Política Sexta-Feira, 28 de Fevereiro de 2025, 13h:18 | Atualizado:

Sexta-Feira, 28 de Fevereiro de 2025, 13h:18 | Atualizado:

MAU CHEIRO

Deputado denuncia fraudes em cargos no Detran

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

WILSON SANTOS

 

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) apresentou, nesta quarta-feira (26), um requerimento para a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O objetivo é discutir as atribuições dos cargos efetivos do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), conforme previsto na Lei Complementar nº 505/2013.

A audiência está marcada para o dia 20 de março de 2025, às 9h, no Plenário das Deliberações “Deputado Renê Barbour”. Segundo o parlamentar, há indícios de que servidores da autarquia estejam exercendo funções sem amparo legal e recebendo remuneração indevida, com a anuência da diretoria do órgão.

"Há muitas dúvidas sobre servidores que estão exercendo funções, para as quais não possuem respaldo legal. Se isso for comprovado, há clara improbidade administrativa, e o Ministério Público deverá exigir o ressarcimento dos valores pagos de forma irregular", afirmou o parlamentar.

Wilson destacou que a audiência servirá para esclarecer o cumprimento da legislação, debater possíveis ajustes na descrição dos cargos e verificar a necessidade de mudanças nas normativas que regem a estrutura do Detran de Mato Grosso. Além disso, a reunião deverá contar com a presença da diretoria da autarquia e de representantes sindicais para avaliar a existência e a extensão das possíveis irregularidades.

OUTRO LADO

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), tendo conhecimento da declaração do Deputado Estadual Wilson Santos, de que há indícios de que servidores da autarquia estejam exercendo funções sem amparo legal, esclarece que as informações não possuem aprofundamento técnico ou legal, uma vez que todas as atividades desempenhadas pelos servidores do órgão de trânsito estão previstas no ordenamento jurídico e são atividades cuja competência da prestação é do Detran, todas devidamente previstas no Código de Trânsito Brasileiro – CTB e demais normas federais que regulamentam as atividades de trânsito dos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito – SNT.

Quanto a afirmativa de que há servidores recebendo remuneração indevida, o Detran-MT ressalta que todos os atos praticados quanto as remunerações dos profissionais deste Departamento são realizadas em estrito atendimento aos procedimentos legais vigentes, garantida a todo corpo técnico em atividade no órgão a possibilidade de atuação nas atividades finalísticas de trânsito, desde que comprovem o atendimento dos requisitos técnicos e de qualificação para desempenho das atividades na área de trânsito, previstos na legislação federal.

Ainda, na declaração, consta a referência da necessidade de acionamento do Ministério Público, com vistas a apurar possível crime de improbidade administrativa, o Detran-MT esclarece que o MP-MT foi informado dos procedimentos adotados para garantir a otimização do recurso humano disponível neste Departamento para atendimento das necessidades da população mato-grossense, de forma técnica e amparado pelos regramentos do Código de Trânsito Brasileiro – CTB e normatizado pelo órgãos máximos que regulamentam as atividades de trânsito em todo o país (Conselho Nacional de Trânsito e Secretaria Nacional de Trânsito), demanda devidamente administrada pela gestão do Detran-MT e a Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso – PGE/MT.

Ainda, com vistas a dirimir qualquer dúvida acerca das atividades prestadas pelos servidores deste órgão estadual de trânsito, foi elaborado Projeto de Lei para melhoria da descrição das funções constantes na referida Lei de Carreira do Detran-MT (LC 505/2013), desatualizada há mais de 17 anos, pautado nas questões relativas as competências comuns e específicas dos cargos de provimento efetivo, bem como a visão gerencial do órgão com vistas a otimizar a mão de obra em atividade, bem como dirimir quaisquer aspectos negativos relativos a interesses pessoais em detrimento do coletivo e social. Esse Projeto de Lei foi discutido e deliberado entre a gestão do Detran, a sua Assessoria Técnica, a Procuradoria Geral do Estado-PGE  e os representantes dos servidores, dentre os quais citamos, os Presidentes do Sindicato do Detran e da Associação dos Servidores do DETRAN-MT.

Nesse cenário, o Detran-MT reafirma que atua sempre primando pelos princípios da moralidade, legalidade e transparência dos atos praticados, estando todas as informações acessíveis para que as autoridades, assim como a citada acima, possam se inteirar dos assuntos para emitir declaração com confiabilidade e segurança das informações repassadas, uma vez que a direção desta autarquia, apontada como responsável pelas ações narradas, mesmo tendo realizado inúmeras audiências com o nobre Deputado, em nenhum momento foi procurada por este ou sua equipe para esclarecimentos e orientação do fato veiculado na mídia, recebendo com espanto a propagação de informações falhas e desconexas com a realidade fática e legal que efetivamente existe, possivelmente extraídas de falas soltas ou informações de terceiros sem conhecimento da realidade dos fatos, ou seja, as famosas Fake News.





Postar um novo comentário





Comentários (64)

  • Silvio

    Quarta-Feira, 05 de Março de 2025, 16h45
  • Deve ser da SEPLAG esse "Eu também não daria aumento.". Esses sim são desocupados. Sentam em cima dos processos de progressão dos servidores dos outros órgãos. Não querem q ninguém ganhem mais que eles, mas o que eles têm a oferecer. É só o RH do estado, e o Secretário é aquela Tia idosa do RH
    2
    0



  • Eu também não daria aumento.

    Quarta-Feira, 05 de Março de 2025, 14h53
  • Bom, em pleno expediente e servidores comentando em notícias. Eu também não daria aumento para ninguém. Certa está a SEPLAG em barrar. Mas, temos que admitir que essa guerra está muito divertida de assistir.
    2
    3



  • Alexandre

    Quarta-Feira, 05 de Março de 2025, 11h15
  • Não existe trabalho impossível no Detran, existe trabalhoso, que vc perde muito tempo, isso em todos os setores, não foram os analistas que começaram essa guerra, estamos apenas nos posicionando,como falei qualquer RT ou estagiários devidamente treinado,faz o serviço de todos. Um pouco de humildade não faz mal a ninguém..tá na hora do povo parar de brigar e encontrar uma solução pra todos ,esse é o caminho.
    0
    8



  • alexandre

    Quarta-Feira, 05 de Março de 2025, 11h02
  • Isso mostra o nível de educação dos colegas, vergonha alheia, vergonha alheia, tenha argumentos, não chingamentos.. enquanto houver radicalismo todo mundo continua na mesma
    0
    7



  • Serio Isso!

    Quarta-Feira, 05 de Março de 2025, 08h18
  • Nossa que bonzinhos são os analistas quer manter os auxiliares na lei seca..... Me poupe né Alexandre..... Todo sabe que que os analistas ficaram de CÚ TRANCADO quando não receberam nada de aumento e foram rasgar o CÚ para o presidente, pedir para participar da lei seca, liderados é claro pela urutú cruzeiro né...como forma de compensação por não receberem aumento, e todo mundo sabe que quem barrou o aumento de foi o secretário que verificou que o salário de vocês não é tão diferente de um analista da SEPLAG..... Vocês fizeram essa filhadaputagem, pedindo para participar da lei seca, pediram alguns cargos de chefia e é claro de olho na possível aposentadoria especial..... Mas ser fiscal de contrato, fazer empenho, fazer um minuta de licitação ninguém quer.... Dá trabalho né!! E trabalho a gente deixa para os agentes e auxiliares né..... Essa conversa de altruísta ninguém acredita, nem você acredita.... Todo mundo sabe que a urutú cruzeiro e alguns outros analistas fizeram isso, cagaram para legalidade da coisa, regulamentando por portaria algo que deveria ter sido por mudado por lei, tanto é que agora estão tentando consertar a cagada épica .... Isso que dá revanchismo, rancor, soberba e sanha por dinheiro... Só a título de informação um analista da SEPLAG ganha em torno de 1000 reais a mais que o analista do Detran, boa sorte em tentar conversar o secretário que por sinal é servidor de carreira da SEPLAG.....,KKKKK
    11
    1



  • ALEXANDRE

    Terça-Feira, 04 de Março de 2025, 13h12
  • A estratégia de mandar tabela INEXEQUIVEL, já foi feita antes e a gente sabe o resultado, o governo vai rejeitar, a SEPLAG vai rejeitar, ela faz o estudo de impacto dela, pois tem limites da LRF e limites da RCL, parte patronal limite de despesa com a folha a serem respeitados, pedir 100,00 querendo receber 5,00 ´só trava o processo, o que definiu os salários, foi a forma de acesso, estava escrito no edital, eu sou a favor que todos tenham salários dignos, pois trabalhamos bastante. Todos ficam sem nada por causa da teimosia de alguns. É preciso consenso...
    2
    4



  • alexandre

    Terça-Feira, 04 de Março de 2025, 12h42
  • O discurso, nós carregamos o Detran nas costas, não é meu, a gente sabe de quem é, segundo: nós analistas, é que estamos brigando para manter os auxiliares, continuarem trabalhando na lei seca,ao contrário dos agentes que, querem exclusão e monopólio deles, terceiro: eu não falto,nem chego atrasado para as operações,nas atividades, todos somos agentes da autoridade de trânsito, subordinado a chefia, quem é o egoísta da história?
    2
    5



  • Mário César

    Segunda-Feira, 03 de Março de 2025, 20h01
  • Alexandre, vc falando em egoísmo kkkkk? seja gentil, ceda a sua convocação na lei seca a um auxiliar que ganha 20% do seu salário. Vc sabe que é justamente o CTB que não autoriza vcs a atuarem como Agentes da Autoridade de Trânsito, por isso querem alterar a nossa lei a toque de caixa e de forma sigilosa. Todas as instituições que participam da lei seca, participam dentro das suas respectivas atribuições, ninguém da área meio da Polícia Penal por exemplo vai na lei seca. Cada um dentro da sua competência. Vcs criticam a tabela do sindicato pq sabem que a proposta é diminuir essa diferença enorme entre os cargos, os egoistas são vcs que não aceitam os agentes e auxiliares ganharem um pouco melhor. E ficam jogando os auxiliares contra os agentes, pena que os auxiliares ainda não enxergaram de fato quem são vcs. Estão sendo enganados assim como os agentes foram enganados em 2011, quando a analista deu um golpe e tomou o sindicato e conseguiu um ?aumento? salarial deixando os agentes com 50% e auxiliares com 20% dos salários dos analistas. O ego de vcs é tão grande que todos nós vimos a fala do advogado dizendo que quem manda no detran são vcs (os analistas). Só espero que um dia os auxiliares enxerguem que estão sendo usados.
    11
    2



  • Serio Isso!

