O deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) apresentou requerimento convocando o secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, Alexandre Bustamante, para dar uma resposta sobre a onda de insegurança no estado. O parlamentar destacou, inclusive, o caso da atendente da loja Câmbio Rápido, Karina Fernandes Gomes, de 21 anos, assinada no último dia 24. “É necessário que o secretário venha expor suas propostas de segurança para a população”.
Emanuel ainda apresentou moção de congratulação à coordenadora da Sala da Mulher da Assembleia Legislativa, Dilair Savi, pela abertura da exposição Nossa Cultura e pela a apresentação de capoeira no último dia 12 de fevereiro, ambos realizados na Assembleia Legislativa.
Diante de inúmeras reclamações sobre os buracos existentes na MT-130, que liga Rondonópolis a Primavera do Leste, Sebastião Rezende (PR), que é presidente da Comissão de Infraestrutura da Casa, encaminhou um ofício à Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Ager), solicitando uma visita ao trecho. E também cobrou uma resposta em relação ao pedágio cobrado no trajeto.
O petista Alexandre Cesar cobrou a ampliação de duas escolas estaduais no município de Sapezal (distante 480 km de Cuiabá).
Na Ordem do Dia, Dilmar Dal Bosco (DEM), apresentou indicação ao Ministério Público Estadual, cobrando a prestação de contas do dinheiro público investido na reforma da Escola Estadual Mário Henry, localizada no Distrito Vila Sadia, em Cáceres
“É uma calamidade o que os alunos estão vivenciando naquela escola, estão estudando embaixo de lonas, triste de ver a falta de infraestrutura”, defendeu. Vale lembrar que a obra do Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado, no valor de R$ 1.449.193,18, teve início na data de 21 de setembro de 2010, com prazo para finalização na data de 21 de setembro de 2011. Porém, foi verificado recentemente que a construção da escola não terminou.
Na continuidade, José Domingos Fraga (PSD) destacou que a educação é um direito de todos e que é através dela que se pode diminuir a criminalidade no país. Ele ainda cobrou mais investimentos para as áreas de Segurança e Saúde do Estado.
Os parlamentares votaram ainda indicações e projetos de lei:
PL -262/12 Dep. Baiano Filho Dispõe sobre a proibição de uso de caneta laser e outros objetos similares em Arenas Desportivas.
PL - 279/12 Dep. Emanuel Pinheiro Dispõe sobre a obrigatoriedade de manutenção de exemplares da Constituição Federal e da Constituição Estadual nos acervos das bibliotecas e das unidades escolares e instituições de ensino público e privado do Estado de Mato Grosso.
Os vetos deverão ser apreciados na sessão ordinária matutina desta quinta-feira (27) ou na próxima que só ocorrerá após o feriado de Carnaval dia 11 de março.