Política Quarta-Feira, 29 de Janeiro de 2025, 13h:35 | Atualizado:

Quarta-Feira, 29 de Janeiro de 2025, 13h:35 | Atualizado:

INCÊNDIO

Mauro condena ataques e quer enquadrar facções como terroristas

Governador destacou investimentos realizados no setor da segurança

BRENDA CLOSS
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

MAURO MENDES.jpg

 

O governador Mauro Mendes (UB) criticou, novamente, a legislação penal brasileira ao comentar a prisão dos criminosos que incendiaram uma loja em Paranatinga (384 km de Cuiabá), crime atribuído à facção Comando Vermelho. Em entrevista à Rádio Jovem Pan nesta quarta-feira (28), o gestor afirmou que o governo estadual tem combatido com rigor a atuação desses grupos, mas alertou que a Justiça pode soltar os presos por causa das leis ‘frouxas’.

“É um absurdo o que aconteceu em Paranatinga. Quando fiquei sabendo do ocorrido, o secretário de Segurança [coronel César Roveri] me comunicou, organizamos uma reunião rápida com o comandante-geral da PM [Fernando Tinoco] e Polícia Civil. Todo mundo baixou lá, com força total. No final do dia, estavam todos presos, trouxemos para Cuiabá e colocamos no isolamento. Estamos investigando e fazendo uma devassa”, garantiu. 

O incêndio criminoso em Paranatinga ocorreu na madrugada da última segunda-feira (26), quando um grupo atacou uma loja de calçados e variedades da região central da cidade. O crime gerou pânico entre moradores e foi interpretado pelas autoridades como uma possível retaliação de facções criminosas suspeitas de extorquir comerciantes locais.

No entanto, Mendes demonstrou preocupação com a permanência dos criminosos na cadeia. “Será que quantos dias esses caras vão ficar presos? Agora por diante, não é mais problema da PM e da Polícia Civil. O Poder Judiciário vai julgar de acordo com as leis. E se a lei é frouxa, tem que soltar, pois se não seguir a lei, o juiz pode até responder administrativamente”, criticou.

O governador voltou a defender medidas mais rígidas contra facções criminosas e sugeriu que esses grupos sejam classificados como terroristas em Mato Grosso. “A forma com que praticam alguns assassinatos é coisa de terrorista. Quem vai classificar isso? Se eu tiver poder para isso, vamos classificar em Mato Grosso toda facção criminosa como terrorista. Vou até consultar se podemos fazer isso, pois é terrorismo o que fazem”, asseverou.

O chefe do Executivo Estadual destacou investimentos no setor, como a ampliação do sistema prisional. Mendes também alfinetou o Supremo Tribunal Federal (STF), que tem derrubado algumas leis estaduais endurecendo o combate ao crime. “Cabe a mim criar as condições para que a polícia atue, e temos em Mato Grosso uma polícia capacitada e local para prender. Dobramos as vagas de presídios. E deixa o Supremo dizer que é ilegal isso, pois tudo o que fazemos aqui eles dizem que é inconstitucional”, desabafou.





Postar um novo comentário





Comentários (10)

  • CIDADÃO ATENTO

    Quarta-Feira, 29 de Janeiro de 2025, 17h51
  • Infelizmente o Lule e o Partido das Trevas são amiguinhos desses faccionados e não terão essa iniciativa. Nunca ouvi o Lule ou o PT repudiarem essas facções criminosas que tanto mal têm feito para a sociedade. O narco Estado está sendo instalado com muito sucesso no Brasil. Daqui a pouco o cidadão de bem terá que pautar suas ações sob a batuta desses facínoras. Será por que essas autoridades se omitem tanto? Não é no mínimo estranho isso?
    0
    1



  • João Batista

    Quarta-Feira, 29 de Janeiro de 2025, 16h54
  • DEVERIA TER AGIDO ANTES DE ACONTER A MERDA...O ESTADO DEVERIA SER CONDENADO A RESSARCIR O PREJUÍZO AOS EMPRESÁRIOS
    0
    0



