Política Quinta-Feira, 23 de Maio de 2024, 16h:50 | Atualizado:

Quinta-Feira, 23 de Maio de 2024, 16h:50 | Atualizado:

BOLSONARISMO

MPF denuncia ex-assessor de deputado de MT por destruição no DF

Zé do Renascer pode pegar 20 anos de prisão

LEONARDO HEITOR
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

josecarlosrenascer.jpg

 

O Ministério Público Federal (MPF) ofereceu denúncia contra o ex-presidente do bairro Jardim Renascer, em Cuiabá, José Carlos da Silva, conhecido como Zé do Renascer. Ele, que também é ex-assessor do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), é acusado de ter participado dos atos golpistas cometidos por bolsonaristas no dia 8 de janeiro de 2023, na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF).

José Carlos da Silva já havia sido preso em outubro de 2023, pela Polícia Federal, no âmbito da 19ª fase da Operação Lesa Pátria, que apura os atos antidemocráticos de 8 de janeiro em Brasília. Ele voltou a ser detido no final de dezembropor conta de sua participação na depredação dos prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF).

Nas redes sociais, José postou fotos e vídeos mostrando sua participação nos atos em defesa do bolsonarismo. Zé do Renascer trabalhava no gabinete do deputado estadual Gilberto Cattani , mas foi exonerado do cargo em outubro após sua prisão e a enorme repercussão negativa do caso.

Ele também já tentou ser vereador em Cuiabá, disputando vagas na Câmara Municipal em 2016 e 2020, sendo derrotado em ambas as disputas. Segundo a denúncia, José Carlos da Silva teria cometido os crimes de associação criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima e de deterioração de patrimônio tombado.

O MPF apontou que um grupo expressivo de pessoas, desde o começo do processo eleitoral em 2022, articulou um movimento pelas redes sociais de insurgência contra o sistema eleitoral, contra a representatividade dos membros do Congresso Nacional e contra a autoridade do Supremo Tribunal Federal. O movimento tinha por objetivo arregimentar, organizar e insuflar a população, visando à prática de atos violentos e antidemocráticos, caso o resultado das umas não correspondesse ao desejado por eles.

A vitória do atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), deu força ao movimento antidemocrático, atiçando a convocação, por meio de redes sociais, de um levante contra o Estado de Direito e o governo eleito. Os grupos iniciaram ações de fechamento de rodovias por todo o país e de instalação de acampamentos às portas de unidades militares, como, por exemplo, em Brasília, em procedimentos coordenados e articulados.

Atos violentos ocorreram no dia 12 de dezembro de 2022, quando da diplomação do candidato eleito à Presidência da República. Na ocasião, registraram-se queima de veículos, incêndios e tentativa de invasão e destruição da sede da Polícia Federal em Brasília. A escalada da violência atingiu o auge em 8 de janeiro de 2023, quando o grupo invadiu o Senado Federal, a Câmara dos Deputados, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal, depredando os prédios.

A participação de José Carlos da Silva se deu através de uma denúncia anônima, que foi confirmada pela Polícia Federal. Vídeos registrados pelo próprio líder comunitário mostram ele junto a outros manifestantes dentro das dependências do Congresso Nacional durante a invasão do edifício. Na gravação, José Carlos da Silva brada palavras de ordem, afirmando que "a vitória é nossa em nome de Jesus". Foi destacado o fato de que o ex-servidor permaneceu foragido por mais de um mês, após a decretação de sua prisão preventiva.

O líder comunitário pode ser condenado até 20 anos de prisão. “O Ministério Público Federal denuncia o Sr. José Carlos da Silva pela prática dos crimes de associação criminosa armada (art. 288, parágrafo único, do CP), tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito (art. 359-L c/c art. 14, ü, do CP), golpe de Estado (art. 359-M do CP), dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima (art. 163, parágrafo único, I, ni e IV, do CP), e deterioração de patrimônio tombado (art. 62, I, da Lei n. 9.605/1998), observadas as regras de concurso de pessoas (art. 29, caput, do CP) e concurso material (art. 69, caput, do CP)”, diz o pedido, assinado pelo procurador-Geral da República, Paulo Gonet Branco.





Postar um novo comentário





Comentários (13)

  • Costa

    Sexta-Feira, 24 de Maio de 2024, 07h56
  • Faça arminha, ore (Deus acima de tudo), invoque os ETs, o malafaia (intencionalmente com inicial minúscula). Há outra possibilidade: peça para o BOZOMINTO devolver o PIX que você fez para ele aplicar e rir da sua cara, terraplanista retardado. Você vai precisar para pagar os honorários da defesa, oligofrênico.
    3
    0



  • jj filho

    Sexta-Feira, 24 de Maio de 2024, 07h55
  • SE REALMENTE ELE DEPEDROU O CONGRESSO, MERECE CADEIA E SE ELE SÓ ADENTROU E FILMOU TEM QUE PAGAR PQ?
    1
    1



  • Jorge

    Sexta-Feira, 24 de Maio de 2024, 06h18
  • Outro pobre de pensamento e burro. Foi induzido a errar, tinha como rejeitar. Pede ajuda para ele para ver se vão te ajudar.
    2
    0



  • Cacildis

    Quinta-Feira, 23 de Maio de 2024, 21h04
  • Pede PIX pro bozo pra pagar advogado
    9
    1



  • edwillian

    Quinta-Feira, 23 de Maio de 2024, 19h52
  • Nossa país virou o país da justiça ideológica! Um assassino, um traficante, um estuprador ou qualquer outra raça infame tem seus direitos e garantias atendidos! Por outro lado, qualquer cidadão que ousar se opor ao regime atual é preso e sentenciado sem nenhum direto previsto na constituição. Vale tudo em favor da dita "defesa da democracia"...rsrs Que democracia é essa onde o povo não tem voz? Que democracia é essa onde as pessoas são presas e sentenciadas de forma desproporcional ao ato sem direto a se defender e quiçá ter acesso aos autos? Cadê o direito de ampla defesa e do contraditório? Cadê a audiência de custódia? Não defendo a baderna e o vandalismo! Concordo que quem realmente fez isso deve pagar pelos seus atos! Todavia, defendo que as pessoas possam ser julgadas conforme previsto na Constituição Federal vigente e que os seus direitos sejam garantidos assim como são garantidos para os verdadeiros bandidos que estão soltos nas ruas das nossas cidades praticando crimes reais e brutais todos os dias!
    4
    10



  • Lud

    Quinta-Feira, 23 de Maio de 2024, 18h48
  • Mais um otario e retardado se ferrando com a justiça por causa de um mito miliciano. ""FAZ um PIX"".
    8
    0



  • Matheus

    Quinta-Feira, 23 de Maio de 2024, 18h44
  • Espero que mofe na cadeia! Imbecil!
    8
    3



  • João Batista

    Quinta-Feira, 23 de Maio de 2024, 18h36
  • Que matéria mais absurda desse jornaleco, que tem que ter punição contra quem pratica vandalismo é justo, mais endemonizar as pessoas que cometeram esse erro é precipitado, esquecendo que o Senhor que está Presidente da República não foi inocentado dos processos que foi condenado e sim que houve anulação dos mesmos por competência de juízo e assim gerando prescrição, que significa impunidade.
    4
    6



  • tonho

    Quinta-Feira, 23 de Maio de 2024, 18h33
  • chama o Bozo agora que ele vem.
    4
    1



  • luis

    Quinta-Feira, 23 de Maio de 2024, 17h46
  • Será que as pessoas pretas NÃO sabem que os bolsonaristas brancos odeiam os " de cor " ??? Ou será que esses seres humanos não se consideram pretos? Só usados como massa de manobra. Não é possível que sejam tão burros.
    6
    0



  • Morador do Renascer

    Quinta-Feira, 23 de Maio de 2024, 17h22
  • Esse Zé do Renascer não nos representa, vadio, oportunista, tem que ser preso e mofar na cadeia esse baderneiro.
    7
    1



  • Luis massig

    Quinta-Feira, 23 de Maio de 2024, 17h10
  • Esse mane vai ter oportunidade de RENASCER no xilindró, enquanto seu ex-patrão tá rindo à toa....burrão sifu
    37
    7



  • Benedito R. A

    Quinta-Feira, 23 de Maio de 2024, 17h04
  • parabéns a justiça, nada justifica essa baderna que que virou. também e aliado do MMENTES E VMENTES ´SO OLHAR A REDE SOCIAL DELE.
    33
    10











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet