O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se manifestou nesta terça-feira (29), nas redes sociais, a respeito dos ataques sofridos pela vereadora Graciele Marques dos Santos (PT), de Sinop (478 km de Cuiabá). No Twitter, Lula lamentou o fato e afirma que a correligionária sofreu violência de gênero e que os ataques causam danos irreparáveis na política brasileira.
O presidente ainda telefonou pessoalmente para a parlamentar. “Ontem um grupo antidemocrático, movido por fake news, atacou a vereadora de Sinop (MT) Graciele Marques dos Santos durante uma sessão plenária. Minha solidariedade com Graciele, única mulher entre os 15 vereadores da cidade. A violência política de gênero causou danos irreparáveis na política brasileira nos últimos anos. As mulheres precisam ser respeitadas na política e nosso país precisa recuperar a paz e a democracia”, lamentou o ex-presidente.
“Nós temos um cenário ainda muito forte aqui de pessoas que não aceitam o resultado das eleições e tem muitas manifestações antidemocráticas em relação a isso. Eles promoveram vários ataques e desrespeitos. Eu tenho sofrido esse tipo de ataque sempre por ser do PT e por ser de esquerda”, disse ao futuro presidente.
Em resposta, Lula pergunta se ela havia registrado tudo em imagens e ainda pediu para que enviasse para ele. "Então mande para mim, querida. Estou te telefonando para te dar um beijo e dizer que estou solidário com você. Vamos derrotar esses fascistas. Tenho muito orgulho e quero te dar um abraço. Qualquer negócio, pode ligar nesse telefone. Tchau, querida", disse Lula.
A parlamentar foi alvo de fake news dizendo que ela pediria formalmente a retirada de manifestantes bolsonaristas dos locais de atos antidemocráticos, na cidade. Mais cedo, o Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores, por meio do deputado Valdir Barranco, solicitou através de um ofício proteção policial para a vereadora.
“Tal atitude deve ser rechaçada e coibida, tendo em vista que se trata de crime nefasto contra pessoas que nada mais fazem e pretendem que participar do processo democrático de escolha do mandatário da república”. Assim, clamamos sejam tomadas todas as providências que a situação requer, destacando policiais militares para acompanhar a sessão ordinária da Câmara nesta segunda-feira e para sessões subsequentes, até o término desse ano legislativo, para evitar danos a integridade física da vereadora e terceiros”, diz trecho do ofício.
ENTENDA
Há um mês bolsonaristas, que não aceitam a derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL) e alegam fraude nas urnas, estão na frente de quartéis pedindo às Forças Armadas intervenção federal. Além disso, eles tentaram bloquear rodovias estaduais e federais do Estado, com atos considerados terroristas e criminosos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Em várias cidades do Nortão, como Sorriso e Lucas do Rio Verde atos de vandalismo foram registrados e pessoas que organizavam os bloqueios ilegais foram presas, como o empresário Olair Correia, acusado de vandalizar uma base da Rota do Oeste, concessionária que administra trechos da BR-163.
Jorge
Quarta-Feira, 30 de Novembro de 2022, 08h17Ricardo
Terça-Feira, 29 de Novembro de 2022, 21h43Pedra 90
Terça-Feira, 29 de Novembro de 2022, 21h39Cidadão
Terça-Feira, 29 de Novembro de 2022, 20h41Eurides
Terça-Feira, 29 de Novembro de 2022, 20h35Fernando Henrique Barbosa Soares
Terça-Feira, 29 de Novembro de 2022, 19h40Divkson lutz
Terça-Feira, 29 de Novembro de 2022, 19h18