Uma pesquisa do instituto Percent apontou que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) terá uma renovação baixa nas próximas eleições. A amostragem revelou que, dos 20 mais citados pelos eleitores como possibilidade de voto, apenas dois não possuem mandato no parlamento estadual.
Na modalidade espontânea, onde os nomes dos possíveis candidatos não são apresentados ao entrevistado, a deputada estadual Janaina Riva (MDB), que não vai disputar a reeleição, lidera com 1,8%, seguida por Lúdio Cabral (PT), com 1,2%. Elizeu Nascimento (PL) é o terceiro, com 0,8%, empatado com Valdir Barranco (PT), ambos a frente do ex-prefeito de Pontes e Lacerda, Alcino Barcelos (MDB) e do presidente da ALMT, Max Russi (PSB), ambos com 0,7%.
Na sequência, aparecem os nomes de dois deputados estaduais do Republicanos: Valmir Moretto (Republicanos) e Nininho (Republicanos), ambos com 0,6%, seguidos pelo colega de partido Diego Guimarães, que ficou empatado com Gilberto Cattani (PL). Carlos Avallone (PSDB), Eduardo Botelho (UB) e Thiago Silva (MDB), registraram 0,4%, enquanto Faissal (Cidadania), Júlio Campos (UB), Paulo Araújo (PP), Dilmar Dal Bosco (UB) e o ex-prefeito de Sorriso, Ari Lafin (MDB) ficaram com 0,3%.
Com 0,2%, foram lembrados os nomes de Dr. João (MDB), Wilson Santos (PSD), o vice-prefeito de Várzea Grande, Tião da Zaeli (PL) e o ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PSD). Por fim, com 0,1%, foram apontados os nomes de Dr. Eugênio (PSB), Sebastião Rezende (UB) e o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Allan Kardec (PSB).
Brancos e nulos somaram 3,3%, enquanto 78,4% declararam estarem indecisos. Outros 6,3% não responderam.
Estimulada
O instituto Percent também fez uma amostragem na modalidade estimulada, onde os nomes de possíveis candidatos são apresentados aos entrevistados. Nele, Janaina Riva liderou com 6% das intenções de voto, seguida por Lúdio Cabral, com 5,2%, Elizeu Nascimento, com 5% e Eduardo Botelho, com 4,6%.
Na sequência, aparecem os nomes de Thiago Silva, com 3,6%, Max Russi, com 3,3%, além de Gilberto Cattani e Diego Guimarães, ambos com 3%. Dr. João e Faissal surgem empatados com 1,8%, enquanto Valmir Moretto registrou 1,7%. Valdir Barranco aparece com 1,6%, seguido de Dr. Eugênio, com 1,4%, Carlos Avallone, com 1,3%, e Júlio Campos e Nininho, empatados com 1,1%. Juca do Guaraná (MDB) e Tião da Zaeli registraram 0,8% cada.
Também foram citados os nomes de Wilson Santos e Emanuel Pinheiro, empatados com 0,6% cada; Beto Dois a Um (PSB), Rafaela Fávaro (PSD), Zé Carlos do Pátio (PSB) e Fábio Tardin (PSB) com 0,4%, Paulo Araújo, Dilmar Dal Bosco, Allan Kardec e Sebastião Rezende com 0,3%, Kalil Baracat (MDB) e Mauro Savi (Podemos) com 0,2%; e Roni Magnanin (PSD) e Gilmar Fabris (PSD) com 0,1% cada. Brancos e nulos somaram 5,3%, enquanto 47,5% disseram estarem indecisos e 2,9% não responderam.
O instituto Percent ouviu 1,2 mil pessoas, em Mato Grosso, durante os dias 29 de julho e 4 de agosto. A pesquisa tem margem de erro de 2,83 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
Eduardo S.
Terça-Feira, 12 de Agosto de 2025, 09h34Gustavo
Terça-Feira, 12 de Agosto de 2025, 09h11