Política Quarta-Feira, 27 de Março de 2024, 15h:09 | Atualizado:

Quarta-Feira, 27 de Março de 2024, 15h:09 | Atualizado:

GUERRA AMAZÔNICA

"França não tem moral para falar de preservação", desabafa Mauro

Para governador, presidente Macron tenta pressionar Brasil

BRENDA CLOSS
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

mendes, lula, macron.jpg

 

O governador Mauro Mendes (UB) criticou uma suposta pressão feita pelo presidente da França, Emmanuel Macron, ao presidente Lula (PT) no endurecimento nas leis ambientais brasileiras. À imprensa, nesta quarta-feira (27), Mendes declarou que os franceses não têm "moral" para falar da produção agrícola do país, principalmente a de Mato Grosso, uma vez que não preservam o território europeu.

Macron desembarcou na terça-feira (26) em Belém, no Pará, onde foi recebido por Lula para tratar sobre temas como meio ambiente, reforma dos organismos multilaterais, além de assuntos sobre questões climáticas e ambientais. A visita também serve para debater as negociações em torno do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. 

"O mundo conhece,  todos nós conhecemos, os problemas que a França enfrenta com relação à produção de alimentos lá. É uma agricultura obsoleta, ineficiente, de baixa escala, e que não consegue competir com a América Latina e principalmente com o Brasil. E a única forma que eles têm encontrado para estabelecer uma reserva de mercado é transvestir as barreiras comerciais de barreiras ambientais", explicou o governador. 

Caso o acordo não seja concretizado, o Brasil e, principalmente, o setor do agronegócio podem perder a possibilidade de diversificar os seus parceiros comerciais. Além disso, Mendes vê que a "pressão" feita pelo presidente francês para preservar a Amazônia é 'imoral', uma vez que as autoridades não conseguem sequer preservar os biomas de lá.

"Mas o mundo não é bobo, ninguém é bobo e muitos países na Europa já perceberam isso. Então, eles não têm moral, não para falar do Brasil quando o nosso nível de preservação ambiental é altamente superior ao que eles fazem lá. Façam, no mínimo, a metade do que estamos fazendo para poder nos criticar", propôs o gestor. 

CACIQUE RAONI

O governador também comentou sobre a fala do cacique Raoni Metuktire, líder do povo kayapó, que foi condecorado com a ordem do cavaleiro da Legião de Honra da França. Em seu discurso, o líder indigena pediu que o governo federal bloqueie o projeto de construção da Ferrovia Ferrogrão que ligará Sinop (478 km de Cuiabá) ao porto paraense de Miritituba. 

"Com todo o respeito ao meu amigo Raoni, mas ele deve estar repetindo uma fala do Macron porque aos franceses interessa muito que nós continuemos aqui a transportar toda a nossa soja pelo modelo mais ineficiente no mundo que é o rodoviário. Estamos no Brasil para atender os interesses franceses ou os nossos? A resposta é óbvia", afirmou Mendes. 

A obra, possui 933 quilômetros de extensão, o projeto custa R$ 12 bilhões, e cruzaria áreas de preservação permanente e terras indígenas, onde vivem aproximadamente 2,6 mil pessoas. 





Postar um novo comentário





Comentários (13)

  • Zé Lauro

    Quarta-Feira, 27 de Março de 2024, 21h31
  • Zé Loko deve ta Loko de dorgas. Eu trabalhei na Usina de Sinop, e a controladora é sim uma estatal francesa, chamada EDF e ela realmente não fez a limpeza da camada vegetal e isso produziu uma mortandade de peixes absurdas em plena região amazônica. O google é de graça
    0
    0



  • JP

    Quarta-Feira, 27 de Março de 2024, 19h04
  • Que moral o Governo GARIMPEIRO tem pra falar em meio ambiente, o cara um é destruidor do meio ambiente!!!!
    1
    1



  • Afonsão

    Quarta-Feira, 27 de Março de 2024, 18h02
  • Tem uns q defendem corruPTos e até a besta do Macron.Cade os artistas esquerdinhas cantando contra as queimadas no governo Bolsonaro e agora se calam?Cadê a Greta e o DiCaprio?Defensores do descondenado,vcs são iguais a anta da estocadora de ventos e ao q só gasta em viagens.
    1
    1



  • Zé Loko

    Quarta-Feira, 27 de Março de 2024, 17h36
  • Esses bolsonaristas são mesmo acéfalos. O cara que comentou como João Nunes afirma que a hidrelétrica de Sinop é de uma estatal francesa, dando provas que tira informações da rede bolsonarista de fake news. A usina é controlada pela Eletrobrás e Alupar, que é um fundo de investimentos brasileiro. Estude e pesquise antes de falar besteira.
    6
    5



  • Aldo

    Quarta-Feira, 27 de Março de 2024, 17h30
  • Depois não entendem porque os países europeus não querem fazer acordos comerciais com o Brasil, esse tipo de fala do governador é muito ruim para os negócios, principalmente a venda de carne para eles.
    8
    5



  • JUSTIÇACEGA?

    Quarta-Feira, 27 de Março de 2024, 17h30
  • A França pode até não ter moral msm,mas um governo que autoriza garimpo em terras indígenas tem? Não,todos os políticos, independente de partidos ou até país, só visam ganhos,ou eleitoral ou financeiro.
    8
    3



  • Tiago

    Quarta-Feira, 27 de Março de 2024, 17h09
  • Bem colocado governador. Chega de ser explorado por esses cara de fora, o tempo de colônia acabou há muito tempo. Os caras destruíram todas as florestas deles e agora querem vir no lugar que mais preserva dar ordem, cada um que cuide da sua casa.
    5
    6



  • Alberto

    Quarta-Feira, 27 de Março de 2024, 16h22
  • Opinião vindo de um bolsominio, não tem relevância nenhuma. A luta contra o desmatamento vai continuar.
    7
    5



  • Luan arruda

    Quarta-Feira, 27 de Março de 2024, 15h47
  • A França destruiu todo o seu meio ambiente e agora acha dois imbecis luladra@o e atrasado raoni para militar contra o Brasil.
    9
    11



  • Nagib Bukelle

    Quarta-Feira, 27 de Março de 2024, 15h45
  • Não pode é vacilar que esse 9 dedo vagabundo vende um pedaço da Amazônia pro macacão da França.
    9
    17



  • João Nunes

    Quarta-Feira, 27 de Março de 2024, 15h41
  • A Usina Hidroelétrica de Sinop é de propriedade de uma empresa estatal francesa todos os anos tem mortandade de peixes pq não fizeram a limpeza da vegetação do reservatório e isso irá a mortandade de peixes ira perdurar por muitos anos. E outra situação é que a empresa pagou as indenização das terras dos assentado a baixo do preço de mercado. Isto posto, o Sr Macron promove a degradação ambiental na bacia hidrográfica do rio Teles Pires em plena Amazônia BRasileira e cadê o IBAMA da Sra Marina Silva??? Macron, Lula e Marina Silva todos juntos e misturados na degradação ambiental da Amazônia. Alô MPE e MPF levanta da cadeira e vão trabalhar.
    11
    12



  • Eduardo S.

    Quarta-Feira, 27 de Março de 2024, 15h33
  • Isso aí que está aparecendo nas mídia, é para enganar otário, pois o que o nine quer é pegar dinheiro da frança e desviar par ao bolso,,nos videos aparecem os dois saltitantes e alegres,,parecendo bi,,,bas
    9
    10



  • MARIA TAQUARA

    Quarta-Feira, 27 de Março de 2024, 15h21
  • Nem França nem o estado de Mato Grosso. As boas iniciativas para conservação da biodiversidade em MT sao iniciativas do governo federal frequentemente boicotadas por produtores, garimpeiros e madeireiros
    14
    12











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet