O forte temporal que atingiu Cuiabá nesta terça-feira (8), justamente no dia em que a cidade comemorou 306 anos, repercutiu entre os vereadores e políticos que têm como a capital de Mato Grosso seu reduto eleitoral. Parlamentares utilizaram as redes sociais para comentar os estragos e cobrar providências do poder público.
De acordo com a Prefeitura de Cuiabá, a chuva torrencial registrou 100 milímetros. Diversos pontos da cidade foram alagados, como a Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), Prainha, Fernando Corrêa, entre outras. Os córregos Oito de Abril e Barbado também transbordaram.
Michelly Alencar (UB) esteve nos bairros Pedregal e Renascer para acompanhar de perto os danos causados pela chuva. Jeferson Siqueira (PSD) denunciou suposta coação de servidores para participação forçada em mutirões de limpeza organizados pela Prefeitura.
Além disso, ele relembrou que a Unidade de Pronto Atendimento do Jardim Leblon foi inaugurada pela equipe de intervenção, sob o comando do Governo do Estado. “Passando para me solidarizar com todos os servidores públicos da rede municipal de saúde, principalmente da UPA Leblon, que mais uma vez foram submetidos ao descaso do poder público. Lembro perfeitamente quando essa obra foi inaugurada pela intervenção. Nós sabíamos que ela não estava pronta, mas infelizmente a passos largos quiseram entregar para mostrar algum tipo de resultado”, disparou.
Já Maysa Leão (Republicanos) responsabilizou gestões anteriores pelo abandono de áreas vulneráveis, apontando falta de investimentos estruturais ao longo dos anos. “Como cuiabana, como cidadã e como vereadora eu me sinto na obrigação de fazer um balanço das negligências que levaram a essa situação. Em 1º lugar esse problema de drenagem em Cuiabá é uma herança da negligência de gestões passadas; Piorada por 8 anos de uma gestão marcada pela corrupção! Cuiabá precisa com urgência absoluta debater, ajustar e aprovar na Câmara, o plano diretor”, publicou.
Presidente do Legislativo Municipal, vereadora Paula Calil (PL) esteve nesta quarta-feira (9) na UPA Leblon para ouvir os funcionários e se colocar à disposição para auxiliar no que for preciso. O vereador Daniel Monteiro (Republicanos) republicou um post antigo que trata da ausência de arborização urbana, o excesso de cimento, a ocupação desordenada e a falta de um sistema eficiente de drenagem que se agravam quando chove.
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) também se solidarizou com os cuiabanos ao postar um vídeo com o local onde funciona o Shopping Popular de forma improvisada alagado. O ex-prefeito da capital, Emanuel Pinheiro (MDB), não se manifestou. O atual gestor, Abilio Brunini (PL) publicou um desabafo pedindo para que a população mantenha a cidade limpa e se atente ao descarte irregular de lixo pelas ruas.
Aldo
Quarta-Feira, 09 de Abril de 2025, 18h28Próprio
Quarta-Feira, 09 de Abril de 2025, 17h02Lud
Quarta-Feira, 09 de Abril de 2025, 16h11Cris
Quarta-Feira, 09 de Abril de 2025, 16h11Pedrinho
Quarta-Feira, 09 de Abril de 2025, 15h31Barão
Quarta-Feira, 09 de Abril de 2025, 15h28xomano
Quarta-Feira, 09 de Abril de 2025, 15h27Argemiro Lopes
Quarta-Feira, 09 de Abril de 2025, 15h08