Alunos da escola municipal Marechal Rondon, do núcleo Sapicuá em Cáceres, receberam uma visita inesperada na última quarta-feira (13). Uma jaguatirica decidiu descansar em uma das salas não utilizadas da unidade escolar. Curiosos, os alunos chamaram uma das professoras pra conferir a cena inusitada.
De acordo com o professor da Unemat e coordenador de educação ambiental do projeto Bichos do Pantanal, Mahal Massavi Evangelista, o animal, que é um adulto, provavelmente entrou pela noite no local procurando alimento. “Não é raro esses animais se aproximarem de residências, sítios, fazendas, buscando presas domésticas nessas áreas.” Afirma Mahal.
No vídeo, que aparenta ser feito por uma das professoras, é possível ouvir os alunos comentando sobre o animal. Um garoto fala “Olha lá a onça”, outro comenta “É um gato”. A todo o momento do vídeo o animal fica parado sentado no chão, apenas olhando para fora da sala.
Apesar do medo de alguns durante a filmagem o professor e biólogo, Mahal Massavi Evangelista, esclarece que as jaguatiricas não apresentam risco a humanos. “É óbvio que se alguém tentar pegar ou encurralar ela vai se comportar como um gato bravo, vai tentar morder ou arranhar, mas do contrário é um animal que não traz risco nenhum para as pessoas.” As jaguatiricas são mamíferos carnívoros com hábitos noturnos. Elas se alimentam basicamente de roedores, répteis, aves e peixes
A 4ª Companhia de Polícia Militar de Proteção Ambiental em Cáceres foi acionada para resgatar o animal, que logo foi solto. Pra quem eventualmente se deparar com uma situação como essa a orientação é não mexer com animais silvestres e, caso necessário, contatar a companhia pelo telefone 3223-3542 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.