Um servidor da Fundação Nova Chance (Funac), localizada na região do Coxipó em Cuiabá, foi afastado de suas funções após ser denunciado por tentativa de extorsão a um ex-presidiário. A matéria foi exibida nesta terça-feira (1°) no SBT Cuiabá numa reportagem do jornalista Arthur Garcia.
A Fundação Nova Chance promove a reinserção social de pessoas presas, bem como dos egressos do sistema penitenciário. A instituição também oferece apoio na recuperação psicossocial e assistência familiar.
Segundo a reportagem, um ex-interno do sistema prisional relatou que foi alvo de uma tentativa de extorsão por parte de um funcionário da Funac, que exigiu o pagamento de R$ 1 mil para dispensá-lo da obrigação de comparecer mensalmente à instituição para a assinatura de documentos. O programa mostrou um print da conversa entre o servidor e o ex-presidiário.
Nas mensagens, o funcionário afirmava que, ao efetuar o pagamento, ele não precisaria mais ir à unidade nem enfrentar filas. Quando o ex-presidiário mencionou que essa situação poderia gerar problemas legais ("b.o"), o servidor respondeu que assumiria a responsabilidade.
A mensagem dizia: "Certo pelo certo. Eu assumo meu b.o. Vou enviar em PDF para você assinar e me mandar. Tudo certo se quiser fechar de boa, senão, obrigado", disse.
A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) informou que o ocorrido será investigado pela Corregedoria do órgão. Destacou que o funcionário é terceirizado e será afastado da fundação e a empresa responsável será notificada sobre a denúncia.
"A Secretaria de Estado de Justiça informa que os fatos supostamente atribuídos a um servidor foram encaminhados para apuração pela Corregedoria da pasta. O servidor citado, que é terceirizado, será afastado da fundação e a empresa informada sobre a denúncia", traz nota.
Cadê a biometria
Terça-Feira, 01 de Abril de 2025, 18h04alexandre
Terça-Feira, 01 de Abril de 2025, 17h07