Política Quinta-Feira, 08 de Maio de 2025, 15h:40 | Atualizado:

Quinta-Feira, 08 de Maio de 2025, 15h:40 | Atualizado:

ONDA DE CRIMES

Paula lamenta novos casos de feminicídio

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

PAULA CALIL

 

A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), utilizou a tribuna, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (08), para reafirmar seu compromisso com a defesa dos direitos das mulheres. A manifestação ocorreu em meio à comoção gerada por recentes casos de feminicídio registrados em Mato Grosso.

No dia 3 de maio, uma adolescente de apenas 15 anos foi brutalmente assassinada em Guarantã do Norte (a 710 km da capital). O principal suspeito é seu próprio namorado. Em outro caso, uma jovem de 23 anos foi morta na frente dos filhos, em São José do Rio Claro (a 297 km de Cuiabá), no último domingo (04).

Em seu discurso, Paula expressou solidariedade às famílias das vítimas e fez um apelo às autoridades competentes para que conduzam as investigações com rigor, oferecendo respostas concretas à sociedade.

“Como mulher, mãe e vereadora desta Casa, manifesto minhas mais sinceras condolências às famílias das vítimas e reforço meu apelo para que a justiça seja feita. Coloco-me à disposição para combater esse mal que assola a nossa sociedade. Não podemos naturalizar o feminicídio. Precisamos denunciar, lembrar e exigir justiça por cada mulher que teve sua vida ceifada, por aquelas que não tiveram chance de se defender, deixando vazios que jamais serão preenchidos”, declarou.

Somente em 2024, 47 mulheres foram vítimas de feminicídio em Mato Grosso, sendo que 41 delas eram mães. De acordo com a Polícia Civil, esses crimes deixaram 83 crianças órfãs no Estado. 

A vereadora enfatizou que essa realidade precisa ser urgentemente enfrentada e destacou a importância da ampliação de políticas públicas voltadas à prevenção, acolhimento e combate à violência contra a mulher. Reafirmou, ainda, sua disposição em colaborar com a população e somar forças nesta luta.

“Até quando vamos conviver com isso? Até quando mulheres, mães, filhas, chefes de família serão vítimas da crueldade e do silêncio? Reitero meu apelo ao Governo do Estado e à Secretaria de Segurança Pública para que possamos atuar em conjunto nesta causa, que é de todos nós. Meu gabinete está de portas abertas para acolher, ouvir, orientar e encaminhar, com respeito, empatia e responsabilidade. Só com união conseguiremos avançar”, acrescentou Paula.

Orçamento da Mulher

Ainda nesta quinta-feira, foi aprovado em primeira votação, com 20 votos favoráveis, o projeto de lei que institui o Relatório Temático “Orçamento Mulheres”. A proposta, de autoria da vereadora Maria Avalone (PSDB), tem como objetivo fiscalizar a aplicação do orçamento público municipal voltado às políticas para mulheres.

Paula parabenizou a colega parlamentar e declarou seu apoio à iniciativa, considerada por ela como uma ferramenta estratégica fundamental para o planejamento e a gestão de políticas públicas voltadas ao público feminino. 

“Não podemos falar em desenvolvimento de uma cidade sem incluir as mulheres no centro das decisões e dos investimentos públicos. Vejo este projeto, liderado pela vereadora Maria Avalone, como um importante passo rumo à transformação que desejamos promover em prol do público feminino e da nossa cidade. Parabéns, conte comigo”, finalizou.





Postar um novo comentário





Comentários (1)

  • João bicudo

    Quinta-Feira, 08 de Maio de 2025, 17h00
  • A mão leve da justiça é o fator principal dessas tragedias. O assassino não teme a condenação pois estará livre em alguns dias. É só vai piorar
    0
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet