Política Quinta-Feira, 07 de Junho de 2018, 18h:30 | Atualizado:

Quinta-Feira, 07 de Junho de 2018, 18h:30 | Atualizado:

DESRESPEITO A CONSTITUIÇÃO

Desembargador critica "gesto desarmônico" da AL e mantém prisão de deputado em MT

Zuquim critica duramente posição do Legislativo ao tentar liberar Mauro Savi

LEONARDO HEITOR
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

zuquimsavi.jpg

 

 

O desembargador José Zuquim Nogueira decidiu, há pouco, manter a prisão preventiva do deputado estadual Mauro Savi (DEM) mesmo após Assembleia Legislativa ter aprovado anteontem, por 13 votos a favor, a liberação do parlamentar. Ele está detido desde o dia 09 de maio em decorrência da "Operação Bônus", a segunda fase da "Operação Bereré".

No pedido, a Procuradoria da Assembleia Legislativa comunica a realização da sessão na última terça-feira para deliberar sobre a prisão de Savi com base na “imunidade formal e prisional dos parlamentares estaduais”. Os procuradores alertam que a imunidade faz referência ao cargo e ao poder legislativo e não à pessoa do deputado. 

Além disso, ressalta que o STF ainda não concluiu o julgado de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade que trata sobre o caso. O julgamento está suspenso, com 5 votos favoráveis a derrubada da norma e 4 contrários. “O julgamento suspenso não possui qualquer efeito jurídico que vincule os atos da Assembleia Legiuslativa, e, por isto, após a apreciação colegiada, resolveu-se, por maioria absoluta dos membros do poder legislativo estadual, pela não manutenção da prisão do parlamentar, editando-se, então, a mencionada resolução”, diz relatório da decisão.

Em sua decisão, Zuquim considerou que o Legislativo mato-grossense teria descumprido a Constituição Federal ao votar a soltura do parlamentar, na última terça-feira. “Não há dúvida, pois, que a Assembleia avançou em deliberação que não estava autorizada pela Constituição Federal e leis do país, resolvendo, sem competência alguma, sobre não manutenção de prisão de natureza processual penal, o que está adstrita a competência do poder Judiciário, aliás, com pedido de revogação sub judice. Tais fatos, para além de ilegais, ainda constituem flagrante exercício desarmônico por parte do Legislativo estadual criando obstáculos ao exercício efetivo do poder Judiciário”, criticou.

Em outro trecho da decisão, o desembargador aponta que a ALMT não poderia deliberar sobre a não manutenção da prisão de Mauro Savi, já que segundo o magistrado, se trata de prisão preventiva decretada pelo Poder Judiciário.

“Ora, a Constituição Federal de 1988 não deu competência ao Poder Legislativo para decretar prisões, razão pela qual também não é legítimo a esse poder deliberar sobre a revogação de prisões. Esta competência é apenas do Judiciário. Este, aliás, não é um pensamento derivado de interpretação, mas de regra taxativa da Constituição”, aponta.

Ao determinar a prisão de Mauro Savi na operação “Bônus” (2ª fase da Bereré), José Zuquim Nogueira já havia "advertido" que os deputados estaduais deveriam “observar a vedação de expedir resolução ou quaisquer atos que importem em revogação da prisão preventiva decretada”.

Na mesma decisão, o desembargador proibiu o Secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT), Fausto de Freitas, além do diretor do Centro de Custódia da Capital (CCC), Ewerton Gonçalves, onde Savi está preso, de soltar o deputado estadual com alvará expedido pelo poder legislativo.

IMUNIDADE

Zuquim ainda comentou sobre a manifestação da Procuradoria da Assembleia a respeito da preservação da imunidade parlamentar. Para ele, a regra visa garantir aos parlamentares o pleno exercício de suas funções, “em favor da sociedade, em favor da democracia e em favor da própria República”.

O magistrado argumenta que a soltura do deputado, acusado de crimes graves de desvios de recursos públicos, fere os interesses da sociedade e da democracia. “A soltura do parlamentar, que voltaria a representatividade popular da sociedade mato-grossense estaria, a meu ver, contrariando a própria ideia de imunidade em favor da lei, do povo, da constituição, do interesse da sociedade”, completa.

Além da questão de “invasão” as prerrogativas do Judiciário e da imunidade parlamentar, o desembargador coloca que a prisão cumprida no dia 9 de maio foi fundamentada diante das robustas provas apresentadas pelo Ministério Público. “Não se prende preventivamente nem se decreta cautelares substitutivas sem a presença dos elementos que configurem a necessidade da restrição do direito, o que se traduz em garantir a aplicação da lei penal. Logo, não tem o Poder Legislativo a possibilidade de revisar estas decisões, de deliberar a respeito, pois a função típica de julgar do Judiciário não admite influência do legislativo”, assinala.   

OPERAÇÃO BÔNUS

De acordo com as investigações, o deputado estadual afastado Mauro Savi (DEM) era o líder de um esquema que envolveu empresários e políticos notórios no Estado. O inquérito policial narra desvios promovidos por uma empresa (EIG Mercados) que prestava serviços ao Detran no registro de financiamento de veículos em alienação fiduciária, além de uma outra organização (Santos Treinamento) que lavava o dinheiro desviado.

O inquérito aponta que a EIG Mercados – que no início dos desvios, em 2009, chamava-se FDL Serviços -, repassava em torno de R$ 500 mil por mês de verbas obtidas pelo serviço que presta ao Detran de Mato Grosso por meio da Santos Treinamento. A empresa era uma espécie de “sócia oculta” nos trabalhos realizados ao departamento estadual.

O dinheiro chegava a políticos do Estado - como o ex-governador Silval Barbosa, o deputado estadual Mauro Savi, além do ex-deputado federal Pedro Henry -, por meio de depósitos bancários e pagamentos em cheques promovidos pelos sócios da Santos Treinamento, como Claudemir Pereira, também conhecido como “Grilo”.

Além de Mauro Savi e Paulo Taques, também foram presos os sócios da Santos Treinamento, Claudemir Pereira dos Santos e Roque Anildo Reinheimer, o ex-CEO da EIG Mercados, Valter José Kobori, e o irmão de Taques, e advogado, Pedro Jorge Zamar Taques.

savi-prisao.jpg

 

savi-prisao2.jpg

 

savi-prisao3.jpg

 

savi-prisao4.jpg

 

savi-prisao5.jpg

 

savi-prisao6.jpg

 

savi-prisao7.jpg

 

savi-prisao8.jpg

 

savi-prisao9.jpg

 

savi-prisao10.jpg

 

savi-prisao11.jpg

 

savi-prisao12.jpg

 





Postar um novo comentário





Comentários (50)

  • Lucas Pedro

    Sexta-Feira, 08 de Junho de 2018, 10h08
  • Parabéns Dr. Zuquim.
    1
    0



  • bento Francisco

    Sexta-Feira, 08 de Junho de 2018, 09h37
  • Dr. Zuquim, só peço a Deus que te de muita saúde e não deixe o Sr aposentar para endireitara esse MT
    1
    0



  • Jpa

    Sexta-Feira, 08 de Junho de 2018, 09h16
  • Quando vc pensa que está quase tudo perdido vem esse desembargador e nos dá mais um ânimo de que as coisas podem melhorar . Parabéns desembargador , não deixa essa quadrilha querer achar que eles que mandam e que pode fazer oque quiser , Mauro savi um concelho faz delação e entrega essa corja faça pelo menos esse jesto pra tentar se desculpa com o povo matogrossense que vc traiu.
    1
    0



  • BETO

    Sexta-Feira, 08 de Junho de 2018, 08h54
  • JANAINA RIVA É DISCIPULA DO PAI UM LOBO VESTIDA DE CORDEIRA METE O PAU NP GOVERNO E PROTEGE SEUS ALIADOS VAMOS PENSAR NELA NAS ELEIÇÕES POVO DE MATO GROSSO, NÃO SE VENDAM POR POUCO VAMOS MUDAR ESTE PAIS VAMOS MUDAR NOSSA HISTORIA E TIRAR ESTE POLITICOS SAFADOS DE NOSSO GOVERNO
    1
    0



  • Paolla

    Sexta-Feira, 08 de Junho de 2018, 08h53
  • Janaína Riva, cadê vc?? Pq sumiu? Pq o silêncio?? Ser oposição de um governador fracassado é fácil, quero ver ser contra a corrupção, mesmo os corruptos sendo seus amigos, tais como: Mané Paletó e Mauro Savi.
    3
    0



  • nilsinho

    Sexta-Feira, 08 de Junho de 2018, 08h49
  • POVO CUIABANO E DE NOSSO ESTADO DE MATO GROSSO VAMOS VER ESTES NOBRES DEPUTADOS QUE VOTARAM FAVORAVEL A SOLTURA DESTE DEPUTADO MAURO SAVI VAMOS LEMBRAR DELES NAS ELEIÇÕES Favoráveis Guilherme Maluf Oscar Bezerra Leonardo Albuquerque Janaina Riva Marcrean Santos Gilmar Fabris Romoaldo Junior Max Russi Allan Kardec Silvano Amaral Wagner Ramos Wancley Carvalho Pedro Satélite Saturnino Masson POR AMOR A DEUS VAMOS LIMPAR ESTE POLITICOS DE NOSSO ESTADO
    1
    0



  • Brizola

    Sexta-Feira, 08 de Junho de 2018, 08h14
  • Que vergonha allan Kardec e janaina riva, vocês que dizem ser anti corrupção e votar a favor desse vagabundo. Serão lembrados na eleição, safados.
    20
    0



  • Fl?vio Ramalho

    Sexta-Feira, 08 de Junho de 2018, 08h02
  • Eles votaram sabendo que o pilantra não seria solto, fizeram sob pressão, tipo, vamos fingir que fizemos nossa parte, ao menos assim nos livramos dele... Maravilha, que continue assim... tô morrendo de dó desse pilantra...
    3
    3



  • Luizito Sales da Costa

    Sexta-Feira, 08 de Junho de 2018, 07h56
  • Meus efusivos parabéns e cumprimentos ao nobre doutor Zuquim. A decisão evidencia que apesar de termos no STF um FDP igual ao Gilmar Mendes, muitos magistrados interpretam a lei de forma reta, sem tentar distorcê-la. A sociedade matogrossense está de alma lavada com essa decisão. Tomara que essa "onda" varra para os presídios de Mato Grosso não somente o bandido Mauro Savi, mas todos os deputados que só pensam em tirar vantagem do cargo que têm, pilhando e nos roubando. E não nos esqueçamos das eleições de outubro, quando teremos a oportunidade de enterrar de vez na vala do ostracismo esses seres desprezíveis.
    11
    0



  • EX?RCITO ALEM?O

    Sexta-Feira, 08 de Junho de 2018, 07h21
  • ESSES DEP. QUE TENTARAM SOLTAR ESSE VAGABUNDO SÃO DA MESMA LAIA, AGORA FALTA PRENDER O PORCO IMUNDO DO FABRIS.....E DEPOIS O TAQUES, O SENHOR DOS ANÕES.
    1
    0



  • OS?IAS BATISTA ROCHA

    Sexta-Feira, 08 de Junho de 2018, 07h17
  • Palmas para o desembargador Sr. Dr. Honorável Zuquim.👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
    12
    0



  • Zaqueu

    Sexta-Feira, 08 de Junho de 2018, 06h39
  • Que este corrupto apodreça no melhor lugar pra ele - presídio.
    9
    0



  • vando

    Sexta-Feira, 08 de Junho de 2018, 06h01
  • com que cara vão ficar ficar os demais comparsas da quadrilha, votaram pela liberdade dessa carniça, vocês receberão o troco nas urnas seus ipocletas vagabundos " VERMES".
    32
    0



  • Analista Pol?tico

    Sexta-Feira, 08 de Junho de 2018, 05h33
  • Vai passar vendo os jogos do Brasil na copa do mundo de forma quadrada. Ainda tem mais para ser preso, é isso questão de tempo!!
    39
    0



  • Dejavu

    Sexta-Feira, 08 de Junho de 2018, 03h35
  • Guardem bem o nome dos deputados e deputada safados da máfia do legislativo que votaram para soltar o comparsa de Riva e deles. Não votem neles. São tudo da mesma laia, né Allan Kardec e Janaína Riva? Fora bando de oportunistas enroladores do povo! Vocês terão o troco que merecem.
    36
    2



  • Dejavu

    Sexta-Feira, 08 de Junho de 2018, 03h26
  • Parabéns ao Judiciário (os que votaram pela manutenção da prisão) e dr Zuquim: hora de por esses corruptos e ladrões todos na cadeia e não tirar. Riva tinha que apodrecer lá. Silval e filho, Nadar, Éder, deputados das malas de dinheiro... Moralizar o Judiciário e por pra "piar fino" esses políticos descompromissados com o povo. Até que enfim a Justiça está fazendo Justiça neste Mato Grosso. Em nome do povo. Que Deus proteja vocês!
    32
    0



  • Chuck

    Sexta-Feira, 08 de Junho de 2018, 00h16
  • Será que teremos delação a vista?
    30
    0



  • Curioso

    Quinta-Feira, 07 de Junho de 2018, 23h27
  • Ķkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk😂😂😂😂😂😂😂😂
    20
    0



  • Kveira

    Quinta-Feira, 07 de Junho de 2018, 23h06
  • Votaram pela soltura???? Ah, já era a quadrilha!!!
    34
    1



  • airton jose fernandes

    Quinta-Feira, 07 de Junho de 2018, 23h03
  • 25 comentários ate as 23 horas do dia 07 de junho, so falando bem, muito bem, PARABÉNS DR. ZUQUIM, mato grosso precisa de voce, obrigado......................................APODREÇA NA CADEIA (V E R M E)
    48
    0



  • Fiscal do Povo

    Quinta-Feira, 07 de Junho de 2018, 22h47
  • Mas não tinha um aPARECER que dizia que tava tudo certo? Kkkkkkkkkkkkkkkk affi
    30
    0



  • Matogrossense

    Quinta-Feira, 07 de Junho de 2018, 22h31
  • O povo do Matogrosso está com a alma lavada, Sr. Dr. Zuquim! Deus abençoe o Senhor com muita saúde, paz e tenha certeza que Jesus abençoará sua geração!!!
    41
    0



  • Jos? Carlos

    Quinta-Feira, 07 de Junho de 2018, 22h15
  • APLAUSOS AO DR ZUQUIM!!! PARABÉNS ao grande Juiz de Sinop. A sociedade sinopense lhe aplaude e venera pela sua brilhante decisão. Vc nós orgulha e nós faz lembrar quando aqui atuou. Continue assim, mostrando ao BRASIL que lugar de bandido e na cadeia. Leve o DOIA também, nós de Sinop o conhecemos muito bem. E um perigo esse sujeito solto por aí.
    41
    0



  • Ricardo

    Quinta-Feira, 07 de Junho de 2018, 21h57
  • Os deputados de MT são bandidos, e bandidos vivem a margem da lei, por isso são marginais e tem uma grande dificuldade em cumprir a lei.
    35
    0



  • Cuiabano orgulhoso

    Quinta-Feira, 07 de Junho de 2018, 21h56
  • Parabéns ao TRIBUNAL DE JUSTIÇA, especialmente ao Exmos desembargadores Dr. JOSE ZUQUIM e ao Dr ORLANDO PERRY, que não se curvaram ao ditador PEDRO TAQUES, pois ambos desembargadores deferiram as prisões dos TAQUES corruptos, bem como a organização criminosa que roubava a privacidade de centenas de mato-grossenses em prol do ego pessoal desses otarios da família Taques!!!!
    32
    0



  • Analista Pol?tico

    Quinta-Feira, 07 de Junho de 2018, 21h29
  • Chupa que é de UVA Janaína Riva!
    51
    1



  • PALHARES

    Quinta-Feira, 07 de Junho de 2018, 21h27
  • PARABÉNS DR ZUQUIM PELA SUA COMPETENCIA E PELA SUA POSTURA AUSTERA COMO ESTA TRATANDO ESSE CASO,TENHA CERTEZA QUE A POPULAÇÃO ESTA APOIANDO SUAS DECISÕES E COM ESSE POVO DA POLITICA TEM QUE SER ASSIM, ELES DESCONHECEM OS LIMITES DA MORALIDADE!!!
    50
    0



  • Juscelino Porto

    Quinta-Feira, 07 de Junho de 2018, 21h12
  • Parabéns aos desembargadores!!!
    50
    0



  • Jo?o Jos? de Ros?rio

    Quinta-Feira, 07 de Junho de 2018, 20h58
  • Chupa essa cambada de vagabundos e vagabunda... até tava gostando da Janaína, mas na primeira oportunidade mostrou sua verdadeira identidade... chupa essa ASSEMBLEIA LEGISLATIVA !!!!
    59
    1



  • Tutico de V?rzea Grande

    Quinta-Feira, 07 de Junho de 2018, 20h55
  • Chupa cambada de deputados, acham que estão acima da Lei, enquanto a esse deputado preso e o maior estelionatário só conta mentiras para ser eleito.
    56
    0



  • mad

    Quinta-Feira, 07 de Junho de 2018, 20h54
  • É isso ae... o Judiciário pode fazer o que for melhor aplicando principalmente os princípios éticos e morais. Pena que a maioria dos Magistrados não tem saco roxo e se escondem atras de Leis frouxas criadas por Casas Legislativas altamente corruptas. Parabéns Desembargador, mantenha esse corrupto na cadeia e logo logo ele vai abrir o bico e entregar a gangue inteira! E lá na frente nada de converter em prisão domiciliar... deixa esse porco apodrecer na cadeia e caça todo dinheiro e bens que ele tiver e devolva ao Poder Executivo, pois esta faltando escolas, creches, medicamentos e etc. Brasileiro tem que entender que o dinheiro roubado por esses vermes é o mesmo que falta para aplicar em bens sociais!!!
    49
    0



  • MARCO

    Quinta-Feira, 07 de Junho de 2018, 20h32
  • Parabéns desembargador. O senhor nos faz acreditar que ainda existe esperança na justiça de MT. O povo anseia pela prisão de corruptos que estão longe de representar os interesses da sociedade e sim do próprio bolso. Que sirva de aviso aos demais ladrões de colarinho branco que infestam MT.
    47
    0



  • Marco

    Quinta-Feira, 07 de Junho de 2018, 20h28
  • Parabéns Desembargador! O Sr. é um homem sério!
    47
    0



  • Pedro Paulo

    Quinta-Feira, 07 de Junho de 2018, 20h22
  • Excelente! Vamos ver se esse Deputado vai delatar seus colegas.
    54
    0



  • Pedro Uber

    Quinta-Feira, 07 de Junho de 2018, 19h35
  • Atenção passageiros desse vôo,com a manutenção da prisão do Deputado Marco Savi,fortíssimas emoções a vista,essa será a DELAÇÃO do fim do mundo
    43
    0



  • Kveira

    Quinta-Feira, 07 de Junho de 2018, 19h35
  • Daremos a resposta nas urnas!!!! QUE TODOS OS ELEITORES TOMEM CIÊNCIA DO NIVEL DE COMPROMETIMENTO QUE ESSES CRÁPULAS TEM COM A SOCIEDADE!!!!
    40
    0



  • Rocha

    Quinta-Feira, 07 de Junho de 2018, 19h28
  • Parabéns desembargador! Quem manda prender ou soltar é o poder judiciário.
    41
    0



  • Gilson Silva

    Quinta-Feira, 07 de Junho de 2018, 19h23
  • Parabéns!!!!!! Dr. Zuquim, o senhor é um homem sério que faz jus ao cargo que ocupa, que Deus lhe dê sempre Força e Sabedoria, lugar de ladrão vagabundo é na Cadeia e não na Assembleia que deveria pensar no povo.... Aliás, tem mais deputados que deveriam estar atrás das grades, esses que votaram tem culpa no Cartório.... Alo GAECO tem que pegar esses deputados que andam visitando os presos no CCC, tem o esquema do Lacre, milhões desviados, tudo quieto... Porque? Tem deputado que deveria pegar prisão perpétua, esses safados só pensam em desviar, o povo na pior...... Só Vagabundos...
    41
    0



  • Observador

    Quinta-Feira, 07 de Junho de 2018, 19h16
  • Tinha que prender também aqueles que votaram pra liberar ele isso sim , uma vergonha essa assembléia , parabéns a esse desembargador ! Espero que serva de exemplo por que estão aí pra ser decidido . Parabéns !!
    43
    0



  • Branco

    Quinta-Feira, 07 de Junho de 2018, 19h11
  • Qual será o próximo golpe tramado pelos outros 23 mafiosos?
    39
    0



  • Raimundo

    Quinta-Feira, 07 de Junho de 2018, 19h11
  • Parabéns ao desembargador, pelo menos um ficou preso!
    43
    0



  • vando

    Quinta-Feira, 07 de Junho de 2018, 19h07
  • vagabundo, tu vai mama uma cadeia, bem merecida
    37
    0



  • Paula

    Quinta-Feira, 07 de Junho de 2018, 19h01
  • Putz!! Que bordoada o desembargador deu nos deputados comparsas!!! hahahhahaha.... PALMAS, MIL PALMAS para o Zuquim!!!!
    44
    0



  • Edson Lima

    Quinta-Feira, 07 de Junho de 2018, 18h57
  • É desse tipo de magistrados que o BRASIL precisa a sociedade de Matogrosso agradeçe ao excelência José zuquim pelos bom trabalho a sua família e seus familiares e amigos estão felizes por suas atitudes de um bom brasileiro meus parabéns.
    41
    0



  • Paula

    Quinta-Feira, 07 de Junho de 2018, 18h57
  • Quem é esse desembargador que eu já considero pacas??? Um bjo no seu coração, desembargador!! Terei um noite feliz com sua decisão!!
    39
    0



  • Gilmar

    Quinta-Feira, 07 de Junho de 2018, 18h56
  • Parabéns desembargador Zuquim, fazendo justiça funcionar.
    37
    0



  • Eduardinho

    Quinta-Feira, 07 de Junho de 2018, 18h54
  • Esse já vai abrir o Jogo. Delação premiada, se não vai mofar lá
    41
    0



  • FERNADO

    Quinta-Feira, 07 de Junho de 2018, 18h51
  • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    25
    0



  • Maria

    Quinta-Feira, 07 de Junho de 2018, 18h43
  • PARABÉNS AOS SENHORES DESEMBARGADORES DO TJ-MT, PORQUE MEU PAI SEMPRE FALAVA QUE LUGAR DE CORRUPTOS É NA CADEIA.
    38
    0



  • Santos

    Quinta-Feira, 07 de Junho de 2018, 18h41
  • Agora manda suspender todos que votarão pela soltura desse elemento....
    42
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet