Apesar dos próprios secretários informaram ao prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB) a intenção de se desincompatibilizar de seus cargos no próximo dia 5 para enfrentar as urnas. No início do ano, o prefeito solicitou que aqueles que tivessem a intenção, o informassem com pelo menos 15 dias de antecedência para que ele pudesse pensar na reformulação de seu staff.
Na data limite estabelecida por Mendes, os secretários municipais de Governo, Fábio Garcia, e de Esportes e Cidadania, Carlos Brito, ambos do PSB, o avisaram que estão construindo projetos para serem candidatos e pediram que o prazo fosse estendido até 30 de março para que eles pudessem oficializar os pedidos.
Garcia deve concorrer a uma cadeira na Câmara Federal, enquanto Brito avalia uma nova disputa ao cargo de deputado estadual.“Se eles confirmarem, como já anteciparam essa intenção, certamente já penso sim quais serão as alternativas”, comentou o prefeito acerca da reestruturação de seu staff.
Por também acumular a função de presidente do diretório estadual da sigla a qual pertencem os secretários, Mendes prefere não pensar no critério de cota partidária para a substituição dos gestores. Além disso, a reformulação do secretariado poderá ser ampliada a outras pastas, tendo em vista o debate que vem sendo realizado com o Solidarieda-de (SDD) desde o início do ano. O partido, criado em 2013, conquistou a maior bancada da Câmara de Cuiabá e vem pleiteando espaços para que possa ampliar sua atuação no Município.
Mendes tem sido reticente quanto ao pleito e vem postergando a conversa, mas após a desincompatibilização dos secretários, quando inevitavelmente terá que promover as mudanças no staff, o prazo de diálogo com o SDD deve acabar e, caso não sejam atendidos, os vereadores da sigla ameaçam adotar uma postura independente.