Política Terça-Feira, 15 de Julho de 2025, 14h:35 | Atualizado:

Terça-Feira, 15 de Julho de 2025, 14h:35 | Atualizado:

Notícia

Lei institui o Dia Municipal de Luta Contra o Feminicídio

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

DILEMARIO ALENCAR.jpg

 

A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, nesta terça-feira (15), o projeto de lei de autoria do vereador Dilemário Alencar (União Brasil), que institui o Dia Municipal de Luta Contra o Feminicídio na capital mato-grossense.
 
“A lei aprovada tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a inaceitável violência sofrida pelas mulheres, violência que, muitas vezes, culmina no feminicídio, ou seja, na morte violenta e cruel de mulheres. A proposta é garantir que o poder público divulgue, de forma contínua, os serviços e mecanismos legais de proteção à mulher em situação de violência, além de incentivar as denúncias”, explicou o vereador Dilemário.
 
A data escolhida para marcar o Dia Municipal de Luta Contra o Feminicídio foi 22 de abril, em referência ao trágico assassinato da jovem cuiabana Heloysa Maria de Alcântara Souza, morta de forma brutal em um caso que comoveu toda a cidade.
 
“A covarde e cruel morte da Heloysa é mais uma evidência da urgente necessidade de políticas públicas eficazes para o enfrentamento da violência contra a mulher. A lei que apresentei também tem como meta promover eventos de mobilização, palestras e debates que ampliem a proteção às mulheres e impeçam que histórias como a de Heloysa se repitam”, completou o vereador.
 
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso, entre os anos de 2023 e 2025 foram registradas 66 tentativas de feminicídio em Cuiabá, das quais 12 resultaram em morte.
 
O projeto foi aprovado com 26 votos favoráveis e segue agora para sanção do prefeito Abílio Brunini. Após a sanção, a lei será publicada e passará a vigorar oficialmente em Cuiabá.




Postar um novo comentário





Comentários (1)

  • 13/07

    Terça-Feira, 15 de Julho de 2025, 16h22
  • Nada contra as mulheres. Mas, esses políticos Deum modo geral, só servem pra isso. Criar projetos de dia, de dia, de dia etc. Esse vereador babaca, oportunista, marista, bolsonariana, abilhista etc, daqui um dia ele criar o dia dos grandes amores da vida dele. Vai criar o dia do golpista e ladrão bolsoladra, o dia do Mauro ladrão mente e o dia do Abílio ladrão de igreja. Podem anotar aí.
    1
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet