Política Domingo, 12 de Novembro de 2023, 11h:15 | Atualizado:

Domingo, 12 de Novembro de 2023, 11h:15 | Atualizado:

TEMA POLÊMICO

Deputados discutem moratória da soja; WS alerta para desmatamento acelerado

Trata-se de um acordo firmado em 2008

BRENDA CLOSS
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

wilson, janaina, cattani.jpg

 

Em sessão realizada no início deste mês, a Assembleia Legislativa (ALMT) discutiu sobre uma proposta de moratória da soja. De acordo com os deputados Gilberto Cattani (PL) e Janaina Riva (MDB), o pacto comercial traz prejuízos econômicos a vários municípios de Mato Grosso.

Wilson Santos (PSD) por sua vez alertou quanto ao desmatamento acelerado que prejudica o meio ambiente. “Esse pacto comercial feito por multinacionais diz que não podemos exportar a soja produzida através de desmates feitos depois da aprovação do código florestal. Isso quer dizer que mesmo com o desmate legal, há essa vedação, que segundo deputado Cattani traz prejuízo a mais de 80 municípios do estado, especialmente os que estão começando a trabalhar agora com a agricultura”, salientou a deputada.

A moratória da soja é um acordo firmado em 2008 por organizações não governamentais, agroindústrias e o Governo Federal e consiste na proibição da compra de soja produzida por em áreas desmatadas que fazem parte do Bioma da Amazônia. A polêmica em torno do pacto se dá porque não especifica se a área desmatada é legal ou ilegal.

“É que nem quando você vê uma notícia na Rede Globo quando se ala em desmatamento e eles usam o campo de futebol como exemplo. Foram desmatados tantos campos de futebol esse ano, mas não fala se é legal ou ilegal. O produtor tem o direito de desmatar dentro do seu bioma um percentual que a lei o determina”, explicou Gilberto Cattani, que é pecuarista.

De acordo com Cattani, o pacto é apenas um acordo comercial e não uma lei e quem ‘paga o pato’ não são os grandes produtores, conhecidos como ‘Barões da Soja”, por terem suas próprias comercializações, mas sim o pequeno produtor que precisa do financiamento das multinacionais. 

“Nós vamos fazer uma audiência pública, no dia 27 de novembro, para discutir esse assunto e essa Casa vai se debruçar sobre essa questão para que a gente possa de fato colaborar para que essa moratória da soja, se possível, até caia. Não é possível a gente colocar os nossos agricultores debaixo desse julgo do comercio desigual”, asseverou.

Por fim, o deputado Wilson Santos fez um alerta para que os produtores rurais mato-grossenses prestem atenção às exigências dos países de primeiro mundo em relação às questões ambientais, considerando que os clientes estão cada vez mais sintonizados nessa pauta. 

“Se vocês não se adequarem às exigências dos compradores dos nossos produtos, nós estaremos fechando as portas para comercialização. Sejam commodities da área da agricultura ou mineral. A questão ambiental não é brincadeira. Há estudos em Mato Grosso que se continuarmos no nível de desmatamento que estamos nos próximos anos o estado não produzirá mais do que uma safra por ano. Tenhamos juízo”, alertou o parlamentar. 





Postar um novo comentário





Comentários (7)

  • DEVAIR VALIM DE MELO

    Domingo, 12 de Novembro de 2023, 15h42
  • SENHOR *OBSERVADOR SOCIAL* SE PUDER COLOCA SEU NOME PRA FICA MELHOR NOSSO DEBATE. JA QUE O ENTENDE DE MEIO AMBIENTE E CLIMA VAMOS JUNTOS ENCINAR COMO E A REALIDADE. E NÃO MENTIRINHAA DE AMBIENTALISTAS QUE NÃO SABE O QUE FALA.
    1
    2



  • DEVAIR VALIM DE MELO

    Domingo, 12 de Novembro de 2023, 14h12
  • TALISIA E A CIDADÃ, EM RESPEITO VCS POR SEREM MULHERES, VOU DAR UMA DICA PRA VCS: TODAS AS CIDADES QUE TEM A AGRICULTURA COMO CARRO CHEFE SUA ECONOMA, NÃO TEMOS VAVELA E GENTE PASSANDO FOME, TANTO QUANDO AS QUE NÃO PRODUZ QUASE NADA E NINGUÉM PASSA FOME, TEM EMPREGO E RENDA PRA TODOS, NÃO SO QUEM PRODUZ MAS QUEM TRABALHA GANHA BEM. E MT GROSSO TEM MUITA FLORESTA PÚBLICA, NÃO ESTÃO SATISFEITA VAI MORAR NA FLORESTA LA E TUDO DE GRAÇA. VEJA A MAIOR FLORESTA DO MUNDO A AMAZÔNIA TODOS OS RIOS PRINCIPAL SECARAM.. CADE OS MALANDROS AMBIENTALISTAS QUE NÃO CULPARAM A FLORESTA QUE DEIXARAM OS RIOS SECAREM.. KADE OS IDIOTAS AMBIENTALISTAS FICARAM MUDO OU PURA AS MENTIRAS QUE ARVORES PRODUZ AGUA, CADE OS RIOS VOADORES DA REDE GLOBO QUE MANDA CHUVA PRA O SUDESTE E SUL. DEUS ACABOU DE VEZ COM ESSAS MENTIRAS. VEJAM?? AS FLORESTAS QUE DEIXARAM SECAR O RIO AMAZONAS E AFLUENTES . E ONDE QUASE NAO TEM FLORESTA SUL DO BRASIL ACABANDO COM O SUL DO PAIS DE TANTA CHUVA. BRASILEIROS TEM QUE PARAR DE SER PAPAGAI DE PIRATA FALA PELO QUE OUTROS FALAM, SEM SABER O QUE FALAM ..
    1
    3



  • Observador social

    Domingo, 12 de Novembro de 2023, 13h15
  • Esse devair é um tremendo idiota!!!sem proteção ambiental não há vida, não há atividade agropecuária nenhuma, aprendam isso antes de destruir tudo cambada!
    3
    0



  • DEVAIR VALIM DE MELO

    Domingo, 12 de Novembro de 2023, 12h35
  • A FALTA DE CONHECIMENTO FAZ ATE GENTE QUE SE ACHA INTELIGENTE, ATE DR EM CLIMA. EM BREVE EU [email protected], VAI MOSTRAR PRA VCS E A POPULAÇÃO BRASILEIRA QUE ESSES PSEUDOS E ANALFABETOS AMBIENTAIS ENTÃO SEMPE MENTINDO AOS POLITICOS E ELES ACREDITAM POR OSMOSE POR QUE QUER E SO VER A CIÊNCIA E NÃO OS PAISES CONCORRENETES E ONGS AS VERDADEIRAS *PRAGA DO EGITO* AS QUE MENTE SOBRE MEIO AMBIENTE. EM BREVE VC VÃO VER A COVARDIA QUE OS DEPUTADOS, SENADORES E DEPUTADOS ESTADUAL FAZ AOS BRASILEIRO POR CONTA DE MENTIRAS QUE AS ONGS E O DINHEIRO DE GRAÇA QUE VEM DE OUTROS PAISES A SERVIÇOS PARA SEGURAR NOSSO DESEVOLVIMENTO E O CONGRESSO E ASSEMBLEIAS EM VEZ DE ESTUDAR SOBRE O ASSUNTO ELES SÃO E IGUAL PAPAGAI DE PIRATAS REPETINDO O QUE OS VAGABUNDOS FALSOS AMBIENTALISTAS FALAM. E ELES TOMA NA MÃO GRANDE AS (ROUBA) MAIOR PARTE DAS PROPRIEDADE DOS BRASILEIRO. FAZER CONTRA OS BRASILEIROS QUE O HAMAS ESTA FAZENDO COM ISRAEL( VERDADEIRO TERROR ). SO QUE COM CERTEZA QUANDO OS POLÍTICOS NO BRAISL SABER A VERDADE ELES VÃO PEDIR PERDÃO PARA O POVO BRASILEIRO E MUDAR.AS LEIS AMBIENTAIS. AMEM.
    3
    5



  • João José

    Domingo, 12 de Novembro de 2023, 12h12
  • Sr. WC... Ops, Sr WS, o Sr come folhas e casca de árvores? VTNC.
    2
    7



  • Cidadã

    Domingo, 12 de Novembro de 2023, 12h07
  • O desmate só traz benefícios pra quem é produtor $$$$$. A população e os animais que se lasquem.
    9
    5



  • Talisia

    Domingo, 12 de Novembro de 2023, 12h02
  • A REALIDADE É UMA SÓ, A FLORESTA DO ESTADO DE MATO-GROSSO VEM SOFRENDO BASTANTE COM O DESMATAMENTO ILEGAIS A MUITO TEMPO A BUSCA INCESSANTE PELO LUCRO E O COMODISMO DAS NOSSAS AUTORIDADES SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS DESTE TRÁGICO PROBLEMA AMBIENTAL E AINDA MAIS A FISCALIZAÇÃO DO DESMATAMENTO ILEGAIS E DO TRANSPORTE DE MADEIRAS SEMPRE INCOMODOU E INCOMODA A MAIORIA DOS POLÍTICOS E AQUELES QUE QUEREM ANDAR NA ILEGALIDADE.
    8
    4











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet