Polícia Terça-Feira, 06 de Maio de 2025, 18h:50 | Atualizado:

Terça-Feira, 06 de Maio de 2025, 18h:50 | Atualizado:

DENÚNCIA

Veículos de prefeitura são flagrados com madeira ilegal em MT

 

ANA JÚLIA PEREIRA e YURI RAMIRES
Gazeta Digital

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

MADEIRA ILEGAL.jpg

 

Imagens divulgadas nesta terça-feira (6) mostram caminhões da Prefeitura de Guarantã do Norte (715 km ao norte de Cuiabá) transportando madeira ilegal para o pátio do município. As toras, que seriam supostamente para a construção de uma ponte no município, não tinham documentação e ficaram ao ar livre por mais de um mês.

Segundo relatório da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), a fiscalização ocorreu após uma denúncia anônima na ouvidoria dizer que 5 caminhões haviam depositado madeiras no pátio da prefeitura, no dia 20 de fevereiro deste ano.

O relatório consta ainda que Alex Sandro Pilatti, responsável pela Secretaria de Infraestrutura Rural e Serviços Urbanos, afirmou que a madeira foi doada à prefeitura para reparação de pontes do município.

“No dia 20 de fevereiro de 2025, foi constatado madeira em tora depositada a céu aberto no pátio da Secretaria. Não se verificou, na ocasião, o veículo responsável pelo transporte da referida madeira. No dia 14 de março, a equipe voltou ao local e encontrou a carga de madeira no local, sem nenhuma mudança”, consta no documento.

Em análise das imagens de satélite foi constatado a destruição de mais de 37 hectares de vegetação nativa do Bioma Amazônia, em uma área considerada de especial preservação. Ainda segundo relatório, não foi localizada na base de dados da Sema o cadastro ambiental do imóvel, assim como a autorização para desmatamento/exploração florestal referente a área desmatada.

Devido à gravidade dos fatos e tendo em vista as consequências para o meio ambiente, foi aplicada uma multa de R$ 300,00 por metro cúbico desmatado.

Vídeo mostra o momento em que os caminhões, que transportavam madeira ilegalmente, levam as toras à prefeitura.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet