As visitas aos presos da Penitenciária Central do Estado (PCE), no Bairro Pascoal Ramos, em Cuiabá, foram liberadas neste sábado (26) após a tentativa de explosão de parte do muro da unidade por um ex-detento, de 26 anos de idade, nesta sexta-feira (25). Ele foi preso com três armas e cerca de 20 quilos de explosivo. O suspeito relatou à Polícia Militar que saiu do presídio há 10 dias e confessou ter sido contratado juntamente com outras pessoas para explodir o muro da PCE, com oobjetivo de resgatar um reeducando.
o diretor adjunto da Penitenciária Central, Revetrio Francisco, informou que os agentes penitenciários realizaram varreduras nas celas da unidade, desde sexta-feira, na tentativa de encontrar objetos que podessem facilitar a fuga e até mesmo um possível túnel feito pelos detentos. Porém, nada foi encontrado. “Nós iremos continuar as vistorias neste sábado e domingo em todas as alas do presídio”, pontuou. Segundo o diretor adjunto, apenas duas celas da ala conhecida como Shelder, na penitenciária, tiveram as visitas suspensas por tempo indeterminado. Mai de 40 presos, conforme Francisco, estão nessas celas e seriam suspeitos de envolvimento na tentativa da explosão do muro.
Eles foram suspensos por falta de disciplina porque durante a vistoria tentataram impedir a retirada das celas de alguns reeducandos suspeitos de envolvimento na tentativa de explosão. Eles não queriam liberar esses detentos e tivemos que tomar essa medida”, explicou. As visitas de familiares e amigos aos presos da PCE são realizadas nas quartas, sabádos e domingo. O suspeito flagrado tentando explodir o muro foi encaminhado para a Central de Flagrantes do Bairro Planalto. Os detentos também serão interrogados para descobrir se há relação entre a quadrilha e algum preso.
Denúncia
Segundo a PM, os policiais receberam uma denúncia de que um grupo tentaria explodir a estrutura da unidade durante a madrugada de sexta (25). Na ocasião, os policiais passaram a monitorar aquela região e também a BR-364. Por volta de 4h [horário de Mato Grosso], quatro veículos pararam em um posto de combustível às margens da rodovia e acabaram levantando a suspeita da PM.
Quando viram os policiais, três desses carros fugiram, enquanto duas pessoas do quarto veículo começaram a disparar contra a PM. Um dos suspeitos fugiu e o outro foi preso. No interior do veículo os policiais encontraram duas pistolas e uma espingarda, diversas munições, 20 kg de explosivo líquido e cordas.