Política Sábado, 22 de Fevereiro de 2014, 08h:14 | Atualizado:

Sábado, 22 de Fevereiro de 2014, 08h:14 | Atualizado:

Notícia

Após dois anos, AL de Mato Grosso cria Comissão da Verdade

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Dois anos depois de ter sido proposta na Assembleia Legislativa, foi oficialmente instituída a Comissão da Verdade em Mato Grosso, com objetivo de examinar e esclarecer as graves violações de direitos humanos praticados durante o regime militar (1964/1985). No Parlamento, os deputados Emanuel Pinheiro (PR) e José Riva (PSD), estão à frente dos trabalhos.

O republicano buscará, na próxima semana, discutir vias para aglutinar respaldo de entidades representativas e junto aos Poderes Constituídos, para ampliar o campo de investigações.Pinheiro lembrou que a CV “visa trazer à tona as manchas do passado”, para revelar à sociedade fatos ocultados à sombra da ditadura.

No Estado, a ditadura foi combatida por militantes contrários ao regime, como o ex-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Paulo Speller. A Comissão da Verdade Nacional foi criada pela Lei 12.528/2011, instituída em 16 de maio de 2012.

A finalidade é apurar graves violações aos direitos humanos ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988. A publicação da CV, no Diário Oficial do Estado que circulou na quinta-feira (20), ressalta entre os principais objetivos a meta de “promover o esclarecimento circunstanciado dos casos de torturas, mortes, desaparecimentos forçados, ocultação de cadáveres e sua autoria; identificar e tornar públicos as estruturas, os locais, as instituições e as circunstâncias relacionadas à prática de violações de direitos humanos e suas eventuais ramificações nos diversos aparelhos estatais e na sociedade; encaminhar aos órgãos públicos competentes toda e qualquer informação obtida que possa auxiliar na localização e identificação de corpos e restos mortais de desaparecidos políticos, nos termos da Lei Federal 9.140, de 4 de dezembro de 1995”.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia






Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet