Política Sábado, 21 de Dezembro de 2024, 09h:19 | Atualizado:

Sábado, 21 de Dezembro de 2024, 09h:19 | Atualizado:

ALIADOS DE EMANUEL

Abilio justifica demissão de mil servidores em Cuiabá

 

VINICIUS MENDES
Gazeta Digital

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

abilio-diplomacao

 

Essa semana, Abilio Brunini (PL) voltou a comentar a demissão de mais de mil servidores comissionados que deve ocorrer quando ele assumir o cargo de prefeito de Cuiabá. Ele disse que esta prática é normal e pontuou que “aqueles que são cargo de confiança do Emanuel não podem ser cargo de confiança do Abilio”. 

Abilio foi diplomado como prefeito em solenidade na quarta-feira (18), com sua vice, a coronel Vânia (NOVO). Ela falou sobre o polêmico anúncio de demissão de comissionados na Prefeitura de Cuiabá a partir do ano que vem e citou que alguns podem ser reaproveitados. 

“Os efetivos continuam, a ordem foi dada. Segundo o nosso prefeito, os comissionados dia 1º estarão, temporariamente, pelo menos, fora da pasta. É um ato normal, exoneração e nomeação. Não iremos agora, eu acho, nomear aqueles que a gente não conhece, logicamente, mas todo mundo pode ser bem reaproveitado desde que tenha competência para isso, tanto que os servidores que a gente pretende trazer a gente analisa, antes de tudo, o currículo desses, não adianta só apontar e falar quem vai ficar ou não se a gente não conhece competência legal deles”, disse a vice-prefeita eleita. 

O Abilio também afirmou, por exemplo, que diretores de escolas municipais serão substituídos provisoriamente até que os novos nomes sejam oficializados. O anúncio foi feito pelo prefeito eleito na semana passada e gerou polêmica. 

“É natural que isso seja assim. Comissionado é um cargo de livre nomeação, um cargo de confiança, então assim aqueles que são cargo de confiança do Emanuel não podem ser cargo de confiança do Abilio, né? Então é natural que haja uma substituição, é natural que haja uma exoneração. Algumas pessoas levaram isso muito ao pé da letra, como se fosse exonerar todo mundo, mas os cargos comissionados eles são para isso, cargos de livre nomeação e é essa finalidade que eles vão ser atendidos”, afirmou Abilio. 

Sobre os nomes que devem ocupar estes cargos, Abilio apenas afirmou que não há nenhum acordo com aliados, tanto do PL quanto de outros partidos, para o preenchimento destas vagas. 

“Não teve isso não, o nosso segundo turno não foi nesse sentido, foi de um alinhamento principalmente por questões políticas ideológicas e também sobre o futuro de Cuiabá, então assim não teve uma amarração com um partido nenhum sobre a gente ter que oferecer cargos, secretaria, essas coisas não aconteceram (...). Eu acredito que não só os que nos apoiaram quanto a própria população tem aprovado os nomes que a gente tem apresentado até agora, são nomes técnicos competentes que têm buscado a atender o verdadeiro interesse da população, que é o serviço funcionando adequadamente”, disse.





Postar um novo comentário





Comentários (15)

  • Alzite

    Domingo, 22 de Dezembro de 2024, 14h49
  • Tem que desocupar os cabides para os seus trapos
    0
    0



  • Ou demite ou eles te engolem

    Domingo, 22 de Dezembro de 2024, 14h43
  • Prefeito, tudo que é do paleto, demita , senão não governa .
    0
    0



  • O DOUTRINADOR

    Domingo, 22 de Dezembro de 2024, 13h11
  • Tem um monte de profissionais de diversas áreas aprovados no último concurso da Sec. Mun. de Saúde, porque não aproveita-los nas diversas secretarias. Aí sim, seria uma demonstração de seriedade.
    0
    0



  • Pitty

    Domingo, 22 de Dezembro de 2024, 10h50
  • Tirar os que não fazem nada para colocar os dele para fazer a mesma prática. Cargos de confiança? ?? de emprego igual da madrasta dele.
    12
    3



  • Adneth

    Domingo, 22 de Dezembro de 2024, 10h19
  • É normal demitir os Cargos Comissionados, porém vai colocar os seus, são elas por elas
    11
    0



  • J A SILVA

    Domingo, 22 de Dezembro de 2024, 09h57
  • TEM DOIS CANCROS MORTAIS NA NESSA PREFEITURA: SAÚDE E EDUCAÇÃO, CUJOS VÍRUS INFECCIOSOS TEM QUE SEREM EXTIRPADOS SUMARIAMENTE. MUITOS PÁRIAS PENDURADOS EM CARGOS DE VEREADORES. NADA MERITÓRIO. SÓ CABIDE!
    8
    3



