Política Sexta-Feira, 01 de Agosto de 2025, 12h:17 | Atualizado:

Sexta-Feira, 01 de Agosto de 2025, 12h:17 | Atualizado:

EM VIGOR

Mauro sanciona lei que congela valores do Fethab

Medida garante previsibilidade ao setor agropecuário

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

mauro mendes.jpg

 

O governador Mauro Mendes sancionou, nesta quinta-feira (31), a Lei nº 13.002/2025, que congela valores do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). A norma foi publicada em edição extra do Diário Oficial.

A lei altera a forma de cálculo da contribuição dos produtores rurais pelo Fethab. Atualmente, o valor do fundo é corrigido em janeiro e julho, de acordo com os valores vigentes da Unidade de Padrão Fiscal (UPF) para os respectivos meses. A UPF é atualizada mensalmente pelo governo e serve como indexador para diversos cálculos na área fiscal do Estado.

Com a nova regra, a correção da contribuição do Fethab cobrada entre janeiro e junho considerará o valor da UPF de janeiro do ano anterior; e, de julho a dezembro, o fundo estadual levará em consideração o valor da UPF de julho do ano anterior. Excepcionalmente em 2025, será considerado o valor da UPF vigente em janeiro de 2025 para todo o ano, independentemente do semestre em que a operação ocorrer.

O objetivo da lei é garantir maior previsibilidade ao setor produtivo, especialmente nas operações com commodities, cujos contratos são firmados com antecedência. A medida também busca evitar distorções nas contribuições em cenários de inflação elevada ou alta dos juros.

A nova lei tem efeito retroativo a 1º de julho de 2025, mas não autoriza restituição ou compensação de valores já pagos ou recolhidos anteriormente.





Postar um novo comentário





Comentários (1)

  • Fora Mauro

    Sexta-Feira, 01 de Agosto de 2025, 16h26
  • Tudo isso é para beneficiar os barões do agro que são os maiores bilionários deste estado. Isto porque esses latifundiários já são beneficiados anualmente com isenção tributária superior a R$ 11 bilhões. Do outro lado ele castiga os aposentados com 14% de desconto, deixando-os inclusive sem dinheiro até para comprar remédios. As eleições vem aí. Não vote neste carrasco.
    0
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet