Numa visita realizada na Pró-Reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, o adjunto de Turismo em Várzea Grande, Edmilson Maciel, reuniu-se com a antropóloga Patrícia Osório e o pró-reitor Fabrício Carvalho. Na oportunidade, discutiram propostas que podem ser desenvolvidas conjuntamente entre Prefeitura e universidade, a exemplo de pesquisas focadas na área patrimonial (cultural/imaterial). Edmilson entende que isso é importante para resgatar a potencialidade cultural e turística do município várzea-grandense.
"Da mesma forma, estamos colocando os acadêmicos igualmente focados no que existe disponível, em termos turístico/cultural no nosso município, infelizmente ainda com muita coisa inexplorada e não valorizada. Isso começa a ter outra dimensão agora, na gestão do prefeito Walace Guimarães, que demonstra grande interesse de que Várzea Grande se destaque gradualmente pelo muito que representa em áreas culturais distintas, por vezes desconhecidas do grande público mato-grossense".
Edmilson frisou a necessidade de que Várzea Grande seja reconhecida pelos seus valores centenários, e lamentou que muitas pessoas sequer tenham o mínimo conhecimento acerca disso. "Sem querer desmerecer Cuiabá, também a sua co-irmã, Várzea Grande, possui um leque respeitável de atrativos turísticos e culturais. Muitos nos pertencem, são originários daqui, mas há quem pense que nasceram em outras terras mato-grossenses. É o caso do lambadão, ritmo regionalmente várzea-grandense, mas cultuado como se fosse da capital. Então, é preciso resgatar isso. É uma de nossas riquezas natas, somando-se à confecção de redes, outra atividade embrionária da região ribeirinha de Bom Sucesso, Pai André e Limpo Grande".
O pró-reitor Fabrício Carvalho e a antropóloga Patrícia Osório ouviram atentamente as explanações do secretário adjunto de Turismo e afirmaram que a UFMT desenvolverá um trabalho relativo aos assuntos colocados em pauta. Reconheceram ser preciso investir na divulgação do potencial turístico de Várzea Grande, "berço de muitas revelações talentosas que hoje nos orgulham país afora", frisou Edmilson. Na sequência, será realizada uma segunda reunião institucional para traçar uma avaliação precisa do que será feito tecnicamente, com base na solicitação apresentada. Edmilson já comemora os resultados que isto fecundará.
"O importante é que empreendemos o primeiro passo. Iniciativa fundamental para que as soluções almejadas na área se tornem realidades tão ansiadas pelos atores em curso dos empreendimentos culturais. E com a participação da honrosa UFMT, parceira que nos acenou com muita cordialidade apoio incondicional, ficará mais fácil atingirmos um ponto comum de plena satisfação. Tanto da parte do Poder Público Municipal, como também dos que serão contemplados com o trabalho parceiro a ser desenvolvido pelo município e UFMT. Poder-se-ia dizer que Várzea Grande está a caminho de brilhar muito mais. De forma natural pelo que representa no contexto histórico e cultural".