O motorista do caminhão flagrado nesta quarta-feira (16) transportando um arsenal de guerra que incluia 10 fuzis e outras armas, além de 10 mil munições, na BR-070, em Barra do Garças (509 km de Cuiabá), iria receber R$ 10 mil para entregar o armamento no estado da Bahia. O caminhoneiro estava acompanhado da esposa, e ambos já possuem passagens criminais: ele por furto e ela por falsidade ideológica.
De acordo co o site Juína News, ele carregou o veículo com portas de madeira na cidade de Juína (735 km de Cuiabá). O arsenal foi escondido no meio da carga, mas não foram divulgados detalhes sobre o local em que o armamento foi colocado dentro do veículo.
Segundo a Polícia Federal, o motorista levava 16 armas de fogo, sendo 8 longas (os fuzis) e uma submetralhadora, além de 8 pistolas (calibres 40 e 9 milímetros) e aproximadamente 10 mil munições de calibres diversos.
A abordagem ocorreu na BR-070, no perímetro urbano de Barra do Garças, quando policiais rodoviários federais abordaram um caminhão carregado com madeira. Após uma revista minuciosa do interior do veículo, foram localizados o armamento proibido e a grande quantidade de munições.
O casal responderá pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, cuja pena máxima pode chegar a 12 anos de prisão, podendo ser considerado crime hediondo em virtude da apreensão de fuzis e suas respectivas munições.
A Polícia Federal prosseguirá com as investigações para rastrear a origem e o destino pretendido desse armamento, além de identificar outros envolvidos nas atividades criminosas.