Política Sexta-Feira, 25 de Abril de 2025, 08h:32 | Atualizado:

Sexta-Feira, 25 de Abril de 2025, 08h:32 | Atualizado:

SEM IDEOLOGIAS

Ministro cita papa Francisco e pede foco no bem comum

 

MARIANA DA SILVA
Gazeta Digital

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

favaro-mauro

 

O ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro (PSD), citou o papa Francisco durante discurso em evento em Lucas do Rio Verde para a assinatura do termo de instalação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na cidade, nesta quinta-feira (24). Ao lado do governador Mauro Mendes (União Brasil) e outras autoridades, Fávaro lembrou de uma citação de entrevista do Papa Francisco e fez alusão à união independente das ‘diferenças’. 

Em sua fala, Fávaro relembrou o momento em que o mundo vive de comoção e luto pela perda do Papa Francisco e se recordou de uma entrevista em que ele menciona a importância de discutir soluções para os problemas sociais ao invés de fortalecer rivalidade entre distintas religiões. Ele ainda mencionou as palavras do Papa em reforço ao “respeito e muito diálogo com tolerância nas divergências”. 

“Diante de um mundo em que ainda as crianças passam fome, não têm escola, educação, onde famílias não tem a certeza de um lar para morar, é papel da religião e das autoridades descobrirem e debaterem as soluções para esses problemas. É muito mais relevante, dizia ele, discutir essas soluções com os poderes instalados do que ficar discutindo teologia e o que uma igreja prega e a outra deve deixar de pregar”, disse o ministro. 

“Vivemos aqui um momento espetacular, onde ninguém está olhando para ideologia ou diferenças partidárias de pensamentos e o foco comum é o bem das pessoas que nos escolheram como representantes”, acrescentou. 

Fávaro ainda complementa que naquele momento o “foco comum” era levar uma mensagem à região de Lucas do Rio Verde e mencionou a luta de mais de uma década para que a UFMT saia do papel. Ele ainda mencionou a duplicação da BR-163, mesmo após as perdas de tantas vidas por acidentes de trânsito. 

Há algumas semanas circulavam especulações de que o presidente Lula participaria da agenda, contudo sua vinda não foi viabilizada. A vinda de Fávaro para a ocasião se deu no intuito de representar o presidente, que também aproveitou para apaziguar relações. 

Com laços estremecidos já há algum tempo, Fávaro e Mendes não eram vistos juntos em eventos e trocavam farpas em público. Ainda em janeiro deste ano, o ministro citou que obras como o Ser Família Habitação, do Governo do Estado, eram executadas com verbas do Minha Casa, Minha Vida, como se o governo do Estado estivesse se “apropriando” dos programas federais. Em dezembro, o ministro e o governador chegaram a trocar farpas quando o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) liberou empréstimo de R$ 5 bilhões para Nova Rota Oeste fazer a duplicação da BR-163.  

Rusgas entre Mauro e Fávaro ocorrem desde 2022, quando o ministro decidiu apoiar o presidente Lula (PT) nas eleições, e Mauro Mendes (União) foi o responsável pelo palanque de Bolsonaro. Fávaro se tornou ministro da Agricultura, e o governador ainda não teve nenhuma reunião com ele no Ministério da Agricultura. 

 O grupo do governador enxerga em Fávaro uma ameaça eleitoral para 2026. Isso porque o ministro será o candidato de Lula no Estado. E Fávaro fortalecido, prejudica o grupo que sonha em fazer o sucessor ao governo e os dois senadores.





Postar um novo comentário





Comentários (5)

  • João Batista

    Sexta-Feira, 25 de Abril de 2025, 13h36
  • Esse já pode ser chamado de finado político
    0
    0



  • cuiabano

    Sexta-Feira, 25 de Abril de 2025, 11h17
  • Em 2 anos, Favaro inaugurou mais obra no estado de MT, que o ex presidente em 4 no Brasil todo, vem a na linha (faculdades, hospitais, casas/apartamentos, recursos pra agricultores grandes e pequenos, jaja BR 163 BNDES, BR 158) agora achem uma placa de inaulguração do Bozo.
    2
    1



  • Ademir

    Sexta-Feira, 25 de Abril de 2025, 10h31
  • Favaro fala de fome, de miséria , de pobres e está no Governo mais corrupto da história brasileira , um governo de esquerda que de novo saqueia tudo e a todos, não tem obras , querem se apropriar até das obras dos outros , como se empréstimo BNDES fosse obra dada pra MT, vamos ter de devolver tudo , não como nos países comunistas que seu presidente deu nosso dinheiro e não foi devolvido !!! Voce é sem caráter e cara de peróba , e está roubando igual aos seus pares de esquerda , olha a que nível chegou, milhões e milhões em Jangada sem uma obra e Prefeito do seu partido , que vergonha , só aí já matou sua candidatura, nem pra síndico antes ganhava , agora pior ainda , tem o DNA da esquerda mesmo, aqui em MT vc não se cria , acabou votos pra vc!!!!
    4
    3



  • MARIA TAQUARA

    Sexta-Feira, 25 de Abril de 2025, 09h52
  • eu amo o Fávaro, homão bonito da mão grande
    0
    4



  • JOAO DA SILVA

    Sexta-Feira, 25 de Abril de 2025, 09h10
  • SEM MORAL
    5
    3











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet