Polícia Sábado, 16 de Novembro de 2019, 00h:19 | Atualizado:

Sábado, 16 de Novembro de 2019, 00h:19 | Atualizado:

Notícia

Telefones de emergência recebem mais de mil trotes por semana na Grande Cuiabá

 

G1

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP), o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) registrou quase 60 mil trotes de janeiro a outubro deste ano. Em 2018 foram mais de 63 mil ligações falsas no mesmo período. São, em média, mil trotes por semana nos telefones de emergência.

Essa prática não é registrada apenas na região da capital. Recentemente, em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu 40 ligações falsas do mesmo número. O coordenador do serviço, Paulo Riguetto chegou a registrar um boletim de ocorrência, em razão da insistência do falsário.

Segundo ele, o telefone ocupado por um trote impede que outras ligações realmente necessárias sejam atendidas. "O sistema impede que o atendente desligue o telefone. A ligação só é encerrada depois que a pessoa que está ligando desliga. Então, isso oferece risco de que uma pessoa que esteja realmente em um situação de emergência, seja socorrida", explicou ele.

Ainda segundo ele, se a ligação cai ou se a pessoa desliga assim que é atendida, não há tanto problema. Porém, se o infrator em insistente e fica inventando histórias, pode prejudicar a prestação do serviço e o socorro a vítimas verdadeiras.

Riguetto ressalta ainda que passar trotes é crime e que, sendo identificado, o infrator por responder na Justiça e ainda está sujeito ao pagamento de multas.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet