Política Quarta-Feira, 26 de Fevereiro de 2014, 16h:00 | Atualizado:

Quarta-Feira, 26 de Fevereiro de 2014, 16h:00 | Atualizado:

REIVINDICAÇÃO

FAMATO cobra ações de Silval no setor de logística

Setor produtivo se sente prejudicado com período chuvoso

Da Assessoria

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) participarão de uma com o governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB), nesta quinta-feira (27), a partir das 8h30. O objetivo é pedir ações do governo para amenizar os problemas de infraestrutura e logística ocasionados pelo excesso de chuvas no Estado. A entidade aguarda o posicionamento do governador. Representantes dos sindicatos rurais que fazem parte dos municípios próximos à BR-163, região mais crítica, também foram convidados para participar.

Segundo o presidente da Famato, Rui Prado, Mato Grosso já contabiliza perdas de 1,8% da produção total do estado e 30% em algumas propriedades. “Fizemos uma avaliação junto ao Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e estimamos que já perdemos aproximadamente R$ 500 milhões em função das chuvas e das dificuldades para escoar a produção pelas estradas. Precisamos saber como o governo vai agir nas rodovias do Estado e apoiar as prefeituras do interior para que as rodovias vicinais também tenham condições de trafegabilidade. Nossas preocupações são dentro da porteira e, principalmente, fora dela, pois se continuar nesta situação o custo de produção desta safra irá aumentar”, informa o presidente da Famato, Rui Prado.

Entre os municípios mais afetados está Sorriso, o maior produtor de soja do mundo. Nesta semana a prefeitura decretou situação de emergência. Segundo informações da prefeitura, Sorriso possui cerca de 2,6 mil quilômetros de estradas não asfaltadas, entre vias municipais e estaduais, e todas estão com problemas de trafegabilidade causados pelo excesso de chuvas. Segundo o prefeito, Dilceu Rossato, cerca de 80 pontes e pontilhões também precisam de reparos diversos, sendo que destas, seis não resistiram às constantes chuvas e ao alto nível dos rios.

Conforme informações da Defesa Civil de Mato Grosso até a tarde de terça-feira (25) os municípios de Alto Araguaia, Confresa, Santa Cruz do Xingu, Terra Nova do Norte, Santa Terezinha e Pontal do Araguaia decretaram situação de emergência e deram entrada no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres.

 

A Famato é a entidade que representa 87 sindicatos rurais. Junto com o Imea e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), forma o Sistema Famato.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet