12 de Agosto de 2020,

Artigos

Política

A | A

Quarta-Feira, 03 de Setembro de 2014, 14h:29 | Atualizado:

HERANÇA DE SILVAL

Lúdio promete concluir MT Integrado já em 2015

coletiva-ludio.jpg

 

O candidato a governador Lúdio Cabral (PT) apresentou nessa quarta-feira (03), durante entrevista coletiva, o Programa de Metas para administrar Mato Grosso. O trabalho contém propostas detalhadas e é resultado do Plano de Governo já apresentado em julho e um longo debate com a sociedade. 

A apresentação foi feita durante coletiva realizada em um hotel de Cuiabá, onde ele detalhou os projetos elaborados para diferentes áreas do governo a partir de 11 seminários, viagens a todas as regiões de Mato Grosso e diálogo com o Poder Público, entidades da sociedade organizada e população em geral. Lúdio mostrou que o Programa de Metas é fruto do amadurecimento do debate com a população sobre o Plano de Governo.

Por isso, o trabalho aponta as políticas sociais como prioridade, mas, para dar conta da execução de projetos nessas áreas, é preciso impulsionar a economia do Estado, o que justifica a priorização também da infraestrutura e logística em Mato Grosso.  Conforme Lúdio, um dos caminhos para que a economia cresça é assegurar melhores condições para escoamento da safra.

Pensando nisso, ele conta com um projeto para integração total do Estado por malha viária feita a partir de recursos do Orçamento Geral do Estado, fundos estaduais, Orçamento Geral da União, emendas parlamentares, financiamento junto ao BNDES e a retomada das Parcerias Públicos Privadas (as chamadas PPPs Caipiras). "Com um programa próprio de expansão da malha rodoviária, vamos concluir o MT Integrado até o final de 2015, ligando todos os municípios por asfalto e construir um programa ousado baseado em dois eixos estruturantes no sentido Sul-Norte”, afirma Lúdio ao citar também um eixo à Leste da BR 163, tendo a MT-130 como referência para cidades como Rondonópolis, Primavera do Leste, Paranatinga, distrito de Santiago do Norte, entre outros, contornando o Parque Nacional do Xingu próximo a Feliz Natal, União do Sul, Marcelândia, encontrando a MT-322, antiga BR-080 no distrito de União do Norte, a MT-140 ligando Boa Esperança do Norte à Santa Rita do Trivelato, Planalto da Serra, Nova Brasilândia e a Campo Verde.

Uma parte disso já está no MT Integrado e outra parte consta no Programa de Metas, sendo à Oeste a MT-160 em São José do Rio Claro, Nova Maringá, Brianorte, Juara e Nova Monte Verde, encontrando a MT-208, que já está sendo pavimentada. 

Além disso, Lúdio também anunciou um programa de fortalecimento da malha Aeroviária em Mato Grosso por meio da ampliação de 13 aeroportos regionais com capacidade de receber jatos de médio e grande porte para que seja fortalecida a aviação regional no Estado, garantindo impulso no desenvolvimento da economia, tanto na agricultura de larga escala e familiar, quanto no turismo e na industrialização do nosso Estado.

Sobre saneamento, Lúdio exemplificou que é tarefa do Estado apoiar os municípios e que, em sua gestão, as cidades irão elaborar em parceria com o Governo já em 2015 um plano municipal de saneamento básico. "Nós vamos auxiliar na elaboração de projetos para que consigamos investimentos em água tratada e rede coleta de esgoto. Além disso, não vamos medir esforços para efetivamente impulsionar a regularização fundiária, urbana e rural para darmos conta das condições que alavancam o desenvolvimento econômico". 

No modo de governar, a primeira meta destacada por Lúdio será a descentralização da administração pública. "Vamos fazer isso por meio das 12 sedes iniciais do Governo Descentralizado Regional (GDR), passando depois para 19 regiões de governo. Será alocada uma estrutura física que concentrará ação de cada uma das secretarias com equipe técnica de servidores de carreira para fazer a otimização e integração de cada uma dessas estruturas vinculadas diretamente ao gabinete do governador", destacou.

Conforme Lúdio, por meio do orçamento participativo territorializado nos GDRs será realizado ainda debate com prefeitos, vereadores, população e entidades representativas da sociedade civil. "Com isso, implantaremos escritórios para elaboração de projetos regionais e apoio aos municípios. Existem recursos disponíveis que dependem da elaboração de projetos de qualidade e vamos saber aproveitar isso para fortalecer a transparência e controle das ações. Nesse contexto, fortaleceremos os órgãos de controle interno. Por exemplo, A Auditoria Geral do Estado será convertida em Controladoria para, além de auditar o que for feito, prevenir antes das ações serem realizadas", frisou.

SITE

O Programa de Metas de Lúdio pode ser acessado pelo site www.ludio.com.br, onde podem ser conferidas ainda informações sobre o candidato, agenda, fotos, Plano de Governo, entre outros.

 



Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • PAULO SERGIO | Quarta-Feira, 03 de Setembro de 2014, 16h18
    1
    0

    ESSE TAL DE LUDIO FOI GRADUADO NA UNIVERSIDADE ONDE SILVAL ERA PROFESSOR. DE TÃO BOM ACADEMICO QUE ERA, SUPEROU ATÉ \"PINOQUIO\".

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS