O juiz Jones Gattass Dias, que atuava na Sexta Vara Cível de Cuiabá, será o mais novo desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Ele foi escolhido para o posto pelo Pleno da Corte, em sessão realizada na manhã desta segunda-feira (24), e ocupará uma das 39 cadeiras da segunda instância da Justiça Estadual.
A vaga foi aberta em virtude da aposentadoria do desembargador Rondon Bassil Dower Filho, que completou 75 anos no dia 6 de fevereiro, e era destinada exclusivamente a membros da magistratura mato-grossense com a eleição realizada pelo critério de merecimento. Os critérios para a escolha previam a análise da produtividade do candidato, a presteza no exercício das funções, o aperfeiçoamento técnico e a adequação da conduta ao Código de Ética da Magistratura nacional.
Foram para a lista tríplice os juízes Agamenon Alcântara Moreno Júnior, com 34 votos, Jones Gattass Dias, com 33 votos, e Antônio Veloso Peleja Júnior, com 18 votos. Também foram votados, mas ficaram de fora da lista, os magistrados Marcos Faleiros da Silva (11 votos), Celia Regina Vidotti (2 votos), Ana Cristina Silva Mendes (2 votos), Luis Otávio Pereira Marques (2 votos), Luis Aparecido Bortolussi Júnior (1 voto), Aristeu Dias Batista Vilella (1 voto) e Eulice Jaqueline da Costa Silva Cherulli (1 voto).
Como o juiz Jones Gattass Dias já havia figurado em outras duas oportunidades em listas tríplices de escrutínio anteriores, ele foi declarado como desembargador, mesmo sendo o segundo mais votado, por conta do regimento interno do TJMT. Com isso, ele assumirá a cadeira que pertencia a Rondon Bassil Dower Filho.
Advogado
Segunda-Feira, 24 de Março de 2025, 09h43