Os três juízes membros substitutos do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, designados para atuarem nas eleições deste ano como juízes auxiliares da propaganda, participaram nesta sexta-feira (08/06) de um treinamento em Processo Judicial Eletrônico (PJe). Os juízes da propaganda Paulo Cézar Alves Sodré, Mário Roberto Kono de Oliveira e Jackson Francisco Coleta Coutinho aprovaram o treinamento, que durou aproximadamente três horas. Todo o conteúdo foi ministrado pela equipe técnica da Secretaria Judiciária do TRE.
O artigo 96, § 3º, da Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, determina a designação de três juízes auxiliares para a apreciação das reclamações ou representações que versarem sobre propaganda eleitoral e que forem dirigidas ao TREs.
Jackson Coutinho falou da importância de se promover treinamentos aos usuários do PJe. "O treinamento dos juízes da propaganda é de suma importância devido às inúmeras particularidades que existem no sistema. Há uma mudança do papel para o eletrônico, o que a priori parece ser difícil. No entanto, quando se começa a utilizá-lo, vemos que a ferramenta é intuitiva e nos possibilita dar a celeridade e a efetividade que a Justiça Eleitoral requer".
Entre os conteúdos ministrados estão: o que é o PJe e diferença de versões; acessando o PJe pelo site e pela página Serviços Judiciais; manuais e cursos do PJe no Site; implantação e obrigatoriedade do PJe; classes Obrigatórias; requisitos para a utilização do PJe; configuração do PJe do TRE-MT e do TJ-MT; cadastramento dos Advogados; acesso via Certificado Digital e via Usuário e Senha; demonstração dos menus e das funcionalidades; petição Inicial; classes e a Tabela Unificada do CNJ; cadastro das Partes e Procuradores; e inclusão de documentos e protocolo do processo.
O uso do Processo Judicial Eletrônico (PJe) se tornou obrigatório no âmbito da segunda instância da Justiça Eleitoral desde setembro de 2017. E para facilitar o uso dessa ferramenta por parte dos advogados, magistrados, servidores e demais usuários, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso tem ofertado constantes treinamentos. Só este ano, a SJ promoveu 14 treinamentos do PJe, os quais beneficiaram mais de 100 pessoas, entre advogados, servidores, membros do Ministério Público, magistrados e demais usuários da ferramenta.