Política Segunda-Feira, 05 de Maio de 2025, 18h:13 | Atualizado:

Segunda-Feira, 05 de Maio de 2025, 18h:13 | Atualizado:

EMENDAS

Janaína lembra "fritura" na AL e diz estar impressionada com chefe da Casa Civil

Deputada lembra que foi tirada da Mesa e acionará Justiça por Emendas

MARIANA DA SILVA

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

JANAINA RIVA.jpg

 

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) avalia recorrer à Justiça diante da falta de pagamento de suas emendas parlamentares. Ela atribui a situação ao fato de não ser mais da base governista na Assembleia Legislativa (ALMT) e por “incomodar” com sua decisão de concorrer ao Senado em 2026. Cada parlamentar R$ 28 milhões em emenda

“Não tem outra alternativa para mim. É mostrar para as pessoas que a emenda que foi colocada não chegará no tempo devido, não é porque não quero, é por falta de vontade. Nós vamos tomar todas as medidas que forem possíveis para evitar esse tipo de coisa, procurar o Judiciário se for preciso e também fazer o nosso papel aqui na Casa”, declarou a deputada.

A parlamentar ainda demonstrou sua decepção com o secretário da Casa Civil, Fabio Garcia (União), que teria dito na presença de outros parlamentares que ela seria a última a receber emendas. O fato gerou troca de acusações nas redes sociais.

“Desnecessário esse tipo de coisa. Com o Fábio, especialmente. Nós, na campanha de 2022, fizemos uma dobradinha porque estávamos na mesma coligação. Não era a mesma chapa, porque já existia chapa única de partido, mas era a mesma coligação. Tínhamos relação de amizade. Fiquei muito impressionada dele fazer isso. Se eu tivesse alguma dúvida, eu não teria feito o que fiz, mas tenho certeza, porque não foi uma pessoa que falou, foram várias que falaram que isso aconteceu”, justificou.

Magoada, Janaina ainda lembrou a "fritura" na eleição da mesa diretora da ALMT para o biênio 2025-2027, quando ela pretendia assumir a primeira-secretaria. Ela recorda que já possuía 15 assinaturas e que “a eleição foi tomada”. “Tudo aquilo lá eu superei, não falei nada, saí em silêncio desse processo, não falei mal de ninguém, não critiquei ninguém, mas mesmo assim as perseguições não param. É a todo momento, em todas as situações, marcam reuniões importantes que são temas que eu defendo e pedem para que eu não vá, falam isso para os deputados”, disse.

Emendas e desentendimentos 

Na quarta-feira (30), Janaina Riva (MDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e fez duas críticas ao deputado federal licenciado e atual secretário chefe da Casa Civil, Fabio Garcia (União) com acusação de perseguição por declarar para o senador Jayme Campos (União) que não pagaria as suas emendas parlamentares impositivas. Janaina ainda citou que caso as emendas não sejam pagas terá enfrentamento forte no parlamento. 

“Esse tipo de chantagem barata, ridícula e feita nas costas. Seja homem, fala isso para mim que eu não gosto de molecagem. Eu sou mulher decente, estou fazendo aqui, desempenhando o meu papel. Não vem com molecagem para cima de mim. Ameaçazinha faz lá pra suas negas, faz pra lá. Não vem aqui fazer para mim”, pontuou. 

No mesmo dia, Garcia utilizou sua rede social para rebater a manifestação de Janaina e afirmou que a deputada teve uma fala baixa e racista ao atacá-lo. Garcia não poupou críticas, disse que ela se fez de vítima e disparou: ‘Eu não fui criado com dinheiro da corrupção’. “Primeiro que não é a senhora que vai me obrigar a pagar suas emendas. É a lei que já obriga ao Executivo estadual ou federal a pagar as emendas impositivas. Portanto, todas as emendas serão pagas como vêm sendo pagas, como foram nos últimos dois anos. Agora, quando o executivo paga a emenda do parlamentar, aí a senhora não vai determinar. A senhora faz o seu trabalho lá e eu farei o meu trabalho aqui”, disse.





Postar um novo comentário





Comentários (14)

  • Jairtonmanoel

    Segunda-Feira, 05 de Maio de 2025, 22h28
  • Agora, é a vez da deputada! Ficava babando ovo do governo! Quando a turma do governo detonada o ex prefeito Emanuel! Agora está sentindo na pele! Logo mas vai ser a vez prefeito Abílio. Aliás, Abílio já quer tira o MP da saúde! Espere ver.
    5
    0



  • Moraes

    Segunda-Feira, 05 de Maio de 2025, 21h30
  • Eles vivem numa boa e o povo no esgoto ! Torço pela briga !
    2
    0



  • Daniel

    Segunda-Feira, 05 de Maio de 2025, 20h55
  • Essa Deputada está querendo fazer politica desde já, e não encontrou apoio, agora quer fazer da assembleia um circo. Põe pra torar Fábio Garcia, não sou eleitor seu mas estou vendo que você está fazendo a coisa certa. Com certeza vai espernear e vai perder na Justiça
    4
    10



  • Roberto rezende

    Segunda-Feira, 05 de Maio de 2025, 20h38
  • DEPUTADO NAO ESQUEÇA QUE TEU AVÔ FOI GOVERNADOR BIONICO,NAQUELE TEMPO NÃO TINHA INVESTIGAÇÃO SOBRE COISA NENHUMA,NAO ESQUEÇA DISSO!
    10
    1



  • piada

    Segunda-Feira, 05 de Maio de 2025, 20h24
  • Está corretissima esse Fabi...ola.. já passou dos limetes,s e acha
    3
    1



  • Cuiabano

    Segunda-Feira, 05 de Maio de 2025, 20h16
  • Até que enfim apareceu alguém para frear esse subproduto da corrupção. Infelizmente o pai dela usou o dinheiro da corrupção para corromper muita gente, e por conta disso ainda tem gente que vota nesse tipo de gente. Os eleitores da Janaina votam nela em agradecimento ao pai, é aquela velha situação que ainda engana muita gente: "o cara roubou mais fez ". Esses são os eleitores dos Rivas.
    2
    6



  • Mario

    Segunda-Feira, 05 de Maio de 2025, 20h06
  • Não sou eleitora de nenhum dos 2, mas nesse caso a Janaina está certa, agora pq não é da base de apoio do governo vai ser punida? Ridículo isso, aliás, política é o jogo mais podre, e outra coisa que achei errado foi falar que Janaina é filha de corrupto, os filhos não tem que pagar pelos erros dos pais.
    8
    1



  • CHEGADEMIMIMI

    Segunda-Feira, 05 de Maio de 2025, 19h49
  • Olha tá na hora dessa deputada sair fora logo desse desgoverno, chega desse mimimi com esse menino de vó FG e segue sua tragédia política sem depender deles,entra logo na justiça e o faça pagar suas emendas,de uma banana pra Mauro Mentes e faça seu trabalho pra se eleger ao senado ou governo.
    6
    1



  • Santiago Gomes

    Segunda-Feira, 05 de Maio de 2025, 19h44
  • Isso q dá ficar pagando pau para esse governador.......só punhalada nas costas......vc Janaina é Botelho são exemplo de traição por esse grupo q quer permanecer em no poder a todo custo. ..
    7
    0



  • Naldo Rosa

    Segunda-Feira, 05 de Maio de 2025, 19h08
  • o fabim que foi criado com dindin da corrpuçao simmm.... tbem foi sexista contra a deputada janaina, so porque ela e mulher... que cara baixo
    6
    1



  • Dudu

    Segunda-Feira, 05 de Maio de 2025, 19h00
  • Então pulou já e as prometeu em campanha foi para o ralo só pra deputado mesmo sem bereré igual botelho foi sair pra prefeito ficou em último só pra presidente de bairro ele kkkk
    1
    0



  • Bernardes

    Segunda-Feira, 05 de Maio de 2025, 18h50
  • Esse suco de pêra, pensa que é gente. Logo, logo, estará fora da política mato-grossense. Mauro Mente, só carrega nas costas, se for bom pra ele. Vai vendo...
    4
    0



  • Bruno

    Segunda-Feira, 05 de Maio de 2025, 18h47
  • Esse Fábio é bobó. Ficar falando pra todo mundo isso, sabendo que todo governo faz, mas é ilegal. E foi falar justo pra quem? Pra Jayme! Tem povo mais fuxiqueiro que o povo da VG? Esse boquinha de botoado ainda quer ter razão! Kkkk
    5
    0



  • pedro

    Segunda-Feira, 05 de Maio de 2025, 18h32
  • tadinha... quando era ela mandando nas emendas dentro da seaf atendendo só mdb ela não reclamava né. está arregando kkk
    1
    2











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet