Política Quarta-Feira, 22 de Outubro de 2014, 17h:15 | Atualizado:

Quarta-Feira, 22 de Outubro de 2014, 17h:15 | Atualizado:

Notícia

Eleições estimulam alunos a elaborarem políticas públicas

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

A vontade de mudar o local em que estuda motivou Rafael Mariano, de 15 anos, a integrar o Partido do Direito à Vida e à Saúde (PDVS), que ganhou as eleições realizadas na Escola Estadual Professor Fernando Leite de Campos, em Várzea Grande, nesta quarta-feira (22/10). Segundo ele, a participação dos estudantes na construção de políticas públicas é o principal aprendizado obtido com o pleito. “Esse projeto trouxe aos alunos a consciência sobre o que é cidadania e a importância de participar do processo político”, afirmou.

Cerca de 500 alunos do Ensino Médio participaram das eleições, que são promovidas pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). O objetivo é estimular a participação política consciente, livre e democrática entre os jovens. Além da conscientização acerca do direito do voto, o programa Voto Consciente envolve os alunos na formação de cinco partidos com temas de relevância social. Cada partido é composto por cinco alunos, que defendem políticas públicas.

A estudante Raynara de Souza também participou da formulação de políticas públicas. Aos 16 anos, a presidente do Partido da Educação e do Meio Ambiente (PEMA) frisou que a experiência é enriquecedora. “O projeto demonstra a importância do voto e de analisar as propostas com seriedade, também exige que o partido eleito desenvolva aquilo que propôs”. Dessa forma, os jovens eleitores entendem que possuem o direito de votar e de exigir que os partidos eleitos coloquem em prática o que prometeram durante a campanha. Além do PDVS e do PEMA, disputaram as eleições o Partido da Ética e Cidadania (PEC), Partido da Cultura, do Esporte e Lazer (PCEL), Partido do Respeito às Diversidades (PRD).

O presidente do TRE-MT, desembargador Juvenal Pereira da Silva, ressaltou que o engajamento dos jovens no processo eleitoral é muito importante para a valorização da democracia. “Esperamos que, além de exercerem o direito de voto com responsabilidade, esses jovens sejam multiplicadores dos ideais de cidadania”. A diretora da Escola Estadual Professor Fernando Leite de Campos, Vânia Regina de Almeida, explicou que os alunos participam, inclusive, desenvolvendo a campanha no programa de rádio interno. “Eles levam a sério e discutem, de fato, as propostas que consideram melhores”.

Próxima eleição - Amanhã (23), as eleições ocorrerão na Escola da Polícia Militar Tiradentes, em Cuiabá, às 14h. A votação é realizada em duas urnas eletrônicas, disponibilizadas pelo TRE-MT, que também prepara uma urna de contingência. A Cerimônia de Diplomação ocorrerá no dia 29 de outubro, às 8h30, no auditório da Casa da Democracia, com a presença dos alunos dos colégios participantes.

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet