Seis alvos da Operação Sepulcro Caiado continuam presos no Complexo Penitenciário Ahmenon, em Várzea Grande. Entre eles, os advogados João Gustavo Ricci Volpato e seu irmão, Augusto Frederico Ricci Volpato, que dividem uma cela na triagem da unidade.
Os investigados optaram por não usufruir do direito à sala de Estado-Maior, medida que costuma ser aplicada a profissionais com prerrogativas, como advogados. A decisão foi motivada por questões logísticas e pelo desejo de manter proximidade com familiares.
“Não houve nenhuma proibição de que eles os alvos não poderiam ter contato um com o outro. Então estão presos no mesmo lugar, e por enquanto no ‘seguro’, espaço de entrada da cadeia”, explicou o advogado Pedro Henrique Marques, defensor de João Gustavo.
Segundo ele, todos os detidos dispensaram o direito à sala especial. As prisões foram mantidas após audiência de custódia realizada na quarta-feira (30), no Núcleo de Justiça do Juiz de Garantias Gabinete 1.
No total, o juiz analisou a situação de oito investigados encaminhados pela Polícia Civil. Outros três suspeitos não passaram por custódia: dois deles porque foram presos fora do estado, em Marília (SP), caso dos irmãos Ricci Volpato, e um, o servidor Mauro Ferreira Filho, porque ainda está foragido.
Duas mulheres foram soltas por critérios legais. Luiza Rios Ricci Volpato, de 75 anos, mãe de João Gustavo, teve a prisão revogada. O próprio filho escreveu uma carta afirmando que ela e o irmão são inocentes. Já Melissa França Praeiro Vasconcelos de Moraes obteve o direito à prisão domiciliar por estar grávida.
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso esclareceu que as decisões nas audiências se limitaram à legalidade das prisões, já que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) assumiu a competência para conduzir o inquérito. A defesa dos presos aguarda o envio dos autos ao STJ para ingressar com pedidos de habeas corpus.
Fidedigno
Sexta-Feira, 01 de Agosto de 2025, 20h48ditinho
Sexta-Feira, 01 de Agosto de 2025, 15h42creia quem quiser
Sexta-Feira, 01 de Agosto de 2025, 14h00