O idoso Vitalino Ventura da Silva, 56, acabou não resistindo a um câncer e morreu na manhã desta segunda-feira no pronto-socorro de Cuiabá. Ele ganhou repercussão após ser encontrado ainda vivo no necrotério da unidade de saúde na última sexta-feira.
Após a repercussão do caso, Vitalino foi encaminhado na noite de domingo a UTI do pronto-socorro. O estado dele era considerado gravíssimo desde antes de ser declarado como morto por uma hora.
Na sexta-feira, ele sofreu duas paradas cardiorrespiratória e respirava com ajuda de aparelhos. Pouco depois, ele foi considerado como morto e enviado ao necrotério, com algodão tampando as narinas e gazes na saída da traqueia. Uma pessoa que passava pelo corredor próximo ao necrotério percebeu que Vitalino, coberto por lençóis, estava respirando e gravou o vídeo.
A família chegou a ser comunicada do falecimento de Vitalino, porém quando chegou ao hospital ele já havia retornado a sala vermelha. O caso gerou suspeita dos familiares.
Oficialmente, a direção do pronto-socorro ainda não se pronunciou sobre o caso. Uma das hipóteses é de que a vítima tenha sofrido de catalepsia, onde o coração para de bater, mas a vítima permanece viva.
A secretária-adjunta de Planejamento e Operações da Secretaria Municipal de Saúde, Iracema Queiroz, informou que considera o fato uma falha inadmissível e que a partir desta segunda-feira (20) seriam tomadas as providências cabíveis para o caso.
VEJA MAIS
Homem levado vivo ao necrotério é transferido para UTI de hospital