  • Eugenia Aparecida de Aguiar

    Domingo, 22 de Dezembro de 2024, 09h09
  • #fato
    2
    5



  • Carlos Nunes

    Domingo, 22 de Dezembro de 2024, 06h52
  • Pois é, tio Abilinho tá certo, uai. Se tio Botelho ou tio Lúdio tivessem ganho, fariam a mesma coisa. Tio Lúdio, por exemplo, demitiria e, no lugar dos demitidos, colocaria gente do PT, PSOL, PCdoB, etc...de partidos que formaram a Federação que o apoiou. Não ficaria com comissionados do tio MANUEL. Comissionados são assessores que compõem o Staff do Prefeito...tem que ser pessoa de extrema confiança.
    6
    6



  • Citizenship

    Domingo, 22 de Dezembro de 2024, 06h13
  • Diretores de escola não são cargos "políticos", no sentido tradicional. Por isso que em muitas cidades e estados construiu-se um modelo de gestão democrática da educação, que tem, entre seus principais pilares de funcionamento, a eleição dos diretores escolares pela comunidade escolar. Ou seja: professores da unidade escolar, concursados, apresentam aos demais professores, servidores lotados na escola e pais de alunos, um plano de atuação. Em determinada data, fixada pela rede, acontece a eleição nas escolas em que mais de uma pessoa tenham se candidatado ao cargo, sendo a eleição decisória para a nomeação pela Secretária Estadual ou Municipal daquele diretor(a). É um cargo político, mas no sentido de construir laços com a comunidade escolar e com um projeto pedagógico acolhido pelos pais. Assim deveria ser no governo estadual e nas redes municipais do Mato Grosso, Cuiabá inclusive. Educa para a participação, para a cidadania e afasta o autoritarismo de governantes que pretendem usar os cargos para fisiologia política.
    10
    0



  • jorge

    Domingo, 22 de Dezembro de 2024, 06h06
  • Esstamos paganddo coleta dde lixo, mas o lixo está amontoado na porta dde casa, herança ddos vereadores passados,
    4
    3



  • RAIMUNDO GOMES DE MORAIS

    Sábado, 21 de Dezembro de 2024, 19h51
  • EU RAIMUNDO aqui do CPA denuncie o atual prefeito EMANUEL PINHEIRO (cuja DENÚNCIA foi OBJETO de REPORTAGEM na TV Centro América local), por FALTA dos "TESTES" para exame da COVID-19 (Última CEPA) que abalou muitas pessoas, o que gerou COMPRA URGENTE dos referidos TESTES...!! Porém, não votei nesse ABÍLIO e não acredito que que faça um bom trabalho na Prefeitura de Cuiabá, já que ele (ABÍLIO) NÃO fez NADA que prestasse, quando esteve com Deputado...!!!
    9
    3



  • Lud

    Sábado, 21 de Dezembro de 2024, 19h00
  • Jogando pra gadaiada q acha lindo ficar fazendo chantagem por cargo político.
    4
    2



  • DIOGENES DE OLIVEIRA

    Sábado, 21 de Dezembro de 2024, 16h57
  • Eu acho que deveria exonerar era todos os contratados..pq na grande maioria são os piores atendimentos prestados,basta ir nas umas.policlinicas,postos de saúde e verão que nas recepção tratam os outro com maior descaso..tem também aquela pequena porcentagem de servidor contratado em diversas áreas que dão seu melhor,,
    6
    1



  • Natascha Lopes

    Sábado, 21 de Dezembro de 2024, 12h42
  • Normal essas exonerações, o Abilolado precisa cumprir suas promessas de cargos para seus aliados, e vai precisar desses cargos que ele vai exonerar o povo e muito mais que ele até está criando mais secretarias para "encaixar" todo mundo e ainda vai faltar cargos, vai ter muita decepção de pessoas que não vão conseguir o tão sonhado cargo público na prefeitura.
    35
    16



  • muito louco

    Sábado, 21 de Dezembro de 2024, 11h46
  • Manda embora os apadrinhados do apedeuta Emanuel Pinheiro e coloca os dele, é sempre assim, chama-se cabide de emprego, enquanto não se coleta lixo, não tem remédios nas PSF, HMC está falido, e Upas que não socorrem ninguém, enquanto isso o povo que se lasque, estamos ficando chic né.
    35
    9











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet