Perseguida pelo ex-marido, a coronel da Polícia Militar, Vânia Rosa (Novo), candidata à vice-prefeita de Cuiabá na chapa encabeçada pelo deputado federal Abílio Brunini (PL), se manifestou sobre o caso, através de uma nota, neste sábado (19). No texto, a oficial da PM frisou que, como qualquer mulher, ela, que é comandante da Patrulha Maria da Penha na capital, não está isenta de sofrer violência doméstica. Apesar do posicionamento, pediu respeito à sua intimidade.
O ex-companheiro de Vânia é o coronel da PM, Ronaldo Roque da Silva. Os dois estão separados há cerca de 30 dias. No entanto, na noite da última quinta-feira (17), Roque perseguiu a candidata, que buscou abrigo no pátio do 1º Batalhão da Polícia Militar, na Avenida XV de Novembro, na capital.
Na nota, Vânia escreveu que se sente encorajada para mudar uma visão social, além de destacar que a situação pode servir de exemplo para outras mulheres denunciarem os diversos tipos de violência que venham a sofrer.
"Infelizmente, a violência contra a mulher pode ocorrer com qualquer uma de nós e não estou isenta disso. Enquanto comandante da Patrulha Maria da Penha, em Cuiabá, orientei e apliquei o mesmo procedimento a diversas casos semelhantes. Fiz o que qualquer mulher que se sinta ameaçada, ou em risco, deve fazer: encorajar-se para mudar uma visão social que ainda se envergonha de expor as pequenas e grandes violências passadas pelas mulheres e suas famílias", pontua.
A militar completou, dizendo:
"E que sirva de exemplo para outras mulheres denunciarem os diversos tipos de violência que sofrem, como a doméstica, psicológica, moral, patrimonial, sexual, dentre outras nuances da falta de respeito. No mais peço que respeitem minha intimidade quanto ao ocorrido", finalizou.
O CASO
Um boletim de ocorrência sobre o caso foi registrado pelo capitão Hugo Rafael Carvalho Nascimento, relatando a entrada de um Virtual e Chevrolet prata por duas vezes, no pátio do batalhão policial e também a insistência do motorista do carro prata para que a condutora do Virtus abaixasse o vidro e conversasse com ele, mas ela se recusou.
Conforme o documento, uma viatura da corporação estava estacionada no pátio do batalhão, e o comandante percebeu que o Virtus e o Chevrolet prata entraram no pátio, deram uma volta no local e, depois de parar alguns instantes na rampa que dá acesso ao pátio principal, acabaram se retirando da unidade militar.
Passados alguns minutos, os dois veículos retornaram ao pátio. Em dado momento, o condutor do veículo prata parou o carro e desceu. Ele foi identificado como coronel Ronaldo Roque, que foi até a porta do carro preto e insistiu para que a condutora abaixasse o vidro, o que não foi atendido.
Ao verbalizar com o suspeito, ele disse que não estava acontecendo nada. Entretanto, a testemunha que acompanhava Vânia informou que Ronaldo estaria perseguindo a militar há mais de 30 dias e também percebeu que a respiração do suspeito estava ofegante. Neste momento, Roque chamou Vânia de "barraqueira" e, após alguns instantes, entrou em seu veículo e retirou-se do local.
Vânia falava ao celular, mas, devido ao seu estado emocional, não foi possível estabelecer um diálogo com os militares do 1º Batalhão. Demais policiais foram acionados para dar amparo a ela e puderam finalmente conversar.
De acordo com Vânia, ela e Roque estão separados há cerca de 30 dias e ela estaria sofrendo perseguição dele, mas buscaria se acalmar para decidir as medidas que adotará para lidar com a situação. Ela foi escoltada até sua residência e o boletim de ocorrência foi registrado como "ocorrências atípicas".
Sebastiana
Segunda-Feira, 21 de Outubro de 2024, 08h55Alencar
Domingo, 20 de Outubro de 2024, 11h10Adélio avisa o korno
Sábado, 19 de Outubro de 2024, 15h17Luis Santi
Sábado, 19 de Outubro de 2024, 12h03APRENDIZ DE FEITICEIRO
Sábado, 19 de Outubro de 2024, 11h13ITA
Sábado, 19 de Outubro de 2024, 11h11Cuiabano
Sábado, 19 de Outubro de 2024, 11h10Cab
Sábado, 19 de Outubro de 2024, 11h03CABO
Sábado, 19 de Outubro de 2024, 11h02João Duroure
Sábado, 19 de Outubro de 2024, 10h50Maria
Sábado, 19 de Outubro de 2024, 10h44Margarete
Sábado, 19 de Outubro de 2024, 10h39Cidadao
Sábado, 19 de Outubro de 2024, 10h33Notícias de Politica
Sábado, 19 de Outubro de 2024, 10h03JOSEH
Sábado, 19 de Outubro de 2024, 10h00Samanta
Sábado, 19 de Outubro de 2024, 09h48