    Segunda-Feira, 03 de Março de 2025, 18h29
  • Alexandre justamente isso, NINGUÉM TRABALHA SOZINHO,por isso eu discordei quando VOCÊ disse: Sem a área meio o DETRAN para... Volto a dizer não para, sempre vai ter alguém para fazer o serviço.... O DETRAN não é só atendimento mas este é o cartão de visitas, o que a população em geral vê e comenta são os serviços prestados lá no balcão.... Quanto a negociação do passado o que temos são as informações que foram repassadas pela mídia, pela gestão e pelo próprio governo, agora se houve algo além do que foi passado oficialmente não há como saber, talvez seja o caso de perguntar para a comissão dos analistas que há época dos fatos estava participando ativamente com reuniões na casa civil... Sinceramente pouco me importa quem participa dessa lei seca, eu vou para fazer um trabalho e só.... Mas o que é chato é essa briguinha de ego.... Tipo se o agente ganhar perto do analista a gente entra na justiça....o critério de ingresso foi diferente....mimimimi...... E nisso ninguém ganha.... Se eu fosse o governador também não dava aumento para ninguém, povo briguento...
    5
    0



  • ALEXANDRE

    Segunda-Feira, 03 de Março de 2025, 17h29
  • Com o devido treinamento, até estagiários e os RT fazem o serviço dos 3 cargos, concordo que ninguem é insubstituivel, cargos são só formas de acesso no concurso publico, enquanto continuar birras ninguem chega a lugar nenhum, o Detran não é só atendimento, e já tive BN e trabalhei na área de veiculos, o serviço é integrado , ninguem trabalha sozinho. Na negociação anterior, confiamos no sindicato, ficaram com tabelas impossíveis, até que o governo travou tudo e deu o que eles quiseram, esse papo que foi unilateral, não me convence, trabalho com todos e respeito a todos, triste essa briga por migalhas....é melhor o povo se unir para não repetir os mesmos erros.
    2
    3



  • Serio Isso!

    Segunda-Feira, 03 de Março de 2025, 15h29
  • Mais uma coisa Alexandre, você disse que sem a área meio tudo para no Detran...permita-me discordar de você, se os agentes não são os donos do Detran tampouco a área meio também o é... Cada peça de engrenagem é importante.... E outra não existe setor no Detran que não tenha pelo menos dois agentes, se hoje os 89 analista sairem do Detran o Detran não para um minuto se quer pois como eu disse existem agentes em todos os setores que fazem o mesmo serviço que vocês, e hoje nos temos os auxiliares que também contribuem e muito.... Eu trabalhei anos no atendimento, como boa parte dos agentes pois ainda não tinhamos os atuais auxiliares, e só saímos depois que os mesmos tomaram posse,hoje faço trabalho de analista e faço lei seca também e é o que me importa, ou seja trabalhar.... No meu setor atual tem analista, agente e auxiliares e todo mundo trabalha de boa e se respeita ... Esse negócio de sem mim o trem para é coisa de gente soberba.... Não se engane meu caro, ninguém é insubstituível, nem agente, nem auxiliar e nem analistas.... Dá uma olhadinha ao seu redor e vc vai ver que está todo mundo misturado fazendo o mesmo que você
    11
    1



  • Serio Isso!

    Segunda-Feira, 03 de Março de 2025, 14h35
  • Só uma correção Alexandre, quem ganhou 20% foram os auxiliares, os agentes ganharam 10% de aumento..... só lembrando que quem deu o aumento foi o governador, e foi o mesmo governador não deu nada para vocês analistas.... Só lembrando também que foi uma comissão de analistas liberados por uma que é bem conhecida que tentou melar até esse aumento.... E o que me deixa surpreso ainda é os auxiliares se esquecerem disso, que se dependessem dessa fulana o salário ruim deles estaria pior ainda... Enfim , não sou sindicalizado e nem associado pois nenhum dos dois grupos me representa.... Quem quiser um salário maior é melhor prestar outro concurso..... Como diz um servidor com décadas de DETRAN: EU TENHO MAIS DE 30 ANOS DE DETRAN E ISSO AQUI NUNCA MUDOU E NUNCA VAI MUDAR, QUEM ESTIVER INSATISFEITO QUE SAIA.... E é o que vou fazer.
    9
    0



  • ALEXANDRE

    Segunda-Feira, 03 de Março de 2025, 11h56
  • o CTB garante os requisitos para participar das operações leis secas..egoismo faz mal ao coração, farinha pouca meu pirão primeiro....é assim que alguns pensam...nessa postura a imagem do orgão vai pro lixo...
    2
    6



  • ALEXANDRE

    Segunda-Feira, 03 de Março de 2025, 11h51
  • Na ultima tabela a gente ganhou 0%, vcs 20 %, nunca foi fácil.... eu tambem quero ganhar igual juiz, sei que não posso, enquanto nao baixar a fervura e o povo tomar juizo, NINGUEM CONSEGUE NADA, nesse impasse, não vão ganhar no grito, o Presidente já deixou bem claro, que é necessária a representação de todos.O discurso de ódio não é bom pra ninguem. os agentes não são dono do Detran...sem área meio , tudo para...
    2
    6



  • Carlos

    Segunda-Feira, 03 de Março de 2025, 11h20
  • É fácil falar 20% pra todos né ?Alexandre?, vc é analista, seu salário já é nas nuvens, né. Para regularizar os salários no detran, tem que diminuir sim a diferença entre os analistas para os agentes e auxiliares. Afinal, os que menos fazem são os que mais ganham
    10
    2



  • Carlos

    Segunda-Feira, 03 de Março de 2025, 11h18
  • Engraçado esse Alexandre falando de privilégios. Desde quando Agente ou Auxiliares são privilegiados no DETRAN. Ali, a única casta privilegiada são os analistas. Você fala que se quiser ganhar igual analista tem de fazer outro concurso, pq pra vc fazer lei secas vc não fez outro concurso? Os únicos que realmente não precisam estar no detran são os analistas. Suas funções podem muito bem ser realizadas pelos técnicos da área instrumental do governo. Me diga qual área fim vcs atuam? Nenhuma. Por sua vez, Auxiliares e Agentes são os únicos que possuem funções realmente ligadas a área fim do órgão. Totalmente dispensáveis alguns dos analistas que hoje estão lá. Já alguns poucos, seria uma pena a perda deles. Esse Alexandre é o que fica na D.A.S. lá no financeiro? Se for, é mais um analista que quer o benefício de todos os pai outros cargos e não quer trabalhar no concurso que passou
    5
    2



  • ALEXANDRE

    Segunda-Feira, 03 de Março de 2025, 08h42
  • É preciso chegar num consenso, onde TODOS GANHAM, não apenas alguns, 20% pra todos, e nao 500% pra mim, 10% pra vc, tabelas impossÍveis não serão aceitas pela SEPLAG, e apenas atrasa a negociação, SONHOS é na padaria...na tocada que está , mais 10 anos sem aumento pra todos..
    3
    5



  • Carlos

    Domingo, 02 de Março de 2025, 15h39
  • Como assim os agentes só querem ar condicionado, não querem trabalhar? quem levava o detran nas costas eram os agentes. Antigamente nem existiam auxiliares, analistas escolhiam onde queriam trabalhar, nem nas funções que eles passaram no concurso pra trabalhar eles queriam. Havia contadores em quase todos os setores, menos na contabilidade. Existiam advogados em todas as diretorias? Só vem um pessoal falando que os agentes não querem trabalhar. Piada né. Coloca como se fosse auxiliar comentando, mas todos sabem que são na verdade alguns poucos analistas falando abobrinha, tentando manipular os auxiliares? Não caiam na lábia de alguns analistas e advogados. Cadê aquela advogada de trânsito pra entrar na justiça pedindo a anulação de todas as infrações lavradas por analistas e auxiliares?
    8
    3



  • Bem vindo ao UFC do transito

    Domingo, 02 de Março de 2025, 14h29
  • Se você acha que trânsito caótico é problema, é porque ainda não viu a guerra interna no Detran de Mato Grosso, onde analistas e agentes de trânsito estão se pegando mais que briga de trânsito no semáforo! A confusão? Servidores sendo jogados em funções que não são deles, gente sem capacitação fazendo trabalho técnico e um presidente do Detran que, segundo os bastidores, tá mais vendido que pastel de feira! A situação já tá tão surreal que, se seguir assim, daqui a pouco vão colocar o zelador pra emitir CNH, a tia do café pra aplicar multa e o estagiário pra comandar blitz! E o pior? Os que tentam fazer o certo viram inimigos dentro do próprio órgão! É o famoso "manda quem pode, obedece quem tem juízo e se ferra quem trabalha direito". E enquanto o caos rola solto, cadê o Ministério Público? Tá esperando o quê? Um convite formal com lacre de cera? Isso aqui não é só um escândalo administrativo, é um roteiro pronto pra uma série de corrupção! Se for pra deixar como está, já coloca um letreiro na porta do Detran escrito ?Aberto para negócios?, porque transparência que é bom, nada. No fim, o único trânsito que realmente funciona no Detran-MT é o de influências e favores. E o povo? Bom, o povo continua pagando multa, esperando atendimento e assistindo essa novela de quinta categoria sem direito nem a um plot twist!
    16
    5



  • Presidente sem CNH

    Domingo, 02 de Março de 2025, 14h16
  • Receber multa do Detran é igual àquela mensagem de "Oi, sumido" do banco: você nem pediu, mas vem com cobrança! Agora, o mais curioso é que o presidente do Detran de Mato Grosso, Gustavo Vasconcelos, sequer tem habilitação para dirigir! Sim, meus amigos, é como se o chefe da academia nunca tivesse feito uma flexão ou o dono do açougue fosse vegano! Então, basicamente, estamos sendo multados por alguém que não poderia nem sair com o carro da garagem sem estar errado. Isso é tipo levar sermão sobre fidelidade de um namorado que tem perfil no Tinder! Como confiar num sistema assim? A verdade é que a gente paga IPVA, licenciamento, faz vistoria, coloca cinto, respeita o sinal e, no fim das contas, quem tá no comando do trânsito nem pode pegar o volante! Isso não é um governo, é uma pegadinha do João Kleber! Enquanto isso, o radar tá mais rápido do que Wi-Fi de lan house e a gente só vê a multa chegando antes mesmo de ouvir a buzina do caminhão que furou o sinal. O bolso da gente fica mais vazio que promessa de político, e o presidente do Detran segue dirigindo? dirigindo o caos, porque carro mesmo ele não pode!
    7
    4



  • Ele

    Domingo, 02 de Março de 2025, 14h11
  • Atenção vc foi multado pelo detran? Saiba que o Detran está colocando servidores que fizeram concurso para motorista, telefonista, contador, analista de sistemas, e outros para atuarem como fiscais de trânsito. O DETRAN -Mt, tem designado ilegalmente, servidores ocupantes dos cargos de auxiliar do serviço de trânsito e analista do serviço de trânsito, para atuarem como fiscais de trânsito. Esses cargos tem as seguintes atribuições: AUXILIAR DO SERVIÇO DE TRÂNSITO - Funções de Telefonista, Motoristas, Aux de manutenção, Aux administrativo e Aux de informática. Analista do Serviço de Trânsito - Contador, Administrador, Arquivologista, Economista, Pedagogo, Estatístico, Blibioteconomista entre outros. *Redação do anexo II da Lei Complementar 505/2013* Todo cidadão quando é multado, (autuado) tem o direito de saber o nome, a matrícula e o cargo do servidor que aplicou a multa. Art. 281 do CTB: § 1° O auto de infração será arquivado e seu registro julgado insubsistente: 1 - Se considerado inconsistente ou irregular; Diante dessa ilegalidade, o cidadão pode recorrer administrativamente e também na justiça. Pleiteando indenização por danos morais.
    13
    5



  • O post e o cachorro

    Domingo, 02 de Março de 2025, 14h07
  • Como pode alguém ainda acreditar neste presidente que usa fio dental nos dentes e ainda cheira pra ver se tá bom, não está bom não presidente, os funcionários estão cansados, estão insatisfeitos, e muita canalhice que faz com os agentes no interior, o senhor tinha que tomar vergonha na cara e consultar todos e não fazer o que acha legal, larga de ser amador e mamador de ovo do Mauro Mendes, então se ajuste ou iremos derrubar você do cargo
    10
    3



  • A menina que chora sentada

    Domingo, 02 de Março de 2025, 14h03
  • Como pode os agentes ficarem chorando ? com o salário que tem, são valorizados, tem salário compatível com a classe, agora se querem salários melhores tivessem feito concurso pra ganhar mais, agentes que não gosta de trabalhar e assim mesmo só quer mamata, tá na hora de tirar a chupeta e começar a crescer, faz o L
    2
    17



  • Menina caliente

    Domingo, 02 de Março de 2025, 14h00
  • O Detran e um verdadeiro bordel, enquanto o presidente que já está caindo a chapa da boca porque dente não tem mais, aquela boca que já beijei e me arrependi, eu quero ver quando irão colocar pessoas sérias e comprometidas pra gerenciar esse cabaré, tem que investigar mesmo principalmente os do gabinete, aí neste mato tem mais coelho do que imagina
    3
    3



  • Alexandre

    Domingo, 02 de Março de 2025, 12h33
  • Falou o professor de português, que com certeza, tem menos estudos que,de fato,os agentes discrimnam os auxiliares e se acham melhor que os analistas,as formigas são em maior quantidade,nem por isso,ela dominam o mundo, humildade e canja de galinha, não faz mal a ninguém, respeito a todos que trabalham comigo.
    4
    6



  • Agente do detran

    Sábado, 01 de Março de 2025, 19h50
  • Fake News? Fake News é o detran alegar que teve participação dos representantes dos servidores na construção do projeto. Mostrar minuta pronta e querer que aceitem guela abaixo não é participar. Infelizmente estamos sendo feitos de massa de manobra para benefícios de uma minoria que sabe muito bem que deveriam estar na area meio. Que vença o melhor articulado pq a Constituição já foi rasgada faz tempo.
    19
    5



  • Anonimous

    Sábado, 01 de Março de 2025, 19h27
  • Engraçado. A impressão que dá é que é agente contra todos. Auxiliares, não caiam nessa dos analistas e advogados. Tudo esses rolos que aconteceram nas leis de carreira são responsabilidades deles. Essas atribuições quem colocou pra cada cargo foi a então presidente do sindicato a época, hj presidente da associação, que na época jogou no colo dos agentes, pensando que iam tripudiar. Mas aí veio as gratificações, aí a coisa mudou. Agora todos querem. Mas pq só agora estão brigando por essas tais atribuições, e quando não era pago não brigaram tbm? Como diria um analista da t.i. Que tem cargo e faz lei seca: ?quer ganhar o salário de analista, faz outro concurso.? Agora digo ?quer ganhar lei seca fazendo fiscalização, faz concurso de agente?
    19
    5



  • Auxiliar CRT

    Sábado, 01 de Março de 2025, 19h10
  • A culpa é dos agentes que são preguiçosos e só querem ficar no ar condicionado, muitos nem curso superior tem e estão em um cargo nível superior. Os Auxiliares só estão fazendo o serviço que os agentes não dão conta, e logo vamos conseguir a equiparação do salário também
    9
    24



  • Dica de OURO!

    Sábado, 01 de Março de 2025, 16h54
  • Prezado Cidadão Matogrossense, se vc foi multado em uma operação Lei Seca e quer recorrer da sua multa, vá até o Detran solicite o nome e cargo do servidor que lavrou a sua infração, se caso este for ANALISTA ou AUXILIAR ele não tem competência para isso, não está na atribuição do cargo dele. Anexe a lei 505/2013 no seu recurso e protocole na JARI, se o seu veículo foi removido, aproveite para solicitar danos morais e ressarcimento dos valores pagos. Fica a dica! APROVEITE!!!
    19
    5



  • Apenas um rapaz latino americano sem din

    Sábado, 01 de Março de 2025, 16h39
  • Alexandre, vc precisa estudar um pouquinho português. Tá feio meu amigo. Passando vergonha!
    6
    3



  • Observador

    Sábado, 01 de Março de 2025, 15h54
  • A vdd é que o Detran não muda pq a alta cúpula da gestão não muda nunca. Tem umas 5 figurinhas carimbadas por lá que entra presidente e sai presidente estão sempre lá trocam de cargo, mas estão sempre com o chicote na mão ...são pessoas que nunca nem andam pelo órgão, ficam aquartelados em suas salas rodeados por seus cães de guarda. É gente que não tem ideias novas, com o objetivo pessoal apenas de manter seus DGAs. Tem orgão no Estado com serviços 100% digital que nem atende mais público. Mas no Detran as chefias continuam sendo distribuídas por panelinhas. Dessa forma o orgão vai sempre ficar com imagem de avacalhado. Precisa entrar um presidente com peito e exonerar todos os gerentes, coordenadora e diretores de seus respectivos cargos. Tem uns 2 ou 3 que são merecedores de ocupar os cargos que ocupam, mas o resto tá lá só pra fechar ponto e receber DGA. Chefe antigo não irá trazer novos ares! E essa é a origem de toda Inhaca do DETRAN
    19
    2



  • alexandre

    Sábado, 01 de Março de 2025, 14h26
  • A categoria não é unida por culpa dos agentes , que se acham,eu acho injusto, a discriminação que os agentes estão fazendo com os auxiliares , não as cotas e monopólio .. não dá confiar em quem só pensa no próprio umbigo..
    4
    12



  • alexandre

    Sábado, 01 de Março de 2025, 14h19
  • Na época o edital sempre deixou claro o número de vagas pra analistas 4 vagas, para agentes 200 vagas nível médio e salário definido,o problema é o povo querer ser maior que Deus, quer ganhar como nível superior, faça um concurso pra vagas de nível superior , que são poucas e exigem bastante estudo e dedicação pra passar e ser chamado dentro do número de vagas.
    3
    11



  • Auxiliar de pegar peças

    Sábado, 01 de Março de 2025, 14h14
  • Como assim ? Então as muitas que levei todas era mentira, quero meu dinheiro de volta, eu vou bota dois ovos quentes no xero desse presidente do Detran, pra mim isso e uma safadeza de extrema vergonha, mas o que esperar deste presidente que foi comprado pelos morcegos dos analistas que não fazem nada, mas eu estou aqui pegando peça para meu chefe.
    7
    4



  • Dona do bordel

    Sábado, 01 de Março de 2025, 14h11
  • Então quer dizer que fui multada por alguém que não pode multar, ficar tentando fechar cabaré vocês gostam, fazer blitz aqui na frente vocês gostam, depois vem gastar com a gente, multaram a Maria negona sim um travecao que o menino agente pegou o mesmo que multou a menina, safado então ele não era agente quero o dinheiro da Maria negona de volta, e parem de fazer blitz fake aqui na frente
    5
    4



  • Tia do café

    Sábado, 01 de Março de 2025, 14h07
  • Isso e uma delícia grave aqui na minha cidade e a maior zona, indústria da multa, se comprovar que a safada da Cleide que me deu multa não for habilitada pra isso, eu vou entrar na justiça e requerer meu dinheiro de volta, eu desconfiei daquela mulher ela não sabia nem mexer no tablete, nem sabia de código nem nada, uma ratazana, que o Detran coloca pra brincar de multar as pessoas, eu sou costureira e tive que vender minha máquina pra pagar a multa, eu te acho Cleide
    10
    4



  • Multado revoltado

    Sábado, 01 de Março de 2025, 14h02
  • Uma vergonha isso, eu ser multado por alguém que não tem competência pra isso, eu quero ressarcimento dos valores, ser roubado pelo governo e uma coisa agora ser multado por alguem que nem sabe o que faz, eu quero meu dinheiro de volta.
    11
    6



  • ALEXANDRE

    Sábado, 01 de Março de 2025, 13h29
  • O MBFT é maior que CTB ?O pessoal tem que estudar um pouquinho sobre hierarquia das leis, tudo se resume, a grana e ambição .Eles vão querer barrar a PRF de trabalhar tambem ?
    11
    5



  • Odeio gente inutil

    Sábado, 01 de Março de 2025, 12h34
  • Apenas Cumprir, vcs são inúteis!
    3
    3



  • Dicas de He Man

    Sábado, 01 de Março de 2025, 12h24
  • Era uma vez uma cobra que achava que era gente. Essa cobra se casou, mas como não dava direito o marido foi mamar em outro macho e acabou gostando. A cobra ficou irada e pra descontar a sua ira pensou: Vou mudar uma lei! Então a cobra se aliou ao assessor gago e sussurram no ouvido do velho gagá que pensou estar sonhando . A lei foi mudada a cobra continuou chifruda, o assessor continuou gago e o velho continuou gagá! Moral de história: As pessoas são o que são. Fim!
    18
    2



  • Rei Salomão

    Sábado, 01 de Março de 2025, 12h01
  • Muito simples resolver esse conflito de interesses, e não vai precisar ordenar cortar alguém ao meio! Basta estender as atribuições de fiscalização e exames de trânsito a todos os cargos do Detran-MT, REVOGAR as leis que dão gratificação ao exercício dessas atribuições "tão desejadas", e o presidente convocar (de ofício) a maioria dos analistas e auxiliares para desempenhá-las, já que é o sonho deles serem examinadores e fiscais de trânsito. Caros mortais, a inveja e o egoísmo de vocês não os deixam enxergar além das fronteiras do universo!
    13
    4



  • O Imparcial

    Sábado, 01 de Março de 2025, 11h46
  • Vamos aos fatos. O Detran possui 4 castas de trabalhadores: estagiários, auxiliares, agentes e analistas. Estagiários e auxiliares são os que mais ralam porque ficam com o atendimento e todo o trabalho mecânico simples. Recebem uma miséria por isso. Agentes e analistas trabalham internamente, compartilham 90% das atividades, com a diferença que analista ganha mais. Ou seja, 90% do trabalhos dos analistas podem ser feitos por qualquer pessoa treinada. Existe uma guerra silenciosa entre as classes por os auxiliares ralam muito e ganham pouco, os agentes fazem o mesmo serviço que os analistas e ganham menos e os analistas não aceitam ser equiparados de forma alguma. A briga pelas funções de banca e fiscalização é porque rola um extra. Todos sabem que o salário está bem defasado. Todos só querem um condição melhor de vida. Mas deixam suas crianças interiores moverem suas atitudes. Por isso a categoria não é unida.
    22
    1



  • Minhoca de água salgada

    Sábado, 01 de Março de 2025, 11h21
  • Vou dar um dica para as auxiliares: Calça transparente ou que marque, fio dental por baixo e "muita dedicação" ao trabalho. Assim o DGA de assessoria vem fácil, qdo não vir esse, vem um de substituição. Façam muito agachamento e leg press assim sua "dedicação ao trabalho" vai ficar mais evidente.
    7
    5



  • Servidor exausto

    Sábado, 01 de Março de 2025, 10h38
  • "Essa exposição desnecessária é prejudicial à imagem da autarquia e para os próprios servidores, independentemente do cargo, que buscam uma valorização salarial."
    8
    1



  • Seriedade

    Sábado, 01 de Março de 2025, 09h46
  • Todos dia 20/03/25, auxiliar, analista e agente! Esclarecer a sociedade, mas tem que falar a verdade. Até lá!
    6
    0



  • Caverna do Sapão

    Sábado, 01 de Março de 2025, 08h44
  • Tenho pena dos auxiliares do interior. Ganham um salário de mendingo, vivem em cidades que só tem um cabaré com puta gorda, uma igreja universal e um mercado Dia a Dia e trabalham em CRTs abandonadas pela gestão. Enquanto isso, na Sede, as auxiliares são as thu thu cas dos chefes, claro pq são muito competentes, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Esse órgão é uma piada de mal gosto!
    11
    6



  • Mujica

    Sábado, 01 de Março de 2025, 08h26
  • Eu só quero saber de uma coisa: A cobra chifruda do DETRAN vai partilhar ?
    6
    0



  • Servidor de Carreira

    Sábado, 01 de Março de 2025, 08h10
  • Dou graças a Deus que este grupo de agentes que abrem o peito aqui pra destilar ódio de forma covarde não representa a maioria dos servidores, a lei de carreira e a tabela salarial (17 anos só kkk) está tão defasada quanto a mentalidade destes, considerando a maioria absoluta dos auxiliares possuem nível superior, trabalham tanto quanto em questão de serviço e atribuições, em muitos casos trabalham bem mais que "tais", como se a "justiça salarial" em uma equiparação fosse sair do bolso dos endem#()/, engraçado que quando tem assembleia, cadê os nobres pseudo legalistas? Nojo desta raça que se esconde atrás da tela, fale o que quiser, o choro é livre e infelizmente por pessoas como está que a categoria como um todo capenga em conquistas justas...
    14
    10



  • ALEXANDRE

    Sábado, 01 de Março de 2025, 07h56
  • Em nenhum momento a lei de carreira fala que as funçoes de fiscalização e banca , são EXCLUSIVAS,RESTRITIVAS, SOMENTE AOS ABENÇOADOS dos agentes .A atribuição de Fiscalização, tambem está para os ANALISTAS , O CTB é bem claro, todos que fazer parte do Sistema nacional de Transito, tem a OBRIGAÇÃO, no Triplé: Educação, Fiscalização e Engenharia de Transito... Porque os agentes odeiam tantos os auxiliares e analistas? Eles se acham os donos do Detran, o dono do Detran, é a a população que paga os impostos e taxas, nos somos SERVIDORES...
    10
    16



  • ALEXANDRE

    Sábado, 01 de Março de 2025, 07h36
  • O que vale mais: o CTB que é uma lei federal ou lei de carreira ?, para os analistas NA LEI DE CARREIRA tambem consta FISCALIZAÇÃO, porque os agentes querem tanto PREJUDICAR OS AUXILIARES? Todos leram o EDITAL, agentes não podem querer ser ANALISTAS , NEM GANHAR IGUAL A ELES, isso se chama ascensão funcional, é proibido pela constituição, MT é um Estado muito grande, onde precisa do trabalho dos 3 grupos, porque quem está no atendimento são ESTAGIARIOS? onde estão os estrelinhas ?, desde que inventaram a palavra EQUIPARAÇÃO, VIROU essa guerra ,fraticídio,Tenho qualificação, faço meus cursos, vou trabalhar na lei seca, porque cara feia não pagam minhas contas, é muito triste essa lavagem de roupa suja na frente da sociedade, nunca devemos diminuir a oferta de serviços a sociedade, nem a quantidade de operaçoes planejadas em todo o Estado, é um trabalho sério que envolve terceiros: PJC, PM, entes municipais, prisional e bombeiros..
    7
    13



  • Um Servidor

    Sábado, 01 de Março de 2025, 06h39
  • Oimizar os Serviços? 95 Auxiliares na Capital como motoristas, telefonistas para aplicar multa em todo Estado? Porque não utilizar os 900 agentes de trânsito presentes em todo Estado. Tem ingerência e corrupção aí! Ah! se tem!
    12
    8



  • Atenção MP abre o olho!

    Sexta-Feira, 28 de Fevereiro de 2025, 23h45
  • A Lei de Carreira deve ser respeitada, se querem alterar as escondidas e de forma sigilosa é para corrigir um erro que está sendo cometido desde 2020 pela Autarquia. O MBFT é claro ao falar que a fiscalização de trânsito não pode ser feita por mera designação por portaria, se o servidor não foi aprovado em concurso para exercer essa função. Colocar motorista, contador, telefonista, engenheiro etc, para aplicar infração de trânsito é brincar com a cara da sociedade.
    27
    10



  • Marco

    Sexta-Feira, 28 de Fevereiro de 2025, 22h32
  • E os atos praticados por esses servidores como irão ficar??? As multas, remoções e reprovações na banca serão válidas???
    23
    8



  • Auxiliar revoltada

    Sexta-Feira, 28 de Fevereiro de 2025, 20h35
  • Fazer vistoria, atender no balcão pode ? Isso vcs não querem fazer.. Agora receber para fazer banca e Lei seca os auxiliares não podem??
    14
    17



  • Bastidores do Detran

    Sexta-Feira, 28 de Fevereiro de 2025, 19h41
  • Engraçado, tem um monte de "agente" no administrativo ocupando cargo de auxiliar tbm Wilson Santos vamos dialogar sobre isso.e tem auxiliar fazendo serviço de agente sem receber o mesmo salário do agente. Chama um auxiliar, um agente e um analista pra conversar Wilson. Garanto que será interessante
    14
    21



  • Entusiasta

    Sexta-Feira, 28 de Fevereiro de 2025, 19h08
  • Meu caro e nobre Detran da Silva, estou no aguardo de seus comentários precisos e pertinentes.
    1
    0



  • AGENTE COERENTE

    Sexta-Feira, 28 de Fevereiro de 2025, 19h00
  • Auxiliar indignado, a vida é feita de escolhas!!! Você abriu o edital do concurso, leu e escolheu o cargo que tinha a taxa de inscrição mais barata, a prova mais fácil, os requisitos de ingresso mais básicos, as regras para progressão mais simples e CONSEQUENTEMENTE o salário menor. Simples assim! Agora você quer fazer as atribuições de outro cargo (Fiscalização e exames de trânsito) sem ter feito concurso pra isso. Além do que ainda quer ganhar igual Agente. Te dou uma dica: Se quer ser agente de trânsito, estude e no próximo concurso do Detran, concorra para o cargo de Agente. É tão difícil entender isso???
    27
    9



  • Augusto

    Sexta-Feira, 28 de Fevereiro de 2025, 18h48
  • Será que os auxiliares vão querer fazer vistoria ou só as atividades remuneradas?
    21
    7



  • Ele

    Sexta-Feira, 28 de Fevereiro de 2025, 18h43
  • O auxiliar indignado, faça o que a lei lhe permite, vc não foi aprovado em concurso pra fazer vistoria, fiscalização e banca examinadora, então foca nas atribuições do seu concurso. Daqui a pouco agente vai querer fazer serviço de advogado, e o mesmo não foi aprovado para tal.
    22
    9



  • Preciso de um saco pra mamar

    Sexta-Feira, 28 de Fevereiro de 2025, 17h43
  • Tem que servidor que reclama que leva uma vida sofrida, ganha menos que estagiário, mas qdo vê um saco de chefe dando mole agarra com todas as forças. Recomendo para as coitadinhas algumas horas de academia e roupas sensuais, assim seus chefes vão logo reconhecer os seus talentos. A dica vale para os pobrezinhos tbem. No Detran os chefes são bem versáteis.
    13
    1



  • Serio Isso!

    Sexta-Feira, 28 de Fevereiro de 2025, 17h25
  • Auxiliar Indignado, você pode fazer qualquer uma dessas atividades prevista na sua lei de carreira, o que passa disso pode caracterizar desvio de função, se estiver em dúvida sobre suas reais atribuições formalize ao setor competente, beleza? IV - Auxiliar do Serviço de Trânsito: as inerentes aos saberes, conhecimentos, habilidades, atitudes, responsabilidades, às ações e serviços que constituem o Sistema Nacional de Trânsito, na sua dimensão operacional, para atuar como: auxiliar administrativo, auxiliar de informática, auxiliar de manutenção, motorista e telefonista do DETRAN-MT, assim como todo o atendimento direto aos usuários do SNT.
    15
    4



  • alexandre

    Sexta-Feira, 28 de Fevereiro de 2025, 17h10
  • Nao há nada irregular, art 22 do CTB estabelece fiscalização,e os requisitos, para ser agente de autoridade de transito: ter curso de agente de transito.delegação em DO, agente de autoridade ter número orgao autuador, os PM trabalham na lei seca e nem do DETRAN eles são, é tudo via convenio, a briga é por causa das atividades voluntarias remuneradas, os agentes querem COTAS E EXCLUSIVIDADE, só eles fazem, só eles ganham. Quando a lei seca era por folga, não queriam esse MONOPOLIO.. agente de transito nao é a mesma coisa de agente de autoridade de transito. Os agentes auxiliares e analistas sempre trabalharam na lei seca desde 2018, não se deve diminuir as operações leis seca por CAPRICHO de alguns, essa operações salvam vidas...
    13
    22



  • PAGADOR DE IMPOSTOS

    Sexta-Feira, 28 de Fevereiro de 2025, 16h57
  • como assim há mtas duvidas sobre os servidores estarem exercendo funções sem respaldo legal? isso qr dizer que tem servidor aplicando prova de cnh que nao tem amparo legal, pq se isso for verdade as CNH nao teriam validade.. ou ele estaria de referindo as blitz de lei seca onde poderiam ter servidores lavrando autos sem amparo legal? pq se for isso os autos deveriam ser anulados. ou sera que ele fala sobre os laudos de vistoria? sobre o servidor devolver a remuneração recebida, se ele tiver que devolver por nao ter amparo legal para receber, o cidadão que foi pego na blitz tb deverá receber de volta o valor da multa que gerou a penalidade, caso esse auto de infração tenha sido feito por servidor sem amparo legal.
    19
    6



  • Auxiliar indignado

    Sexta-Feira, 28 de Fevereiro de 2025, 15h18
  • Será que tbm vão querer proibir os auxiliares de fazerem vistoria ou só nao pode funções remunerada$$$?
    19
    20











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet