O ministro dos Transportes, Cesar Borges, ficou de estudar junto à ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, a liberação de limite orçamentário para que obras do trecho da rodovia BR 158, que irá contornar a reserva Maraiwatsede, não sejam prejudicadas. A solicitação foi feita esta tarde (23.04) pelo senador Cidinho Santos.
“Esse trecho da BR 158 é fundamental para a região do Araguaia. E a empresa que está responsável pelo gerenciamento ambiental dessa obra está paralisando suas atividades porque não há limite de credito para empenhar esse recurso”, explicou o senador após audiência.
Além de Belchior, o Grupo de Gerenciamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) também deve ser acionado por Borges para que juntos estudem uma forma de disponibilizar limite orçamentário para que o projeto, que já consta no PAC, não seja prejudicado.
O trecho em questão tem 180 km de extensão e fica entre o Alto Boa Vista e Bom Jesus do Araguaia. O DNIT será responsável pela licitação da obra. Os anteprojetos, que estão sendo finalizados, serão encaminhados para aprovação da superintendência do DNIT em Mato Grosso. Mas, tanto a licitação quanto os estudos ambientais, dependem de dotação orçamentária por parte da União para serem executados.