O deputado federal Emanuelzinho, hoje no MDB, confirmou que, de fato, deve deixar a legenda para disputar sua reeleição em algum outro partido com o qual se "identifique mais". Vice-líder do governo Lula (PT) na Câmara Federal, o deputado disse que está insatisfeito com a posição do MDB no estado, diante da tendência de aproximação da direita, o que invibializa sua permanência.
De acordo com o deputado, há algumas semanas esteve em conversa com o diretório estadual da sigla e entendeu que o melhor caminho será a saída pacífica.
“Me incomoda a posição do MDB, que vem defendendo e utilizando um discurso fiscalista para debater a dita falácia fiscal. Assim como minha postura incomoda ao partido. De forma amigável, vamos conversar para que cada um tome seu rumo e defenda o que acredita em 2026”, disse o deputado ao Jornal do Meio Dia, da TV Vila Real, na última semana.
O deputado assegura que sua baixa no partido não tem a ver com a troca de comando da presidência em Mato Grosso, que a partir de agosto estará sob o comando de Janaina Riva (MDB). “Eu tenho uma ótima relação com a deputada Janaina, estivemos juntos recentemente, nos damos bem. É uma fortíssima candidata ao Senado, mas temos divergências políticas em relação como enxergamos a forma que Mato Grosso tem que trabalhar e o rumo. Já que pensamos diferente, é natural que eu venha a dialogar com outros partidos”, emenda.
A tendência é que Emanuelzinho se filie ao Partido Social Democrático (PSD), já que recebeu convite do presidente estadual da agremiação, Carlos Fávaro, que também é ministro no governo Lula.
O parlamentar entende que o PSD, a nível estadual, defenderá pautas especificas e próximas às suas. No entanto, a filiação está programada para o mês de março do próximo ano, o período das janelas partidárias – que permitem a troca de partidos sem danos no mandato.
“O ministro Fávaro me convidou para o PSD e estou conversando. Hoje, o PSD contempla e me deixa mais à vontade para defender as pautas que eu acredito, as pautas que defendi nesse mandato. O MDB está caminhando um pouco no sentido contrário, a tendência é que não venha a continuar no partido. Mas, vamos dialogar até março, que é quando abre o período de janelas partidárias”, finaliza.
Leal
Domingo, 20 de Julho de 2025, 07h56Nilson Ribeiro
Sábado, 19 de Julho de 2025, 18h08José
Sábado, 19 de Julho de 2025, 16h13Textonni
Sábado, 19 de Julho de 2025, 15h10Eleitor
Sábado, 19 de Julho de 2025, 13h18Paulo
Sábado, 19 de Julho de 2025, 12h22Tonho
Sábado, 19 de Julho de 2025, 11h27Francisco de Assis
Sábado, 19 de Julho de 2025, 11h15neider
Sábado, 19 de Julho de 2025, 10h56