  • Citizenship

    Quarta-Feira, 29 de Janeiro de 2025, 16h48
  • Mais uma tentativa de criar um factóide eleitoral. 1. É bastante discutível, do ponto de vista de quem defende a democracia, que haja a tipificação criminal de terrotismo, porque isso supõe que determinadas condutas criminais sejam caracterizadas como crime em função também de defenderem algumas proposições políticas e ideológicas, incluisve religiosas. Assim, por exemplo, se alguém explodisse um carro bomba numa cidade americana, poderia também ser enquadrado além de homicida em terrorista de se comprovasse sua adesão ao muçulmanismo. 2. Apesar disso, no Brasil, houve a aprovação de uma legislação para incluir o terrorismo no código penal, quando o crime comprova-se tendo como parte de suas motivações a defesa de uma "causa" ou "ideologia política", ou discriminação por raça, religião, gênero. 3. No caso da organizações criminosas, essa vinculação entre ideologia e crime não está necessariamente estabelecida, o que parece ser muito mais razoável e inteligente até. 4. Então, ainda da época das grandes manifestações de 2013, sob o governo Dilma, já se elaborou uma legislação suficientemente adequada para as organizações criminosas, melhor do que a elaborada posteriormente sobre "terrorismo", que, espero, jamais seja empregada no Brasil, apesar de vigente.
    0
    0



  • Marcio

    Quarta-Feira, 29 de Janeiro de 2025, 16h09
  • CADA MORTE POR NEGLIGENCIA É DE RESPONSABILIDADE DE VOCÊS AUTORIDADES. A AUTORIDADE FOI CONSTITUIDA PRA PUNIR QUEM PRATICA O MAL, A NEGLIGENCIA DE VOCÊS TEM PUNIDO INOCENTES, LEMBREM-SE DISSO.
    0
    0



  • MARIA AUXILIADORA

    Quarta-Feira, 29 de Janeiro de 2025, 15h49
  • Concordo, mas acho que enquadrar como bioterrorismo quem compra mercúrio ilegal para usar em mineradoras ilegais que contaminam rios e destrói fonte de alimentos de ribeirinhos e indígenas. Mas, vamos cair na real, em matéria de direito penal só a União pode legislar e mauro mente sabe disso, essa verborragia é para os bocós bolsonaristas que gostam de bravatas inúteis.
    7
    1



  • JANGO DOIDO

    Quarta-Feira, 29 de Janeiro de 2025, 15h35
  • OPERAÇÃO SENADO SENHOR GOVERNADOR???? A SENHORA GISELA SIMONA É QUEM ESTA COM ESSA LINDO E BELO PROJETO SÓ PARA TE LEMBRAR.
    4
    1



  • Mauricio

    Quarta-Feira, 29 de Janeiro de 2025, 15h25
  • Alteração da legislação penal é só na esfera federal. O governador está "jogando para a galera". Mas é elogiável a pronta resposta a esse crime. A grande questão é: porque nem o ex-presidente Bolsonaro e o atual presidente, Lula, nunca propuseram esse tipo de alteração? E outra questão é: por que os governadores do União Brasil, PL e partidos de Centro, que têm maioria no Congresso, não pressionam ou propõem essa alteração e aumento das penas?
    8
    0



  • Cesar

    Quarta-Feira, 29 de Janeiro de 2025, 15h09
  • Ótimo, realmente esses faccionados são mesmo terroristas, parabéns Governador.
    2
    1



  • paulo diants

    Quarta-Feira, 29 de Janeiro de 2025, 15h01
  • Terrorissmo foi o aumento da aliquota do ICMS nos combustíveis, né Mauro Mentirinha
    4
    2



  • Marcos Justos

    Quarta-Feira, 29 de Janeiro de 2025, 14h10
  • Não houve nenhuma troca de tiros, nenhum CPF cancelado ? Ahh não, ta muito facil p bandidagem.
    4
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet