Mais de R$ 2 milhões em máquinas, insumos e veículos foram entregues nesta sexta-feira (18), no Assentamento Antônio Conselheiro, em Tangará da Serra, durante nova etapa do Programa Estratégico de Fortalecimento Estrutural de Assentamentos Rurais e Sustentabilidade da Agricultura Familiar em Mato Grosso. A ação contemplou ainda famílias de Nova Olímpia e Nortelândia, somando quatro assentamentos e uma cooperativa beneficiada na região Médio-Norte do estado.
O programa é desenvolvido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e tem como objetivo mecanizar a produção, gerar renda, aumentar a produtividade e tornar a agricultura familiar mais sustentável e competitiva.
O deputado estadual e primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, Dr. João (MDB), foi o principal articulador da conquista. Ele esteve em Brasília para apresentar pessoalmente o projeto ao ministro Carlos Fávaro e viabilizou, ao todo, R$ 10 milhões em investimentos para os municípios da região.
“O nosso povo trabalhador precisa de condições para plantar, colher e alimentar o nosso estado. A agricultura familiar é gigante, e temos o potencial de alimentar não só Mato Grosso, mas o Brasil inteiro”, afirmou o deputado durante o evento. Segundo ele, a entrega representa mais uma etapa importante na construção de um campo mais forte e valorizado.
Tratores, implementos agrícolas, veículos e insumos chegaram às comunidades com a proposta de impulsionar a produção e levar mais dignidade às famílias que vivem do campo. “A oportunidade de mudar vidas com o nosso trabalho me sensibiliza muito. Sempre que posso, busco realizar sonhos e incentivar políticas públicas que beneficiem quem mais precisa”, completou Dr. João.
Antes da solenidade, o parlamentar e o ministro Fávaro participaram de um café da manhã em Tangará da Serra, com o prefeito Vander Masson e o vice-prefeito Eduardo Sanches, onde debateram propostas de melhoria para a cidade. Durante o evento, o ministro anunciou também o início do processo de regularização fundiária do Assentamento Antônio Conselheiro e de outros assentamentos ainda não titulados no estado.
“Seguimos firmes no compromisso de mecanizar, capacitar e fortalecer a agricultura familiar para que ela seja cada vez mais produtiva, sustentável e competitiva”, disse o deputado, destacando que a ação desta sexta é parte de um trabalho contínuo de fortalecimento das comunidades rurais em Mato Grosso.