Política Quinta-Feira, 07 de Março de 2024, 14h:19 | Atualizado:

Quinta-Feira, 07 de Março de 2024, 14h:19 | Atualizado:

PLANEJAMENTO

Capacitação para usar plataforma do GPE chega a 13ª turma

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

capacita��o

 

A capacitação para operacionalização do Sistema do Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) chegou a 13ª turma nesta quinta-feira (7). Nesta oportunidade, oito municípios estão sendo treinados para acompanhamento e execução de metas e envio de relatórios. 

De acordo com o subsecretário da Secretaria de Planejamento, Integração e Coordenação (Seplan) do TCE-MT, Guilherme de Almeida, esta etapa da qualificação deverá ser concluída até maio deste ano, abrangendo os 123 municípios participantes do Programa. Na sequência, outros temas deverão ser abordados junto às equipes.

“Esta é uma ferramenta excelente na tomada de decisões estratégicas e nossa função é deixar esses servidores muito bem-preparados para isso. Esse momento também é importante para conhecermos os municípios, tanto as fraquezas quanto as vocações, para que eles vejam que tudo isso pode ser tratado no planejamento”, afirmou.

O coordenador do GPE no TCE-MT, Volmir Manhabosco, reforça que o GPE é responsável pelo monitoramento e avaliação das metas estabelecidas pelas prefeituras para os próximos 12 anos, o que garante a continuidade de sua execução independente das trocas de gestores.

“Já temos 98 prefeituras que estão gerenciando suas metas por meio do sistema e, a partir dele, nós já conseguimos ver resultados bastante significativos. Nosso propósito é que todos os 142 municípios façam o gerenciamento das suas políticas públicas com o GPE, que vai se estender por cerca de quatro gestões”, pontuou Volmir.

Em Santa Rita do Trivelato, a equipe definiu que as áreas de prioridade no planejamento seriam saúde, educação e assistência social, já que, segundo o coordenador do GPE na cidade, Alan Reis, estas são as principais demandas da maioria dos municípios. Além disso, estes são os setores com os maiores orçamentos. 

“A ferramenta contribui muito com a forma do município gerenciar os dados, seja o número de pessoas nascidas, o número de estudantes, o número de alunos que estão concluindo o ensino médio, entre outros. É importante ter esse controle para direcionarmos o orçamento da melhor forma possível”, declarou Alan Reis. 

O secretário de Governo e coordenador do GPE em Novo São Joaquim, Andeburgo Franklin, lembrou que no ano passado as metas foram elaboradas com auxílio do Tribunal e que agora, a partir da qualificação, serão inseridas na Plataforma e deverão ser executadas pelos gestores. 

“Nos municípios do interior, o planejamento foca muito em saúde, educação e infraestrutura, que são bases para uma boa gestão e para um retorno imediato para a população. Além dessas áreas, já cadastramos também nossas ações na agricultura familiar, que também é muito importante para nós”, disse.

Também participaram desta edição os municípios de São José do Rio Claro, Várzea Grande, Jaciara, Novo Mundo, Glória D’Oeste, Santa Terezinha.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet