Política Domingo, 13 de Julho de 2025, 18h:33 | Atualizado:

Domingo, 13 de Julho de 2025, 18h:33 | Atualizado:

CAIXA PRETA

Empresa fará "devassa contábil" dos 8 anos da gestão EP

Estratégia busca esclarecer a origem de dívidas herdadas pela atual gestão

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

auditoria-empresacuiabana.jpg

 

A Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP) dará início, ainda neste segundo semestre, ao processo de contratação de uma Auditoria Externa Independente com o objetivo de examinar as demonstrações financeiras e contábeis da instituição no período de 2017 a 2025. A "devassa contábil" engloba os oito anos da gestão do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), entre janeiro de 2017 a dezembro de 2024. 

A decisão foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros presentes na última Reunião Ordinária do Conselho de Administração e encaminhada oficialmente à Diretoria Executiva por meio do Ofício nº 1524/GAB/SMS/2025, assinado pela presidente do Conselho e secretária municipal de Saúde, Dra. Lúcia Helena Barboza Sampaio.

A presidente do Conselho Municipal de Administração da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, Dra. Lúcia Helena Barboza Sampaio, destacou a importância do processo de auditoria para garantir a transparência da gestão e permitir o enfrentamento de pendências financeiras herdadas de administrações anteriores.

“Esta auditoria é essencial para darmos transparência à sociedade sobre a real situação financeira da Empresa Cuiabana de Saúde Pública. Precisamos esclarecer as dívidas herdadas e, mais do que isso, corrigir falhas e evitar que esse tipo de desorganização se repita no futuro. Tudo será feito dentro da legalidade e com total respeito ao dinheiro público”, afirmou a presidente.

Com a contratação da auditoria externa, espera-se identificar eventuais irregularidades, esclarecer a origem dos passivos acumulados e, sobretudo, fornecer subsídios técnicos para a tomada de decisões pela nova diretoria e pelas instâncias de controle da ECSP. A análise detalhada dos custos e contratos firmados ao longo da gestão anterior também será essencial para avaliar a legalidade e eficiência dos gastos realizados no período.

O processo de contratação será conduzido conforme os critérios legais estabelecidos para empresas públicas, com previsão de início dos trabalhos ainda no segundo semestre deste ano.

Em abril deste ano, o prefeito Abílio Brunini apresentou e sancionou um projeto de lei que altera o funcionamento da Empresa Cuiabana de Saúde Pública. A medida atualizou a Lei nº 5.723/2013, transferindo à ECSP atribuições como a compra de medicamentos, contratação de serviços e execução de obras. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) passa a focar exclusivamente na formulação de políticas públicas, no planejamento e na prestação direta de serviços à população. 





Postar um novo comentário





Comentários (6)

  • Manoel César

    Segunda-Feira, 14 de Julho de 2025, 08h55
  • Poderia também paga os direitos trabalhistas do funcionários que mandaram embora éramos CLT
    2
    0



  • Chaene

    Domingo, 13 de Julho de 2025, 21h31
  • Tem que fazer uma devassa, na Gestão atual do HMC que é contaminada desde o RH, até quase tudo. Não chamam o pessoal do seletivo, os advogados estão estarrecidos com seletivos que fizeram só para gastar dinheiro público e não chamaram ninguém. E advogados, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas. E lá no HMC e São Benedito, o povo trabalhando no suor porque não tem profissional para trabalhar. No São Benedito, e a mesma coisa todos sem seletivo segue igual HMC. Um rolo.... Votei no Abilio e esta um caos e ele tbém faz cabide de emprego e não chama seletivo.
    6
    1



  • Atento

    Domingo, 13 de Julho de 2025, 20h32
  • Durante essa gestão do Emanuel Pinheiro a ECSP deixou de depositar o FGTS dos funcionários e descontou em folha e não repassou o INSS em um período de quase 3 anos, a dívida com os funcionários é muito grande.
    1
    2



  • Cético

    Domingo, 13 de Julho de 2025, 19h35
  • sou da seguinte opinião; se não houver punição, é melhor nem fazer essa auditoria....
    4
    1



  • Citizenship

    Domingo, 13 de Julho de 2025, 19h29
  • para que gastar com auditoria externa ao inves de requerer ao TCE que faça essa auditiria? Na verdade seria interessante questionar por que o TCE nao fez esse trabalho ao longo dos anos caso nao tenham feito. E a tal equipe de intervenção? por que nao saneou esse deficit que afirmam existir?
    9
    2



  • JUNIOR RODRIGUES

    Domingo, 13 de Julho de 2025, 19h09
  • Se quiser saber sobre esquema ali na questão de cirurgia, sei bem dizer sobre kkk, senti na pele o que é ficar nas mãos desse povo.
    1
    2











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet