Em tom discreto e sem a preocupação de lançar expectativas, o ministro chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, afirmou na manhã desta sexta-feira (9) que considera o senador Blairo Maggi (PR) “peça chave” para a presidente Dilma Rousseff (PT) sair vitoriosa nas eleições de outubro. “Candidato ou não é um importante aliado e eleitor para nós pelos serviços prestados a Mato Grosso pela boa relação mantida com o governo federal”, declarou.
Carvalho veio a Cuiabá participar do seminário ‘Diálogos Governo-Sociedade Civil: Copa 2014’, realizado na AMM (Associação Matogrossense dos Municípios). Em relação à última declaração de Maggi de que não será candidato ao governo do Estado em entrevista coletiva à imprensa concedida na última semana, o ministro minimizou e preferiu não interferir em questões da política mato-grossense.
“Seria um desrespeito me intrometer na política local. Tenho que respeitar as últimas declarações do senador. Blairo Maggi é importante para Mato Grosso e para o Brasil e faremos esforços no sentido de que consigamos ter unidade em torno do palanque presidenciável para a presidente Dilma Rousseff”, disse.
Nos bastidores, se comenta que o ministro das Relações Institucionais, Ricardo Berzoini (PT), recebeu do Palácio do Planalto a incumbência de convencer Maggi a ser candidato ao governo do Estado. O PT busca se infiltrar no agronegócio e deseja vencer em Mato Grosso, onde nas últimas 3 eleições presidenciais perdeu para candidatos do seu principal adversário, o PSDB.
Em Mato Grosso, lideranças políticas como o deputado José Riva (PSD) ainda insistem na candidatura de Maggi acreditando no seu potencial de agregar a classe política e em atrair investimentos como agente público para o Estado. A bancada do PR na Assembleia Legislativa também adota o mesmo discurso.