NONO SEMESTRE ERRARAM AS PERGUNTAS! ISSO MOSTRA O NÍVEL DE PROFISSIONAIS QUE AS FACULDADES ESTÃO DESPEJANDO NO MERCADO MÉDICO ?. ESSA PROFISSÃO, VIROU BISNESS!! SÓ ISSO. CUIDEM DA SAÚDE DE VOCÊS!!! PARA NUNCA PRECISAR PASSAR NAS MÃOS DE PROFISSIONAIS DESSA ESTIRPE.
    0
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet