A vereadora Edna Sampaio (PT) afirma que a colega de parlamento Michelly Alencar (União) não deve desculpas pela declaração controversa sobre suposto "racismo reverso" praticado contra ela. A fala de Michelly ocorreu na sessão realizada na última quinta-feira (11), após a petista afirmar que sofre violência política e de gênero dentro da Câmara de Cuiabá e pedir a cassação do presidente Chico 2000 (PL).
Michelly justificou seu voto contrário afirmando que também passou por uma situação semelhante "por ser branca". “Quantas vezes eu fui vítima por ser branca e contra alguns posicionamentos falaram: ‘ah ela não entende, ela é branca, vai votar contra uma vereadora porque é negra’", disse na sessão.
A declaração não foi bem vista nas redes sociais e repercutiu nacionalmente, o que gerou um 'pedido de desculpas' por parte da parlamentar alegando que "só erra quem se expõe", dada em entrevista a um podcast nesta semana.
Em resposta, Edna ironizou que o 'absurdo' dito pela legisladora é coerente com as atitudes dela. "Ela deu uma resposta coerente com o fato dela querer cassar duas vezes uma mulher negra sob acusação sem prova e, quando um homem branco assassinou uma pessoa pelas costas, ela o defendeu ardorosamente", disparou, se referindo ao caso Paccola (Republicanos).
Na época, Michelly se absteve de votar pela cassação do tenente-coronel da Reserva da Polícia Militar, Marcos Paccola, que perdeu o mandato por quebra de decoro parlamentar. Ele foi cassado, por 13 votos a favor, cinco contrários e três abstenções, por conta do assassinato do agente socioeducativo Alexandre Miyagawa de Barros, de 41 anos, morto no dia 1º de julho com três tiros desferidos pelas costas, no bairro Quilombo, na Capital.
"O que ela disse é o que ela pensa e, é como conduz a sua atuação na Câmara. Não há do que se desculpar, mesmo porque desculpas não apagam o racismo; atitudes sim. E, ao olhar a forma como ela aderiu à violência do Presidente contra mim, usar a ignorância pra justificar suas práticas não convence ninguém", declarou a petista.
A parlamentar destacou, ainda, a gravidade da fala de Michelly e enfatizou a importância de enfrentar o racismo e outras formas de discriminação de maneira proativa. "Desculpas vazias não são suficientes para reparar o dano causado", concluiu. (Com informações da assessoria)
VANDO
Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024, 16h03João Viana
Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024, 15h32Salvador de Oliveira Silva
Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024, 14h58Tonho
Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024, 14h13Bruno
Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024, 13h19José
Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024, 12h26Nao Eleitor em Mato Grosso
Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024, 12h00Wanderley
Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024, 11h52